Cultura indígena – Wikipédia, a enciclopédia livre

Boneca carajá: um exemplo de expressão cultural indígena.

Cultura indígena é a cultura dos povos indígenas.

América[editar | editar código-fonte]

Há milênios, o continente americano é habitado por povos indígenas. Entre eles, podemos citar os tupis-guaranis, maias, astecas e incas. Cada povo desenvolveu uma cultura específica, com seu próprio jeito de falar, pensar, trabalhar e lidar com a natureza. Embora existam diferenças culturais entre as sociedades indígenas, todas desenvolveram práticas agrícolas e criações de animais. Além disso, produziram expressões artísticas de grande beleza.

Brasil[editar | editar código-fonte]

Segundo o censo de 2010, havia, no país, cerca de 896 mil pessoas que se declaravam indígenas. Elas vivem em cidades, áreas rurais e em terras indígenas.[1] Essa população apresenta grande diversidade cultural, sendo composta por cerca de 350 povos que falam aproximadamente 274 línguas diferentes.

Literatura[editar | editar código-fonte]

A literatura ameríndia, também conhecida como literatura indígena, compreende a produção literária dos povos ameríndios no período pré-colonial e posterior, em línguas indígenas ou em línguas estrangeiras - principalmente, mas não exclusivamente, em línguas europeias, como o castelhano, o português e o inglês. No período anterior à colonização, sua expressão se deu de forma predominantemente oral.[2]

A literatura elaborada pelos povos indígenas da América foi frequentemente abordada pela antropologia e pelo ponto de vista do folclore, enquanto que sua dimensão estética subestimada, raramente estudada em associação com a teoria literária.[3]

Filosofia[editar | editar código-fonte]

A filosofia indígena americana é a filosofia do povo indígena das Américas. Um filósofo indígena é uma pessoa indígena ou associado que pratica filosofia e tem um vasto conhecimento de várias histórias, culturas, idiomas e tradições indígenas. Muitas tradições diferentes da filosofia existem nas Américas desde os tempos pré-colombianos até o presente em diferentes regiões, principalmente entre as civilizações da Mesoamérica e dos Andes.

Referências

  1. Cotrim, Gilberto; Rodrigues, Jaime (2015). Historiar. São Paulo: Saraiva. 16 páginas 
  2. Thiél 2012, p. 32.
  3. Lacerda 2016, p. 13.