Década de 1940 – Wikipédia, a enciclopédia livre

D-DayBattle of FranceThe HolocaustAuschwitz concentration campPearl HarborThe BlitzHiroshima and NagasakiManhattan ProjectSurrender of JapanWorld War IIIsraeli Declaration of IndependenceNuremberg trialsMarshall PlanENIAC
Acima da barra de título: eventos durante a Segunda Guerra Mundial (1939–1945): Da esquerda para a direita: Tropas em uma embarcação de desembarque LCVP se aproximando da Praia de Omaha no Dia D; Adolf Hitler visita Paris logo após a Batalha da França; O Holocausto ocorre quando a Alemanha nazista realiza um programa de genocídio sistemático patrocinado pelo Estado, durante o qual aproximadamente seis milhões de judeus europeus são mortos; O ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbor lança os Estados Unidos na guerra; Um observador britânico do Corpo de Observadores examina os céus de Londres durante a Batalha da Grã-Bretanha e a Blitz; A criação do Projeto Manhattan leva aos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki, o primeiro uso de armas nucleares, que matam mais de um quarto de milhão de pessoas e levam à rendição japonesa; O ministro das Relações Exteriores do Japão, Mamoru Shigemitsu, assina o Termo de Rendição em nome do governo japonês, a bordo do USS Missouri, encerrando efetivamente a guerra. Abaixo da barra de título: eventos após a Segunda Guerra Mundial: Da esquerda para a direita: A Declaração do Estado de Israel em 1948; Os julgamentos de Nuremberg são realizados após a guerra, nos quais os membros proeminentes da liderança política, militar e econômica da Alemanha nazista derrotada são processados; Após a guerra, os Estados Unidos executam o Plano Marshall, que visa reconstruir a Europa Ocidental; ENIAC, o primeiro computador eletrônico de uso geral do mundo

Conforme padronização da norma internacional para representação de data e hora da Organização Internacional de Padronização (ISO), a década de 1940, também referida como década de 40 ou ainda anos 40, compreende o período de tempo entre 1 de janeiro de 1940 e 31 de dezembro de 1949.[1][2]

SÉCULOS: Século XIXSéculo XXSéculo XXI
DÉCADAS: 18901900191019201930194019501960197019801990
ANOS: 19351936193719381939194019411942194319441945

Visão geral[editar | editar código-fonte]

Os seis primeiros anos desta década viram um dos conflitos mais mortais da história deflagrado em 1° de setembro de 1939, a Segunda Guerra Mundial. Os conflitos armados em outros locais do mundo que assolaram a década anterior como a Segunda Guerra Sino-Japonesa também chegam ao apogeu. O período também foi marcado pelo holocausto, o genocídio sistemático de cerca de 6 milhões de judeus perpetrado pelo regime nazista. O ataque realizado pelo Império do Japão em Pearl Harbor marca a entrada dos Estados Unidos no conflito global e intensifica os esforços de guerra em todo mundo. No final da guerra contra o Japão, os Estados Unidos, com o apoio do Projeto Manhattan, lançam duas bombas atômicas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki resultando em milhões de mortes civis e precipitando o fim da guerra. Na Europa, Adolf Hitler comete suicídio e Benito Mussolini é fuzilado. A Segunda Guerra Mundial é considerada o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 a mais de 70 milhões de mortes.[3] Após o fim da guerra, ocorrem os julgamentos de Nuremberg, onde foram julgados 24 criminosos de guerra aliados ao regime nazista, dos quais 13 foram condenados à morte na forca, três foram absolvidos e os demais condenados a outras penas. Teve início também a Guerra Fria, onde aumentaram as tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e a União Soviética.[4]

Nesta década, foi criado o primeiro computador, o ENIAC, assim como também o primeiro helicóptero de carga e o primeiro transístor. Foram também estabelecidos a ONU, a OTAN, o FMI e o Banco Mundial. Tem início o Plano Marshall, de recuperação econômica da Europa pós-guerra, como um dos principais objetivos de deter o avanço do comunismo pela Europa.

A moda feminina dessa década, é considerada uma das mais lindas e sensuais do século XX, visto que o cinema hollywoodiano mostrava beldades como Rita Hayworth, Ingrid Bergman, Ava Gardner, dentre outras, o que ajudou a construir essa concepção coletiva. Foi também nos anos 1940 que Marilyn Monroe surgiu nas telonas de cinemas.

O estilo de música mais popular durante a década de 1940 foi o Swing, que prevaleceu durante a Segunda Guerra Mundial. Um exemplo de música do gênero é "In the Mood" de Glenn Miller. Nos últimos períodos da década de 1940, menos Swing era proeminente e crooners como Frank Sinatra, juntamente com gêneros como o bebop eram o gênero predominante. Um exemplo de canção da época é (I Love You) For Sentimental Reasons, de Deek Watson & His Brown Dots.

Fatos marcantes[editar | editar código-fonte]

Ford Super Deluxe Coupé, de 1941.
  1. A Alemanha invade a Dinamarca, Noruega, Bélgica, Holanda, Luxemburgo[5] e a França, entre 1940 e 1941. A Alemanha perde a Batalha da Grã-Bretanha.
  2. A Alemanha ataca a União Soviética em 22 de junho de 1941. Os Estados Unidos entram na Segunda Guerra Mundial após o ataque a Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941. O Japão, Alemanha e a Itália perdem as batalhas de Estalingrado, a Primeira de El Alamein, Segunda de El Alamein e de Midway. As forças aliadas invadem as praias de Normandia, na França em 6 de junho de 1944, dia que recebe o nome de Dia D. Acontece a Conferência de Ialta em fevereiro de 1945, em que os chefes de Estado dos Estados Unidos (Franklin D. Roosevelt), da União Soviética (Josef Stalin) e o primeiro-ministro do Reino Unido (Winston Churchill) discutem sobre a reorganização da Europa após a Guerra. A Alemanha rende-se em 7 de maio de 1945.
  3. Criada a Carta das Nações Unidas em 26 de junho de 1945 e efetivamente em 24 de Outubro de 1945.
  4. Os Bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki em 6 de agosto e 9 de agosto de 1945 levam a rendição do Japão em 15 de agosto.
  5. A Segunda Guerra Mundial termina oficialmente em 2 de setembro de 1945.
  6. Criação do Estado de Israel em 14 de maio de 1948.
  7. Criada a Organização do Tratado do Atlântico Norte em 4 de abril de 1949.

Líderes mundiais[editar | editar código-fonte]

Cronologia[editar | editar código-fonte]

1941[editar | editar código-fonte]

O presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt assina a declaração de guerra contra o Japão em resposta aos ataques a base de Pearl Harbor.

1942[editar | editar código-fonte]

1943[editar | editar código-fonte]

Carmen Miranda no filme Entre a Loura e a Morena (1943), de Busby Berkeley.

1944[editar | editar código-fonte]

1945[editar | editar código-fonte]

Foto após o lançamento da bomba atômica em Nagasaki.
Jornal do exército americano anunciando a morte de Adolf Hitler.
  • No dia 27 de janeiro, soldados soviéticos entram no campo de concentração de Auschwitz, cidade industrial da Polônia, e libertam os cinco mil prisioneiros, a maioria judeus.
  • Em 27 de março, 237 bonecas, devidamente vestidas pelos maiores nomes da moda parisiense, são apresentadas no Museu de Artes Decorativas, em Paris. O espetáculo reafirmava a existência da beleza da alta-costura francesa.
  • Morre, no dia 12 de abril, o presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt. O vice Harry Truman assume a presidência.
  • Benito Mussolini, é assassinado por membros da Resistência italiana em 28 de abril.
  • Adolf Hitler, o dirigente máximo da Alemanha, suicida-se no dia 30 de abril.
  • No dia 7 de maio, a Alemanha rende-se incondicionalmente.
  • Em 26 de junho, representantes de 50 países assinam a Carta das Nações Unidas, formalizando a criação de um órgão internacional para garantir a paz mundial e incentivar a cooperação entre os países-membros.
  • Em junho e julho acontecem os ataques suicidas (Kamikazes) no Oceano Pacifico, perto da ilha de Okinawa, com a tentativa dos japoneses de afundar as embarcações dos navios americanos.
ENIAC, o primeiro computador digital eletrônico produzido em grande escala (Foto pertencente ao exército dos Estados Unidos).

1946[editar | editar código-fonte]

  • No dia 14 de fevereiro, a IBM lança uma avançada máquina de calcular, chamada de Eniac (Computador e Integrador Numérico Eletrônico)
  • É promulgada, em 10 de setembro, a nova Constituição brasileira, substituindo a autoritária Carta de 1937, imposta por Getúlio Vargas para instituir o regime do Estado Novo
Rita Hayworth no filme Gilda (1946).

1947[editar | editar código-fonte]

1948[editar | editar código-fonte]

1949[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «A década acaba daqui a dois meses ou só no final de 2020?». Glamour 
  2. «2019 ou 2020: quanto termina realmente esta década?». BBC 
  3. Sommerville, Donald (14 de dezembro de 2008). The Complete Illustrated History of World War Two: An Authoritative Account of the Deadliest Conflict in Human History with Analysis of Decisive Encounters and Landmark Engagements. [S.l.]: Lorenz Books. p. 5. ISBN 0754818985 
  4. Portal Camara dos Deputados/Brasil/Panorama Político/Década de 40
  5. «German Occupation of Luxembourg in World War II» (em inglês). Consultado em 28 de Janeiro de 2017