Cultura da Alemanha – Wikipédia, a enciclopédia livre

Johann Wolfgang von Goethe foi um dos mais importantes poetas alemães

As contribuições da Alemanha para o património cultural mundial são incontáveis, o que leva alguns autores a acreditar no "Génio Alemão", celebrado no romantismo, uma das fases da história da arte onde a Alemanha teve uma proeminência invejável. País conhecido por muitos como das Land der Dichter und Denker (a terra dos poetas e dos pensadores), a Alemanha foi o berço de vultos importantíssimos na história da arte, como se pode verificar nas várias seções deste artigo.

A língua alemã e os seus dialetos foram, outrora, a lingua franca da Europa central, oriental e setentrional. Hoje, a língua alemã é uma das línguas que desperta mais interesse por parte dos estudantes de línguas, em todo o mundo. Muitas figuras históricas, ainda que não sendo alemãs, no sentido moderno da palavra "alemão", estiveram imersas na cultura germânica, como é o caso de Wolfgang Amadeus Mozart, Franz Kafka.

Desporto[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Desporto da Alemanha
Estádio Olímpico de Berlim, após reforma.

A Federação Alemã de Esportes Olímpicos (DOSB) conta com 27 milhões de membros. Segundo dados dessa organização, um terço da população do país realiza práticas desportivas em clubes ou em alguma das 127.000 instalações de carácter desportivo que existem no território.[1]

A participação alemã nos Jogos Olímpicos é de destaque desde que se realiza esse evento. Na edição de 2004 em Atenas, a Alemanha terminou em sexto na classificação.[2] O país organizou os Jogos Olímpicos de Verão em 1936 e em 1972 como Alemanha Ocidental. Já nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, terminou em primeiro no quadro de medalhas.[3]

A Federação Alemã de Futebol conta com mais de 26.000 clubes, totalizando cerca de 6 milhões de membros, o que a faz ter maior número de associados do que qualquer outra federação esportiva do mundo.[1] O Futebol é um desporto de grande sucesso na Alemanha e a Seleção nacional de Futebol alemã conseguiu quatro títulos mundiais (em 1954, 1974,1990 e 2014). O país também foi sede das Copas do Mundo de 1974 e 2006.

Artes[editar | editar código-fonte]

Artes plásticas[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Pintura da Alemanha
"Kreuzigung Christi" (Português: "Crucificação de Cristo") de Lucas Cranach, o Velho

Albrecht Dürer e Lucas Cranach, o Velho, estavam entre os maiores artistas do Renascimento. Max Ernst, no surrealismo; Franz Marc, na arte conceptual; Joseph Beuys, Wolf Vostell, Bazon Brock, no neo-expressionismo Georg Baselitz. Com o advento do nazismo, muitos intelectuais fugiram da Alemanha, devido às suas convicções políticas ou por serem de descendência judia. Os efeitos desta fuga ainda se faz sentir hoje na Alemanha.

Música[editar | editar código-fonte]

Nos anos 70, a música alemã não tinha muito prestígio internacional, pois no topo das paradas musicais só havia canções estrangeiras. Tudo isso mudou mesmo em 1984, quando o Euro Musica estourou na Alemanha, grandes bandas de sucesso são: Modern Talking, com o seu primeiro sucesso que alcançou número um em vários países "You're my heart, you're my soul", Sandra Cretu com seu enorme sucesso "Maria Magdalena", C.C. Catch, com seu êxito mundial "I can lose my heart tonight", quase todos com uma coisa em comum: a maioria dos hits eram produzidos por Dieter Bohlen e eram cantados em inglês.

Nos anos 90, houve a queda de algumas bandas citadas acima: Nos Modern Talking ambos os membros brigaram, C.C. Catch entrou em depressão e Sandra Cretu continuou com sucesso até 1993, quando caiu em uma fase ruim, com menos sucesso. Muitas bandas foram criadas, mas com estilos diferentes como Blue System (criação de Dieter Bohlen depois dos Modern Talking) e Thomas Anders (ex-vocalista dos Modern Talking)

Em 1998, houve novamente um estouro mundial, mas não com bandas novas e sim com as pioneiras da Euro disco/Euro dance, Modern Talking retorna, C.C. Catch sai de uma longa depressão e volta a cantar, Bad Boys Blue lança um álbum com sucessos antigos remisturados.

Atualmente, Moderno Talking não está mais junto, C.C. Catch anda promovendo inúmeras turnês, Bad Boys Blue lança novo álbum, Sandra Cretu aparece em inúmeros canais de televisão e faz inúmeros shows pela Europa.

Nasceram na Alemanha compositores como Johann Sebastian Bach, Johann Christian Bach, Carl Philipp Emanuel Bach, Georg Friedrich Händel, Carl Maria von Weber, Wilhelm Furtwängler são absolutamente paradigmáticos.

A música na Alemanha atualmente é muito marcada pelas influências do rock, gothic metal, heavy metal, power metal e thrash metal e das melodias de ópera. Algumas bandas de destaque são o Tokio Hotel, Scorpions, Alphaville, Dschinghis Khan, Böhse Onkelz, Boney M., Rammstein, Die Ärzte, Die Toten Hosen, Lacrimosa, Accept, Kreator, Destruction, Grave Digger, Sodom, Gamma Ray, Running Wild, Blind Guardian, Avantasia, Helloween, Edguy, Megaherz, Oomph!, In Extremo, Warlock, U.D.O, Tankard, Axel Rudi Pell e Cinema Bizarre.

A única banda alemã que está ranking de "Maiores shows do mundo" é o Tokio Hotel em 10º lugar com um público de 500 mil pessoas em Paris, França.[4]

Muitos alemães ainda reservam o símbolo cultural de sua música, como a Volksmusik (música popular alemã) e a música erudita alemã, popularmente chamada de música clássica e que mantém um grande aprecio pelos alemães, motivados pelo fato de a grande maioria dos músicos eruditos mais famosos serem alemães, tais como: Johann Sebastian Bach, Johann Christian Bach, Carl Maria von Weber, Felix Mendelssohn, Ludwig van Beethoven, Richard Wagner, Georg Friedrich Händel, Johannes Brahms, Carl Orff, Richard Strauss, Robert Alexander Schumann, Jacques Offenbach, etc. ou serem de cultura e língua alemã como Wolfgang Amadeus Mozart, Franz Joseph Haydn, Alban Berg, Anton Bruckner, Gustav Mahler, Franz Liszt, Arnold Schönberg, Dietrich Buxtehude, Franz Peter Schubert, etc.

Literatura[editar | editar código-fonte]

Poesia[editar | editar código-fonte]

Goethe, Schiller e Heine são alguns dos mais importantes poetas alemães. O movimento Sturm und Drang é característico do romantismo alemão na literatura.

Filosofia[editar | editar código-fonte]

Filósofos, como: Kant, Hegel, Marx, Nietzsche, Schopenhauer, Heidegger estão entre não só os mais importantes filósofos alemães, como são de destaque também em todo o mundo.

Teologia[editar | editar código-fonte]

Pode-se citar Lutero e o Joseph Ratzinger.

Kardinal Joseph Ratzinger.

Outros escritores[editar | editar código-fonte]

Entre os romancistas, encontram-se Thomas Mann, Heinrich Mann, Klaus Mann, Hermann Hesse e Günter Grass.

Dramaturgos, como Gerhart Hauptmann, Georg Büchner, Frank Wedekind e, posteriormente, Ernst Toller, Peter Weiss e Bertolt Brecht também possuem grande destaque.

Os diários de Victor Klemperer e de Anne Frank dão uma visão do horror do período nazista.

Também é relevante a obra dos jornalistas Kai Hermann e Horst Hieck, que, num julgamento sobre um traficante de heroína em Berlim, em 1978, ficaram fascinados com o depoimento da garota de 15 anos Christiane Vera Felschinov (conhecida mundialmente por Christiane F.), e que deu origem ao livro de sucesso mundial Wir Kinder Vom Bahnhoff Zoo, lançado no Brasil com o título de Eu, Christiane F., drogada e prostituída, que virou um filme com o mesmo nome. O livro e o filme inspirou uma geração inteira, e fez até vários jovens largarem a heroína.[carece de fontes?]

Feriados[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Feriados na Alemanha
Data Nome em português Nome local Observações
1º de janeiro Ano Novo Neujahr Início do novo ano civil
6 de janeiro Epifania Dreikönig
Março ou abril Sexta-feira santa Karfreitag
Março ou abril Páscoa Ostern
1º de maio Dia do Trabalhador Tag der Arbeit
Maio ou junho Ascensão de Cristo/D. dos Pais Christi Himmelfahrt / Vatertag 40 dias após a páscoa
Maio ou junho Pentecostes Pfingsten
Maio ou junho Corpus Christi Fronleichnam
3 de outubro Dia da Unidade Alemã Tag der Deutschen Einheit
31 de outubro Festa da Reforma Reformationstag
1º de novembro Dia de Todos-os-Santos Allerheiligen
25 de dezembro Natal 1. Weihnachtstag 1° dia de Natal
26 de dezembro Natal 2. Weihnachtstag 2° dia de Natal

Nem todos os feriados alemães são celebrados em todos os estados federados. Por exemplo, na Baviera não se celebra a Festa da Reforma pois a maioria da população é católica. Em estados com maioria luterana, como Hamburgo, não se comemora o Dia de Todos-os-Santos.

Referências

  1. a b Germany Info: Culture & Life: Sports Arquivado em 30 de abril de 2011, no Wayback Machine. Embaixada Alemã em Washington, D.C. Publicado em 28-12-2006.
  2. Quadro de Medalhas de Atenas 2004 Comitê Olímpico Internacional. Acessado em 28-12-2006.
  3. Quadro de Medalhas de Turim 2006 Comitê Olímpico Internacional. Acessado em 28-12-2006.
  4. [1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cultura da Alemanha