Cultura da Inglaterra – Wikipédia, a enciclopédia livre

A Cultura da Inglaterra refere-se às normas culturais da Inglaterra e dos povos ingleses. Por causa da posição dominante do Reino Unido quanto a população, a cultura inglesa é muitas vezes difícil de diferenciar-se da cultura do Reino Unido no conjunto. Contudo, há algumas práticas culturais que se associam especificamente com a Inglaterra.

A cultura da Inglaterra reúne por exemplo fatos históricos como a conquista anglo-saxã da Grã-Bretanha celta; a derrota do Rei Haroldo Godwinson na batalha de Hastings, em 1066, durante a conquista normanda; a Peste Negra que atingiu a Inglaterra em 1349 e matou possivelmente um terço da população; a Guerra das Rosas, que deu a vitória a Henrique VII Tudor na Batalha de Bosworth Field, em 1485; e os conflitos religiosos e a guerra civil. Ela inclui também costumes atuais e referências a costumes do passado, como a venda de esposas e o chá das cinco.

A língua inglesa é falada no mundo inteiro e possui uma tradição com grandes artistas, entre escritores, poetas e dramaturgos – de Shakespeare e Dickens a premiados escritores contemporâneos – que contribuíram em grande parte para a riqueza da língua inglesa.

Várias regiões e cidades têm associações com grandes artistas, escritores e músicos ingleses, tais como Stratford-upon-Avon (William Shakespeare), Lake District (William Wordsworth), Stroke-on-Trent (Arnold Bennett), Haworth (as irmãs Bronte), Dorset (Thomas Hardy) e Cotswolds (Laurie Lee); Essex e Suffolk (John Constable) e Salford (L.S. Lowry); e Worcestershire (Edward Elgar), Aldeburgh (Banjamin Britten), Liverpool e Abbey Road (The Beatles).

A Inglaterra é um pólo mundial do rock. Bandas inglesas tais como The Beatles, Pink Floyd, Led Zeppelin, Queen, The Rolling Stones, Iron Maiden, The Who, Black Sabbath e Oasis são estrelas internacionais, com uma grande quantidade de fãs no mundo todo. Entretanto, há também uma impressionante rede de orquestras e companhias de óperas, além de vários conjuntos de jazz e de improvisação, de música asiática, africana e caribenha, dentre outros.

Feriados nacionais[editar | editar código-fonte]

Data Nome em português Nome local Observações
23 de Abril Dia da Inglaterra Saint George's Day Dia de São Jorge.
01 de Janeiro Ano Novo New Year Celebração de ano novo.
14 de Fevereiro Dia dos Namorados Valentine's day Dia dos Namorados.
18 de Março Dia das Mães Mother's Day/Mom's Day Dia das mães.
29 de Março Sexta-feira Santa Good Friday Sexta-feira santa
31 de Março Dia dos Pais Father´s Day Dia dos pais.
01 de Abril Páscoa Easter Day Dia da Páscoa.
25 de Dezembro Natal The Christmas Day Natal.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cultura da Inglaterra

 Inglaterra