Coração de Estudante – Wikipédia, a enciclopédia livre

Coração de Estudante
Coração de Estudante
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero
Duração 50 minutos
Criador(es) Emanuel Jacobina
Elenco
País de origem Brasil
Idioma original português
Episódios 185
Produção
Diretor(es) Rogério Gomes
Ricardo Waddington
Roteirista(s) Duca Rachid
Bosco Brasil
Cristianne Fridman
Júlio Fischer
Max Mallmann
Nelson Nadotti
Tema de abertura "Maria Solidária", Beto Guedes
Composto por Fernando Brant
Milton Nascimento
Exibição
Emissora original TV Globo
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 25 de fevereiro – 27 de setembro de 2002

Coração de Estudante é uma telenovela brasileira produzida pela TV Globo e exibida de 25 de fevereiro a 27 de setembro de 2002, em 185 capítulos. Substituiu A Padroeira e foi substituída por Sabor da Paixão, sendo a 60ª "novela das seis" produzida pela emissora.

Escrita por Emanuel Jacobina, com colaboração de Duca Rachid, Bosco Brasil, Cristianne Fridman, Júlio Fischer, Max Mallmann e Nelson Nadotti, teve a supervisão de texto de Carlos Lombardi (que também escreveu alguns capítulos durante o afastamento do autor). A direção foi de Alexandre Avancini, Cláudio Boeckel e Fabrício Mamberti, com direção geral de Rogério Gomes e direção de núcleo de Ricardo Waddington.

Conta com as participações de Helena Ranaldi, Fábio Assunção, Marcello Antony, Carolina Kasting, Bruno Garcia, Vladimir Brichta, Cláudio Marzo e Adriana Esteves.[1]

Enredo[editar | editar código-fonte]

A história se passa em Nova Aliança, interior de Minas Gerais, para onde se muda o professor de biologia Eduardo (Fábio Assunção) e seu filho Lipe (Pedro Malta), visando lecionar na Universidade Estadual de Nova Aliança e se aproximar de sua namorada, Amelinha (Adriana Esteves), a ardilosa filha do poderoso fazendeiro João Mourão (Cláudio Marzo). No entanto, o romance chega ao fim quando Edu se apaixona pela professora de direito Clara (Helena Ranaldi) e se une a ela na luta contra os desmandos do futuro sogro, que pretende construir uma hidroelétrica em uma área florestal preservada nos limites da universidade. Após armar diversas situações para tentar separar o casal, Amelinha engravida inesperadamente de Nélio (Vladimir Brichta) – o atrapalhado peão de sua fazenda que é apaixonado por ela – e mente que o filho é de Edu. O relacionamento fica mais estremecido quando chega à cidade o novo promotor público Pedro (Bruno Garcia), que se apaixona por Clara e vive uma cômica relação de amor e ódio pelo temperamento forte de ambos.

Paralelamente, o professor luta pela guarda de Lipe contra a ex-mulher, Mariana (Carolina Kasting), que arruinou seu casamento e fez a criança sofrer por seu alcoolismo. Aparentemente recuperada, ela chega de São Paulo atrás do filho e consegue a guarda dele com a ajuda de seu novo namorado, Leandro (Marcello Antony), um professor mau-caráter e chefe de Edu na universidade, que passa a maltratar o pequeno. Em dado momento da história, João Mourão muda sua conduta ao descobrir que sua grande rival Clara é sua filha, fruto de um caso com Lígia (Jussara Freire), que foi embora da cidade 30 anos antes sem nunca lhe contar a verdade. Ainda há Esmeralda (Ângela Vieira), namorada de João Mourão e que rompe o relacionamento quando descobre seus planos da hidrelétrica, sendo cobrada por ele pelo dinheiro emprestado anos antes para que ela abrisse um bar universitário por puro ressentimento.

A trama também segue o cotidiano dos universitários da república Três Corações, onde moram Baú (Cláudio Heinrich), Carlos (Rodrigo Prado), Bruna (Michelle Birkheuer), Cardosinho (Betito Tavares) e Rosana (Alinne Moraes), que teve um filho na adolescência e larga o bebê aos cuidados dos outros. Os calouros Rafaela (Júlia Feldens) e Fábio (Paulo Vilhena) chegam ao local e logo se apaixonam, porém ele se torna alvo da obsessão de Rosana, enquanto ela também passa a ser disputada por Carlos e Mateus (Caio Blat), o arrogante filho de Esmeralda, que trabalha no bar da mãe, não admite ser rejeitado e nem imagina que Bruna gosta dele. Já Baú deixa de ser mulherengo ao conhecer Pati (Marília Passos), mas também é tentado pela venenosa Lolô (Fernanda de Freitas), filha do prefeito Lineu (Paulo Figueiredo).

Elenco[editar | editar código-fonte]

Intérprete Personagem
Fábio Assunção Eduardo Feitosa (Edu)
Adriana Esteves Amélia Mourão (Amelinha)
Helena Ranaldi Clara Gouveia
Marcello Antony Leandro Junqueira
Carolina Kasting Mariana Mendes
Bruno Garcia Pedro Guerra
Cláudio Marzo João Alfredo Mourão
Ângela Vieira Esmeralda Camargo
Vladimir Brichta Nélio Garcia
Paulo Vilhena Fábio Vaz
Júlia Feldens Rafaela Tavares (Rafa)
Caio Blat Mateus Camargo
Alinne Moraes Rosana Santos
Rodrigo Prado Carlos Domingues (Boa Pinta)
Cláudio Heinrich Gustavo Gama (Baú)
Marcos Caruso Raul Gouveia
Jussara Freire Lígia Gouveia
Marly Bueno Zuleide Andrade (Zuzu)
Paulo Figueiredo Lineu Inácio Cordeiro
Alexandra Richter Rita Cordeiro
Fernanda de Freitas Maria Heloísa Cordeiro (Lolô)
Marília Passos Patrícia Gouveia (Pati)
Michelle Birkheuer Bruna Braga
Betito Tavares Josué Cardoso (Cardosinho)
Leonardo Villar Ronaldo Rosa
Sônia Guedes Madalena Rosa
Mário César Camargo Beraldo Diaz
Dill Costa Raimunda Diaz
Ana Carbatti Eneida
Juliana Martins Ana
Hugo Gross Alceu
Ricardo Petraglia Dr. Armando
Xando Graça Delegado Isolino Furtado
Ana Paula Botelho Beatriz
Cacá Bueno Horácio
Fausto Maule Buddy Holliday
Cléa Simões Naná
Aline Borges Dolores
Pedro Malta Felipe Mendes Feitosa (Lipe)
Jana Palma Luciana
Jéssica Marina Sofia Mourão
Nathalia França Carolina Rosa (Carol)
Miguel Rômulo André Andrade Guerra
Dorgival Júnior Rodrigo Andrade Guerra
Ramon Francisco Zé Diaz
Kailany Guimarães Vitinho (Vitor)

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Intérprete Personagem
Marcos Palmeira Júlio Rosa
Heitor Martinez Cláudio
Roger Gobeth Zeca Estrela
Amandha Lee Laura
Rosane Gofman Rosa
Paulo Gorgulho Caio
Malu Valle Eliane Tavares
Plínio Soares Antônio Tavares
Ítalo Rossi Juiz Bonifácio
Esther Jablonski Guilhermina
Zulma Mercadante Mercedes Mourão de Castro
Orã Figueiredo Mário Mourão de Castro
Alexandre Zacchia Motorista
Roberta Gualda Aline
Bia Nunnes Drª Selma
Tião D'Ávila Sílvio
Adalberto Nunes Miguel
Cláudia Lira Matilde
Erom Cordeiro Roger
Gilberto Marmorosch Dono da Pensão Fernetto
Jaime Leibovitch advogado de João Mourão
Lucas Margutti Estudante
Luciana Rigueira Vanderlea
Luiz Felipe Badin Osvaldo
Bruno Gradim Maurício
Tadeu di Pietro Empresário
Rosaly Papadopol Nancy Vaz
Marcelo Escorel Joaquim Mendes
Marcos França Oficial do fórum
Brunno Abrahão Dudu (amigo de Lipe)
Maria Cristina Gatti Andreia (assistente social)
Marilu Bueno Madame Nicete
Mauro José Padre Saulo
Monique Lafond médica de Amelinha
Murilo Elbas oficial de justiça
Nica Bonfim enfermeira de João Mourão
Nildo Parente Dr. Carrasco
Roberto Frota Empresário
Rodrigo Edelstein Estudante
Giovane Corrêa estudante da república

Produção[editar | editar código-fonte]

Tiradentes, Minas Gerais, onde o início da novela foi gravado.

Originalmente A Padroeira seria substituída por Dança da Vida, trama de Maria Adelaide Amaral que seria focada na relação conturbada de um senador corrupto e de seu filho bastardo e rebelde, porém após a morte do senador, que deixa sua herança para seu filho, este entra em conflito com sua madrasta, uma mulher ambiciosa e de origem humilde, que se casou com o senador apenas para ser rica, porém teme em ficar pobre novamente. Depois de muitas conversas e contratações, a novela parecia pronta para o início da produção. Porém, por uma determinação da Justiça, foi proibida de ir ao ar por causa dos temas políticos. Por ser ano eleitoral, a trama foi cancelada. A emissora, não podendo esperar por uma outra decisão da Justiça já que o horário vinha ameaçado pelo baixo desempenho de A Padroeira, convocou às pressas Emanuel Jacobina, um dos criadores e roteiristas da Malhação, para escrever a história substituta, Coração de Estudante. Maria Adelaide Amaral foi realocada para a produção da minissérie A Casa das Sete Mulheres para o ano seguinte.[2] A parte externa da novela foi gravada em Tiradentes, interior de Minas Gerais, a qual foi utilizada como cenário para a cidade fictícia de Nova Aliança e inspiração para a confecção da cidade cenográfica.[3] Já as cenas rurais foram gravadas na Fazenda São Fernando, em Vassouras, no Rio de Janeiro, locação da fictícia Fazenda

O campus da UFRRJ em Seropédica, Rio de Janeiro, um dos cenários da trama.

A cenógrafa May Martins e o produtor de arte Luiz Pereira fizeram uma viagem de dois meses entre as cidades históricas de Ouro Preto, São João Del Rei e Tiradentes, pesquisando e levantando elementos e informações para a caracterização do cotidiano mineiro, além da concepção do interior das casas, da universidade e de parte da cidade cenográfica.[3] O campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro foi usado como cenário da Universidade Estadual de Nova Aliança, universidade fictícia onde se passa parte da novela.[3] Após alguns problemas de estabilizar-se com o público, Carlos Lombardi foi convidado para atuar como supervisor de texto, auxiliando o autor na trama.

Escolha do elenco[editar | editar código-fonte]

Boa parte do elenco que faria parte de Dança da Vida foi reaproveitado em Coração de Estudante, como Adriana Esteves, Fábio Assunção, Júlia Feldens, Vladimir Brichta e Paulo Vilhena. Gabriela Duarte foi convidada para interpretar Mariana, porém a atriz preferiu aceitar o convite para Esperança.[3] Letícia Spiller foi convidada na sequência, mas acabou sendo reservada antes para a protagonista de Sabor da Paixão, sua sucessora, e o papel ficou para Carolina Kasting.[3]

A partir de 28 de maio de 2002, a trama ganhou reforço com a entrada de Bruno Garcia. Segundo o autor Emanuel Jacobina, a inclusão do personagem foi sugestão de Carlos Lombardi.[4]

Incidentes[editar | editar código-fonte]

Em 9 de setembro de 2002, Helena Ranaldi fraturou o nariz durante uma cena de briga com Fábio Assunção e Bruno Garcia, e precisou ficar dez dias afastada da novela, o qual foi explicado como uma viagem da personagem.[5]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Nacional[editar | editar código-fonte]

Coração de Estudante Nacional
Coração de Estudante
Trilha sonora de Vários artistas
Lançamento 2002
Duração 56:03
Formato(s) CD
Gravadora(s) Som Livre
Lista de faixas
N.º TítuloMúsicaPersonagem tema Duração
1. "Maria Solidária"  Beto GuedesAbertura 3:43
2. "Bola de Meia, Bola de Gude"  14 BisLipe e Edu 3:25
3. "Confesso"  Ana CarolinaAmelinha 3:31
4. "Paisagem da Janela"  Lô BorgesRafaela 3:16
5. "Quando o Amor Era Medo"  FrejatEdu 3:42
6. "Änïmä" (Instrumental)Milton NascimentoClara 3:20
7. "Eu Me Acerto"  Zélia DuncanClara e Edu 3:47
8. "Menti Pra Você, Mas Foi Sem Querer"  Pato FuBoa Pinta 3:45
9. "Acaso"  Ivan LinsClara e Edu 3:45
10. "É Amanhã"  ElétrikaRafaela e Carlos / Rafaela e Fábio 3:20
11. "Acontecência"  Cláudio NucciGeral 3:24
12. "Mas, Quem Diria"  Paula MangaNélio 3:15
13. "Eu Não Acredito Em Você"  VinnyFábio 3:31
14. "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band"  Cássia EllerRepública dos estudantes 3:38
15. "Angelus"  Leonardo Bretas e Milton NascimentoLipe 3:27
16. "Saudade"  OrionGeral 3:31

Internacional[editar | editar código-fonte]

Coração de Estudante Internacional
Coração de Estudante
Trilha sonora de Vários intérpretes
Lançamento 2002
Duração 54:30
Formato(s) CD
Gravadora(s) Som Livre
Lista de faixas
N.º TítuloMúsicaPersonagem tema Duração
1. "Don't Let Me Get Me"  PinkCarlos 3:43
2. "Wherever You Will Go"  The CallingEdu e Clara 3:25
3. "Never Tear Us Apart"  Joe CockerPedro e Clara 3:31
4. "Easy 2 Luv"  DJ Memê Vs. Double YouPedro 3:16
5. "Cruisin'"  Mr. JamRosana 3:42
6. "One Day In Your Life"  AnastaciaAmelinha 3:20
7. "Dancing In The Moonlight"  ToploaderMariana e Leandro 3:47
8. "Walk Alone"  The UglysLeandro 3:45
9. "Friends & Family"  Trik TurnerEsmeralda 3:45
10. "She"  JiveJonesBruna 3:20
11. "She's An Angel"  Sun CoastBaú e Patty 3:24
12. "Handy Man"  James TaylorEsmeralda e Nélio 3:15
13. "Aubrey"  BreadEdu 3:31
14. "Agua Y Sal"  RosarioRafaela 3:38
15. "Someone Like You"  LayanRafaela e Mateus 3:27
16. "Objection"  Michael LorfEsmeralda e Nélio 3:31

Audiência[editar | editar código-fonte]

Exibição original

O primeiro capítulo da trama teve média de 30 pontos.[6] Marcou recorde de audiência no antepenúltimo capítulo, que foi ao ar em 25 de setembro de 2002. Nesse dia a trama alcançou 42 pontos de média, a maior audiência da novela. Seu último capítulo teve média de 40 pontos, com picos de 44 e 61% de participação.[7] Teve média geral de 30 pontos.[8]

Reprise

A reprise estreou com 17 pontos e o último capítulo alcançou 28 pontos e 75% de participação, superando as inéditas Malhação, Desejo Proibido e Beleza Pura.[9]

Exibição[editar | editar código-fonte]

Foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo entre 19 de novembro de 2007 e 4 de abril de 2008, em 100 capítulos, substituindo Da Cor do Pecado e antecedendo Cabocla. De acordo com o Ministério da Justiça, obteve classificação "10 anos", podendo ser exibida em qualquer horário, a qualquer hora do dia.[10]

Em Portugal, além da exibição em 2003 na SIC, foi exibida pela Globo Portugal de 12 de Julho de 2021 á 11 de Fevereiro de 2022 , substituindo a novela Aquele Beijo e sendo substituída por Sete Vidas na faixa das 18h50. [11]

Foi reexibida na íntegra pelo Viva de 7 de novembro de 2022 a 9 de junho de 2023, substituindo O Beijo do Vampiro e sendo substituída por Corpo Dourado às 12h45, com reprise às 1h15 e maratona aos domingos às 9h20.[12]

Outras mídias[editar | editar código-fonte]

Foi disponibilizada na íntegra no Globoplay em 03 de julho de 2023.[13]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado
2002 Prêmio Magníficos SP Melhor Ator Mirim Pedro Malta Venceu
Prêmio Extra de Televisão Venceu
Melhores do Ano Melhor Ator Revelação Vladimir Brichta Venceu
Melhor Ator Mirim Pedro Malta Venceu
2003 Prêmio Contigo! de TV[14] Melhor Novela Emanuel Jacobina Indicado
Melhor Autor Indicado
Melhor Atriz Adriana Esteves Indicado
Melhor Ator Fábio Assunção Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante Ângela Vieira Indicado
Melhor Ator Coadjuvante Vladimir Brichta Venceu
Melhor Ator Cômico Venceu
Melhor Ator Infantil Pedro Malta Venceu
Melhor Diretor Ricardo Waddington e Rogério Gomes Indicado
Melhor Par Romântico Helena Ranaldi e Fábio Assunção Indicado
Melhor Cenário de Novela Indicado
Prêmio Austregésilo de Ataíde Destaque do Ano Pedro Malta Venceu

Referências

  1. a b «Coração de Estudante». Teledramaturgia.com.br. Consultado em 21 de outubro de 2016. Cópia arquivada em 10 de março de 2016 
  2. Keila Jimenez (31 de outubro de 2001). «Globo estica 'A Padroeira' por um mês». Observatório da Imprensa. Consultado em 30 de julho de 2013. Arquivado do original em 3 de dezembro de 2017 
  3. a b c d e «Coração de Estudante». Teledramaturgia. Consultado em 30 de julho de 2013. Arquivado do original em 25 de janeiro de 2014 
  4. «Coração de estudante ganha novo personagem». Folha de Londrina. 28 de maio de 2002. Consultado em 8 de março de 2020 
  5. «Helena Ranaldi quebra o nariz em gravação». Diário do Grande ABC. 10 de setembro de 2002. Consultado em 2 de setembro de 2021 
  6. «Coração de Estudante: Novo folhetim das seis estreia com compromisso de superar crise de audiência do horário». Isto É. 4 de março de 2002. Consultado em 10 de março de 2015 
  7. «Coração de Estudante termina com 40 pontos no ibope». Babado IG. 27 de setembro de 2002. Consultado em 10 de março de 2015 
  8. Ricardo Feltrin (18 de setembro de 2008). «Ibope de novelas desaba na Globo; veja a queda». Consultado em 11 de junho de 2010. Coração de Estudante -30 
  9. «Confira a audiencia das emissoras no final de semana». Notícias da tv brasileira. 5 de maio de 2008. Consultado em 10 de março de 2015 
  10. «Classificação indicativa». Ministério da Justiça. Consultado em 22 de dezembro de 2014 
  11. «Globo vai exibir novela com Fábio Assunção e Helena Ranaldi». Holofote. 3 de julho de 2021. Consultado em 27 de novembro de 2021 
  12. colunista, GABRIEL VAQUER (2 de novembro de 2021). «Viva vai reprisar Coração de Estudante em 2022». Notícias da TV. Consultado em 2 de novembro de 2021 
  13. «Lançamentos de julho no Globoplay». Globo Imprensa. 30 de junho de 2023. Consultado em 30 de junho de 2023 
  14. «Confira todos os vencedores do Prêmio Contigo!». Babado. 20 de maio de 2003. Consultado em 2 de outubro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]