Crônica de Nuremberg – Wikipédia, a enciclopédia livre

Xilogravura, colorida à mão, da Crônica de Nuremberg, representação de Deus criando o mundo.
Representação gráfica medieval de um ser humano andrógino tirada do livro Crônica de Nuremberg que foi publicado 1493 sob o título de Nürnberger Chronik mas que também largamente chamado de Schedelsche Weltchronik, dada a autoria de Hartmann Schedel).

A Crônicas de Nuremberg é um famoso incunábulo publicado pela primeira vez em latim, em 12 de julho de 1493, com edições traduzidas para o alemão a partir de 23 de dezembro deste mesmo ano. Trata-se de uma enciclopédia ilustrada composta de relatos da história mundial, bem como de relatos contados através da paráfrase de passagens bíblicas. Os assuntos incluem a história humana em relação à Bíblia, criaturas mitológicas ilustradas e as histórias de importantes cidades cristãs e seculares da Idade Média.

Trata-se do maior livro ilustrado de sua época, com cerca de 1 600 xilogravuras.[1]

Seu autor é Hartmann Schedel, um dos pioneiros da cartografia impressa. Georg Alt (ou Georgium Alten em latim) traduziu a Crônica para o alemão. Albrecht Dürer trabalhou na condição de aprendiz durante a feitura das ilustrações.

A obra aborda a história do mundo, dividindo-a em sete momentos. Restam 1 250 exemplares da Crônica, sendo esta certamente um dos livros mais difundidos de seu tempo.

Os estudiosos de latim referem-se a ele como "Liber Chronicarum" (Livro de Crônicas), pois essa frase aparece na introdução do índice em sua versão em latim. Os falantes do inglês referem-se ao livro como "Crônicas de Nuremberg" em homenagem a cidade em que foi publicada. Porém, os falantes do alemão referem-se a ele como "Die Schedelshe Weltchronik" (História Mundial de Schedel) em homenagem a seu autor.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Biblioteca Mário de Andrade». Consultado em 25 de dezembro de 2008. Arquivado do original em 29 de fevereiro de 2008 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Crônica de Nuremberg
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.