Cristiano de Hesse-Darmestádio – Wikipédia, a enciclopédia livre

Cristiano
Conde de Hesse-Darmestádio

Cristiano
Nascimento 25 de novembro de 1763
  Bouxwiller, França
Morte 17 de abril de 1830 (66 anos)
  Darmestádio, Alemanha
Pai Luís IX, Conde de Hesse-Darmestádio
Mãe Carolina do Palatinado-Zweibrücken
Religião Luteranismo

Cristiano de Hesse-Darmestádio (25 de novembro de 1763 - 17 de abril de 1830) foi um nobre alemão da casa de Hesse-Darmestádio e um general holandês. Foi também um maçom proeminente, chegando à posição de grão-mestre.

Família[editar | editar código-fonte]

Cristiano era o filho mais novo de Luís IX, Conde de Hesse-Darmestádio e da condessa Carolina do Palatinado-Zweibrücken. Entre os seus irmãos estavam o primeiro grão-duque de Hesse-Darmestádio, Luís I, a condessa Frederica Luísa de Hesse-Darmestádio, mãe do rei Frederico Guilherme III da Prússia, a condessa Amália de Hesse-Darmestádio, mãe da czarina Isabel Alexeievna da Rússia e a condessa Guilhermina Luísa de Hesse-Darmestádio, primeira esposa do czar Paulo I da Rússia. Os seus avós paternos eram o conde Luís VIII de Hesse-Darmestádio e a condessa Carlota de Hanau-Lichtenberg. Os seus avós maternos eram o conde Cristiano III do palatinado Zweibrücken e a condessa Carolina de Nassau-Saarbrücken.[1]

Vida[editar | editar código-fonte]

Cristiano estudou em Estrasburgo e depois seguiu uma carreira militar nos Países Baixos. Na posição de tenente-general lutou pelo príncipe Guilherme V de Orange contra as tropas franceses de 1793 a 1794 e ficou gravemente ferido no cerco de Menen em abril de 1794. Depois de os holandeses serem derrotados em 1795, foi exilado em Inglaterra e mais tarde continuou a lutar contra os exércitos franceses e austríacos. A partir de 1799 passou a viver em Darmestádio e está enterrado no Alten Friedhof nessa cidade.

Referências

  1. C. Arnold McNaughton, The Book of Kings: A Royal Genealogy, in 3 volumes (London, U.K.: Garnstone Press, 1973), volume 1, page 414.