Cotai – Wikipédia, a enciclopédia livre

Cotai / 路氹城
Zonta do Aterro de COTAI
Réplica da Torre Eiffel em Cotai.
Réplica da Torre Eiffel em Cotai.
Réplica da Torre Eiffel em Cotai.
Localização
Localização de Cotai em Macau
Localização de Cotai em Macau
Localização de Cotai em Macau
País China
Macau
Freguesia Não atribuída
Concelho das Ilhas (até 1999)
Características geográficas
Área total 5,8 km²
População total (2016) ~300 hab.
Altitude 5 m
0

Cotai, com o seu nome oficial de "Zona do Aterro de COTAI", é um istmo pertencente à Região Administrativa Especial de Macau (RAEM). O nome "Cotai" é formado pela sílaba Co (Coloane) e pela sílaba tai (deTaipa).

Em 1968, inaugurou-se o istmo de Cotai (ou istmo de Taipa-Coloane) e, sobre ele, edificou-se a "Estrada do Istmo" que fazia ligação entre as ilhas de Taipa e Coloane. Ao longo da década de 90, este istmo foi alargado graças a uma série de obras de aterro. Administrativamente, ainda não foi atribuído a qualquer freguesia.

Após a transferência de Macau para a China (1999), começaram grandes aterros para expandir este pequeno istmo. A "Estrada do Istmo" também foi remodelada e expandida. No final destes aterros, Cotai passou a ter aproximadamente uma área de 5.2 km². Em 2003/2004, começaram a construção de hotéis, "resorts" de luxo e grandes casinos neste istmo. O governo da RAEM queria tornar o istmo de Cotai num segundo "strip" de Las Vegas. Queria tornar o istmo num centro de entretimento, de jogos e de hotéis de luxo. Construíram também instalações desportivas neste istmo para a realização dos "Jogos da Ásia Oriental" (2005) e para proporcionar lugares para os habitantes de Macau praticarem desporto.

A Ponte Flor de Lótus faz ligação entre Cotai e a ilha chinesa de Hengqin.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Macau é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.