Cores pan-eslavas – Wikipédia, a enciclopédia livre

Bandeira Pan-Eslava aprovada na convenção Pan-Eslava de Praga em 1848.

As cores Pan-Eslavasvermelho, azul e branco — são as cores usadas nas bandeiras de alguns povos Eslavos e estados em que a maioria dos habitantes possui ascendência Eslava. Originalmente era a bandeira do Império Russo virada de cima para baixo. As três cores Russas foram adoptadas no decurso do movimento Pan-Eslavo na Europa no Século XIX. A Polónia, bem como a Boémia no entanto, já possuíam uma bandeira branca e vermelha antes do movimento, com influências anteriores à criação da bandeira russa. Outros territórios eslavos, como a Ucrânia, Macedônia do Norte e a Bulgária, têm bandeiras sem relação com as cores pan-eslavas.

A Bandeira da Rússia tricolor foi inspirado na Bandeira dos Países Baixos.[1]

O pesquisador búlgaro Ivan Stoichev[2] acredita que a popularidade da Rússia com sua bandeira tricolor também influenciou na escolha do arranjo das cores da bandeira Búlgara. As bandeiras das repúblicas populares de Luhansk e Donetsk não reconhecidas foram criadas durante os comícios pró-Rússia, inicialmente seguindo o padrão e semelhança do tricolor russo com uma águia de duas cabeças no centro, enquanto mudava a cor da banda superior.[3] Mais tarde, a águia foi retirada nas bandeiras do LPR e do DPR.

Bandeiras modernas com as cores Pan-Eslavas[editar | editar código-fonte]

Países[editar | editar código-fonte]

Províncias autónomas, entidades[editar | editar código-fonte]

Outras bandeiras Eslavas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Gabriella Elgenius (2007). Thomas Hylland Eriksen, ed. Flag, Nation and Symbolism in Europe and America. Richard Jenkins. [S.l.]: Routledge. p. 27. ISBN 978-1-134-06696-4. Consultado em 30 de novembro de 2015 
  2. Стойчев Ив. За първообраза на българското знаме според чл.23 от конституцията С. 1941
  3. Bandeira da República de Luhansk