Cultura da Espanha – Wikipédia, a enciclopédia livre

A cultura espanhola é uma cultura europeia, tendo recebido diversas influências. Tem suas origens nas culturas ibérica, celta, celtibera, latina, visigótica, católica romana, e islâmica.A história, os relevos montanhosos e os mares que a cercam, contribuíram significativamente para formação de sua cultura atual. Existe um patrimônio cultural comum a todos os espanhóis, em suas regiões, há diversas manifestações culturais ligados a sua geografia. Estas manifestações refletiram diretamente em todos os campos culturais da Espanha: arte, tradições, literatura, língua e dialetos, música, gastronomia, entre outros.[1]

A definição de uma cultura nacional espanhola tem sido caracterizada pela tensão entre o Estado centralizado, dominado nos últimos séculos por Castela, e muitas regiões e povos minoritários. Além disso, a história da nação e de seu ambiente mediterrânico e atlântico desempenhou papéis fortes na formação de sua cultura. Depois da Itália, a Espanha tem o segundo maior número de sítios classificados como Patrimônio Mundial pela UNESCO no mundo, com um total de 40.[2]

Esportes[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Esporte na Espanha

A Vuelta a España[3] é o principal evento esportivo do país, que junto ao Giro d’Italia e o Tour de France, é uma das três Grandes Voltas, do ciclismo mundial. A Vuelta teve sua primeira edição em 1935.

Os esportes da Espanha são dominados, principalmente, pelo ciclismo, o futebol (desde o século XX), o basquete, o ténis, o andebol, e pelos esportes de motor, principalmente o motociclismo. A partir dos Jogos Olímpicos de 1992, disputados na cidade de Barcelona, o país entrou na elite mundial em diversos esportes. Tem como um do maiores ídolos no esporte, Alberto Contador, da equipe Nur-Sultan Pro Cycling Team. Contador é vencedor do Tour de France 2007 e 2009, além do Giro d'Italia 2008 e Vuelta a España também em 2008, entre outras vitórias em voltas. É considerado o melhor ciclista da atualidade, e um dos grandes nomes do esporte de todos os tempos. No futebol, sua primeira conquista de uma copa do mundo de futebol, deu-se em 2010, onde venceu a Holanda na final e conquistou a copa do mundo de futebol de 2010.

Culinária[editar | editar código-fonte]

A Espanha e sua culinária, traz pratos refinados e requintados, como Paella, Gazpacho, Puchero, entre outros.

Touros[editar | editar código-fonte]

Na Espanha se conserva a tradição de realizar diversos espetáculos taurinos, tais como os encierros e as ‘‘corridas de toros’‘, que fazem parte da identidade de numerosas festas populares. As ‘‘plazas de toros’‘ com maior transcendência na temporada taurina são a de ‘‘Las Ventas’‘ em Madrid, a Plaza Monumental em Pamplona, a Plaza de la Maestranza em Sevilha e a Plaza de Valência.

Meios de comunicação[editar | editar código-fonte]

A televisão é o principal meio de comunicação audio-visual do país, com seis emissoras nacionais, a emitir em sinal analógico, e várias regionais. As principais emissoras são a La 1, La 2, Antena 3, Cuatro, Telecinco e La Sexta.

A imprensa está concentrada principalmente em dois consórcios jornalísticos cujos principais jornais de circulação nacional são El País e El Mundo, além do ABC, La Razón e La Vanguardia. Na imprensa esportiva destacam os jornais Marca e As.

Feriados[editar | editar código-fonte]

Feriados
1 de Janeiro Ano Novo Año Nuevo -
6 de Janeiro Epifania Epifanía Festa dos Reis Magos
19 de Março São José San José Exceto em Andaluzia, Baleares, Canárias, Catalunha e La Rioja
festa móvel Quinta-Feira Santa Jueves Santo Exceto na Catalunha e Valência
festa móvel Sexta-Feira Santa Viernes Santo -
1 de Maio Dia do Trabalho Día del Trabajo -
25 de Julho Apóstolo Santiago Santiago Apóstol Exceto em Andaluzia, Catalunha, Ceuta, Melilha e Navarra.
15 de Agosto Assunção Asunción -
12 de Outubro Dia da Hispanidade
Festa da Virgem do Pilar
Día de la Hispanidad
Virgen del Pilar
Festa Nacional e Dia das Forças Armadas
1 de Novembro Dia de Todos-os-Santos Día de Todos los Santos -
6 de Dezembro Dia da Constituição Día de la Constitución -
8 de Dezembro Imaculada Conceição Inmaculada Concepción -
25 de Dezembro Natal Navidad -

Galeria[editar | editar código-fonte]

Tópicos sobre a cultura da Espanha[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Espanha: A pátria das touradas». Consultado em 28 de fevereiro de 2011 
  2. «World Heritage List». UNESCO. Consultado em 13 de agosto de 2008 
  3. «Os preparativos para a candidatura às Olimpíadas de 2016 estão melhorando as instalações esportivas». Consultado em 28 de fevereiro de 2011 

Bibliografiaa[editar | editar código-fonte]

Pedro Porcel Torrens (2002). Clásicos en Jauja. La historia del tebeo valenciano. Edicions de Ponent. [S.l.]: Alicante 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Espanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.