Crepúsculo – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Crepúsculo (desambiguação).
Crepúsculo no Rio Guaíba, em Porto Alegre.

Crepúsculo (do termo latino crepuscŭlum) ou lusco-fusco são os instantes em que o céu próximo ao horizonte no poente ou nascente toma uma cor gradiente, entre o azul do dia e o escuro da noite. Normalmente, acontecem no instante em que o Sol, "ao nascer" ou "se pôr", encontra-se escondido porém próximo à linha do horizonte, iluminando as camadas superiores da atmosfera.[1] Em alguns casos, como em regiões montanhosas, o crepúsculo pode ocorrer antes do pôr do sol ou depois do nascer do astro. No crespúsculo, os navegadores conferem sua posição estimada, comparando a abertura esperada em graus com a observada do horizonte ao astro.

Tipos de crepúsculo[editar | editar código-fonte]

Existem dois critérios, distintos embora frequentemente usados, para definir a duração bem como o tipo de crepúsculo:

  • Critério 1:
    • Crepúsculo civil:
      • Vespertino: desde o pôr do Sol até que a sua altura (o centro do disco solar) seja -6º (6 graus abaixo da linha do horizonte).
      • Matutino: desde que o Sol atinge uma altura de -6º até este aparecer na linha do horizonte.

Com o Sol a -6º, conseguem ver-se, com certa facilidade, as estrelas de primeira magnitude e os planetas que possam estar sobre o horizonte. Tipicamente, é o intervalo habitual em que, com o Sol abaixo da linha do horizonte, as cidades ainda não necessitam de iluminação artificial.

  • Crepúsculo náutico:
    • Vespertino: desde o pôr do Sol até que a sua altura (o centro do disco solar) seja -12º (12 graus abaixo da linha do horizonte).
    • Matutino: desde que o Sol atinge uma altura de -12º até este aparecer na linha do horizonte.

Com o Sol a -12º, conseguem ver-se, com certa facilidade, as estrelas náuticas de primeira e segunda magnitude e consegue-se reconhecer com facilidade as principais constelações. A importância dos astros para os marinheiros remonta ao passado quando ainda eram usados para determinar a posição de uma embarcação, medindo a altura das estrelas com um sextante. Quando o Sol está 12º abaixo do linha do horizonte, este é o limite aproximado de luz que permite ver a linha de horizonte marítimo.

Crepúsculo em Brasília.
  • Crepúsculo astronômico:
    • Vespertino: desde o pôr do Sol até que a sua altura (o centro do disco solar) seja -18º (18 graus abaixo da linha do horizonte)..
    • Matutino: desde que o Sol atinge uma altura de -18º até este aparecer na linha do horizonte.

Com o centro do disco solar 18º abaixo da linha do horizonte, podem ser observadas, à vista desarmada, as estrelas de sexta magnitude. Assume-se esta altura, ainda inferior aos demais crepúsculos (-18º), de forma a garantir que a luz do Sol não interfira com as observações astronômicas.

  • Critério 2:

Neste caso, o crepúsculo civil existe quando o Sol se encontra entre o horizonte e os -6º. No crepúsculo náutico o Sol encontra-se entre os -6º e os -12º. E finalmente no crepúsculo astronómico, a altura do Sol varia entre os -12º e os -18º.

No critério 1, o crepúsculo astronómico abarca os outros dois, e o crepúsculo náutico abarca o civil. No critério 2, os três crepúsculos têm intervalos de tempo separados Existe bibliografia, fundamentalmente astronómica, que usa um ou outro critério.

A duração do crepúsculo, qualquer que seja usada, depende do dia do ano e da latitude do observador. Para um observador situado no equador, a duração é quase mínima durante todo o ano. Se o observador se encontrar em qualquer um dos polos terrestres, o cálculo da duração deverá ter em conta que o dia, bem como a noite, duram seis meses aproximadamente. Para latitudes intermédias, um valor típico de duração do crepúsculo civil ronda os trinta minutos.

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Crepúsculo

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 497.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.