Creme chantili – Wikipédia, a enciclopédia livre

Café com chantili

O chantili ou chantilly[1] (do francês chantilly) é um creme feito de creme de leite (nata) fresco, fortemente emulsionado, açucarado, podendo ter também um leve aroma de baunilha. Serve para ser recheio e cobertura de bolos, colocado em cafés, etc.

Antigamente, na época colonial, existia na França uma espécie de creme originado pelo leite (atualmente o creme de leite). Esse alimento era considerado "nobre" naquela época, mas seu preço não era um dos melhores, então François Vatel[2] chef do Castelo de Chantilly, na França de Luís XIV, não se sabe se o inventou por intenção ou acaso, mas é certo que o leite daquela região era mais gordo, o que teria facilitado a descoberta, pois é necessário o mínimo de 35% de gordura para se obter o chantili. O mesmo criou um produto de origem vegetal semelhante a esse, mas sua composição permitiu a criação de um produto mais barato, mais resistente ao calor, que não solta soro, não amarela, que possuí uma vida útil muito maior e um ótimo sabor. No início havia certo preconceito ao creme vegetal decorrente do fato das pessoas confundirem este tipo de creme com o glacê produzido com banha ou posteriormente com gordura vegetal, não se colocava leite.

Referências

  1. S.A., Priberam Informática,. «Significado / definição de chantili no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa». www.priberam.pt. Consultado em 26 de janeiro de 2016 
  2. «História do Chantilly». empratado.com.br. Consultado em 9 de outubro de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.