Cordilheira do Atlas – Wikipédia, a enciclopédia livre

Cordilheira do Atlas
Geografia
Países
Coordenadas
Ponto culminante
Altitude
4 165 m
Comprimento
2 550 km
Largura
300 km
Geologia
Continente
Tipo
Idade
Mapa
Foto de satélite com a localização da cordilheira do Atlas, cortesia NASA

A cordilheira do Atlas é uma cadeia de montanhas no noroeste da África que se estende por 2 400 km através de Marrocos, Argélia e Tunísia. A montanha mais alta é o Jbel Toubkal, com 4 167 m, localizado no sul de Marrocos. As montanhas do Atlas separam as terras costeiras do mar Mediterrâneo e do oceano Atlântico do deserto do Saara. A população dessas montanhas é constituída principalmente por berberes, no Marrocos.

Como a América do Norte, a Europa e a África formavam um supercontinente há milhões de anos, acredita-se que a cordilheira do Atlas tenham se formado como parte de orogênese Allegheniana. Essas montanhas formaram-se quando a África e a América colidiram, e foram uma cordilheira muito mais alta do que o Himalaia de hoje. Atualmente, os resquícios desta cadeia podem ser vistos na Fall line, no leste dos Estados Unidos. Algumas remanescências ainda podem ser encontradas nos Apalaches, formados mais tarde, na América do Norte. As montanhas da Sierra Nevada, na Espanha, também foram formadas nessa colisão continental.

A cordilheira se divide em vários grupos:

Em Marrocos:

Na Argélia:

Na Tunísia:

Há ainda o Atlas do Tell (monte Lalla-Khadîdja, 2 308 m), que se estende junto à costa do Mediterrâneo desde Marrocos até à Tunísia, e o Atlas saariano, que se estende desde o sudeste de Marrocos ao longo do centro-sul da Argélia.

Mapa mostrando a localização da Cordilheira do Atlas no norte da África.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cordilheira do Atlas


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.