Décimo milénio a.C. – Wikipédia, a enciclopédia livre

Época: Paleolítico Superior
Milênio: 11.º milênio a.C.
Nono milênio a.C.

O décimo milênio a.C. abrangeu o período entre os anos 10.000 a.C. e 9.001 a.C. (c. 12.000 a 11.000 anos atrás). Marca o início da transição do Paleolítico para o Neolítico através dos períodos intermediários mesolíticos (Europa do Norte e Europa Ocidental) e epipaleolíticos (Levante e Oriente Próximo), que juntos formam a primeira parte do Holoceno, que é a época geológica atual, geralmente considerada como tendo se iniciado em c. 9700 a.C.. É impossível datar com precisão os eventos que ocorreram neste milênio; e todas as datas mencionadas aqui são estimativas baseadas principalmente em análises geológicas e antropológicas.

Micrólitos do período Mesolítico

A agricultura, baseada no cultivo de formas primitivas de milhete e arroz, ocorria no sudoeste da Ásia.[1] Foi provavelmente nesse milênio que teve início o período pré-histórico denominado neolítico, também conhecido como idade da pedra polida.

A população mundial seria provavelmente inferior a cinco milhões de pessoas, em comunidades de caçadores-colectores, em todos os continentes, excepto a Antártida; e teve início a migração às ilhas do Pacífico. A cerâmica foi desenvolvida independentemente em várias partes do mundo, com exemplos bem estudados do Japão. Iniciou-se a agricultura no Crescente Fértil, mas demoraria ainda cerca de dois milênios para se divulgar e vulgarizar. Também terminou a glaciação Wurm, permitindo a colonização das áreas do norte da Eurásia, fazendo com que todo o mundo entrasse num período de aquecimento global, que continuou até à chamada Pequena Idade do Gelo na Era Moderna.

Eventos[editar | editar código-fonte]

Velho Mundo[editar | editar código-fonte]

Américas[editar | editar código-fonte]

Australásia[editar | editar código-fonte]

Alterações climáticas[editar | editar código-fonte]

c. 10000 a.C.:

c. 9700 a.C.:

Cultura popular[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Roberts (1994)
  2. "Da caça ao cultivo da Terra: as origens da agricultura", in:Atlas de História do Mundo - op. cit., pág. 38-39.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Roberts, J. (1996): History of the World. Penguin.