Copa do Mundo FIFA de 1958 – Wikipédia, a enciclopédia livre

Copa do Mundo de 1958
Världsmästerskapet i Fotboll Sverige 1958 (em sueco)
Suécia 1958

Cartaz promocional da Copa do Mundo Fifa de 1958
Dados
Participantes 16
Organização FIFA
Anfitrião Suécia
Período 829 de junho
Gol(o)s 126
Partidas 35
Média 3,6 gol(o)s por partida
Campeão Brasil (1º título)
Vice-campeão Suécia
3.º colocado França
4.º colocado Alemanha Ocidental
Melhor marcador França Just Fontaine – 13 gols
Melhor ataque (fase inicial) França – 11 gols
Melhor defesa (fase inicial) Brasil – nenhum gol
Maior goleada
(diferença)
Tchecoslováquia 6–1 Argentina
OlympiastadionHelsingborg
15 de junho, Grupo 1
Público 919 580
Média 26 273,7 pessoas por partida
Premiações
Melhor jogador
Brasil Didi
Melhor jogador jovem Brasil Pelé
◄◄ Suíça 1954 1962 Chile ►►

A Copa do Mundo FIFA de 1958 foi a sexta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 10 de junho até 29 de junho de 1958. O evento foi sediado na Suécia, tendo partidas realizadas nas cidades de Borås, Eskilstuna, Estocolmo, Gotemburgo, Halmstad, Helsingborg, Malmö, Norrköping, Örebro, Sandviken, Solna, Uddevalla e Västerås. Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 12 delas europeias (Suécia, Alemanha Ocidental, Áustria, França, Tchecoslováquia, Hungria, União Soviética, Iugoslávia, Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales) e 4 americanas (Brasil, Argentina, Paraguai e México).

Eliminatórias[editar | editar código-fonte]

Participantes da Copa do Mundo de 1958

As seleções da Irlanda do Norte, País de Gales e União Soviética faziam sua primeira participação na competição. A Copa desse ano contava com equipes razoavelmente favoritas. A Alemanha Ocidental vinha para a copa com uma seleção quase igual àquela campeã em 1954, porém quatro anos mais velha. A Hungria, que havia brilhado na Copa passada, perdeu grande parte de seus jogadores devido à Revolução Húngara de 1956, vindo com uma equipe mais fraca. A União Soviética era cotada como uma das favoritas pelo fato de ter vencido as Olimpíadas de 1956. No início do ano, a Inglaterra, que tinha uma equipe forte, sofreu uma grande perda com o desastre aéreo de Munique. O marcador mais marcante na Copa foi o jogador francês Just Fontaine, que apenas nessa edição, marcou 13 gols, tornando-se o maior goleador de uma única edição em todas as Copas.

Esta Copa do Mundo viu a inscrição e classificação da União Soviética pela primeira vez, e a classificação de todas as nações constituintes do Reino Unido: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, com os norte-irlandeses ainda conseguindo a façanha de eliminar a Itália, bicampeã em 1934 e 1938, pela primeira vez na história da competição.

Além das Eliminatórias européias, o País de Gales, que terminou em segundo atrás da Tchecoslováquia, jogou uma repescagem contra Israel depois que os israelenses venceram seu grupo sem precisar jogar devido às desistências de Turquia, Indonésia e Sudão. A FIFA determinou que nenhuma equipe se classificaria para a Copa sem jogar pelo menos uma partida pois muitos times se classificaram em Copas anteriores só por causa da desistência de outros. Gales venceu a repescagem e se classificou.

Na América do Sul, a surpresa foi a eliminação do Uruguai, bicampeão em 1930 e 1950 e semifinalista em 1954, que foi eliminado pelo Paraguai, após sofrer uma goleada em Assunção por 5–0, com três gols de Amarilla.

Em 8 de fevereiro de 1958, Lennart Hyland e Sven Jerring apresentaram os resultados do sorteio onde as equipes classificadas foram divididas em quatro grupos.

A competição[editar | editar código-fonte]

Formato[editar | editar código-fonte]

Quatro grupos de quatro equipes, mas desta vez todos enfrentavam todos pelo menos uma vez, e se houvesse empate em número de pontos para o terceiro colocado, teria um jogo desempate do qual o vencedor seguiria adiante. Se o desempate ficasse empatado, então a regra do saldo de gols dos jogos do grupo seria utilizada para determinar o classificado. Se ainda assim persistisse a igualdade, haveria sorteio. Se os dois primeiros colocados da chave terminassem empatados, o saldo de gols seria utilizado para definir o primeiro e o segundo. Este regulamento não havia sido concluído até o início da competição e continuou sendo debatido no meio do certame.

Favoritos[editar | editar código-fonte]

Tomando por base o torneio anterior disputado na Suíça em 1954, a campeã Alemanha Ocidental era favorita, mas perdera 7 jogos amistosos em 10 disputados. Embora tivesse renovado a equipe com os novatos Uwe Seeler e Karl-Heinz Schnellinger, a equipe base era praticamente a mesma que havia derrotado a Hungria na final de Berna, contando com seu capitão Fritz Walter, na época com 38 anos, e em fim de carreira.

A Hungria vinha forte desde que fora derrotada na final de 1954, mas a Revolução Húngara, ocorrida em 1956, onde os tanques soviéticos dominaram Budapeste, fizeram com que seus principais jogadores (Ferenc Puskas, Sándor Kocsis e Zoltán Czibor) fugissem do país, e se refugiassem em clubes da Espanha. Com isso, a Hungria iria para a Suécia com uma equipe que perdera seu brilho, e contava com uma mistura de remanescentes de 1954, como Gyula Grosics, László Budai e József Bozsik e novatos não-testados em competições internacionais, como Máté Fenyvesi, Károly Sándor, Ferenc Szojka e Lajos Tichy.

A União Soviética era uma das grandes favoritas, visto que, em 1956 ganhara a medalha de ouro no Torneio de Futebol, nos Jogos Olímpicos de Melbourne, e contara com toda a base que ganhara àquele torneio. Por sediar o torneio, a Suécia era grande favorita, e contava com atletas experientes, que jogavam na Série A italiana, como Nils Liedholm, Agne Simonsson, Gunnar Gren e Kurt Hamrin.

A Inglaterra tinha um bom time, mas veio enfraquecido, pois, seis meses antes do torneio, perdera Duncan Edwards, Tommy Taylor, e Roger Byrne, num desastre de avião em Munique. Os jogadores eram do Manchester United, equipe tricampeã inglesa, e que era a base da seleção nacional. Com isso, tiveram que refazer os planos para o Mundial, convocando jogadores que jogaram em 1950, como o veterano Tom Finney.

Em entrevista ao jornal O Globo em 24 de março de 1958, o técnico Otto Glória deixou suas impressões: "Assisti as exibições de quase todos os selecionados. Muitos estão em condições de chegar às finais. Além do Brasil e da Argentina, aponto como os melhores os húngaros e ingleses, sem esquecer a Irlanda do Norte, que possui um futebol objetivo, e, sobretudo, desconhecido. Os russos não chegarão às semifinais.".[1]Osvaldo Brandão, que antecedeu Vicente Feola no comando do Brasil, expressou otimismo: "Acredito que o Brasil poderá conquistar a Taça do Mundo. Feola tem competência e tempo para realizar melhor trabalho. Tive apenas oito dias para orientar o scratch. Completo, sem medo de errar, afirmo que Feola pode e deve organizar uma seleção, vários furos, superior à minha. A fase de bons jogadores que atravessamos superará as dificuldades". Brandão demonstrou preocupação com a ausência de Júlio Botelho, "ele é soberano na posição" e afirmou torcer para que a Argentina também pudesse contar com Antonio Angelillo, Humberto Maschio e Omar Sívori que "fortaleceria o bloco sul-americano" sendo possível até mesmo uma final entre os dois vizinhos.[2]

Faltando um mês para a competição, em 18 de maio de 1958, as bolsas de apostas inglesas colocavam a União Soviética com boa vantagem como favorita na proporção de 3.5. O Brasil era o segundo favorito pagando 6.0 e a Argentina em terceiro lugar com 7. [3]

Transmissão e cobertura[editar | editar código-fonte]

Depois do sucesso de transmitir a Copa anterior de 1954, esse torneio também foi televisionado. O que possibilitou a transmissão da copa foi o lançamento do satélite Sputnik III pelos soviéticos, que aconteceu em maio de 1958. A transmissão televisiva do torneio foi para os países europeus. No total, 11 países europeus aderiram ao consórcio liderado pela Sveriges Radio, estatal de Rádio e TV, que detinha os direitos de transmissão.

Para os países não-europeus, ficava a opção de adquirir os kinescópios dos jogos, filmados em 16 mm (ainda não havia surgido o videoteipe, e os kinescópios eram o melhor meio de gravar conteúdo filmado na época). O consórcio providenciava aos interessados os kinescópios de cada partida a preço de custo, acrescido de apenas 1% de margem de lucro, para custear o trabalho das equipes de filmagem para registro dos jogos. No Brasil, a extinta TV Tupi adquiriu os kinescópios, que, anos mais tarde, puderam ser transformados em videoteipe.

Para a cobertura do Mundial, 2000 jornalistas se credenciaram para cobrir o evento. Dos credenciados, 200 eram jornalistas alemães.

Seleção Brasileira de Futebol de 1958

Primeira Fase[editar | editar código-fonte]

No Grupo 1 a Alemanha Ocidental ficou em primeiro lugar. A Irlanda do Norte surpreendeu o mundo ao ficar com a segunda vaga após derrotar a Tchecoslováquia no jogo desempate. A Tchecoslováquia aplicou na Argentina uma super goleada por 6 a 1 e os jogadores foram recebidos em Buenos Aires com uma chuva de pedras e moedas.

No Grupo 2 o destaque foi a França. Com craques como Fontaine e Kopa o time goleou o Paraguai por 7 a 3 e venceu a Escócia por 2 a 1. Com um saldo tão bom a derrota para a Iugoslávia na segunda rodada não fez diferença. Os iugoslavos ficaram com a segunda vaga.

No Grupo 3 a Suécia, dona da casa, passeou. Gales ficou em segundo. Assim esta foi a única copa até hoje em que as quatro seleções britânicas participaram juntas (Escócia, Irlanda do Norte, País de Gales e Inglaterra), só a Inglaterra e a Escócia não se classificaram para as Quartas.

No Grupo 4 Brasil, Inglaterra, Áustria e URSS decidiriam 2 vagas. O Brasil estreou bem com 3 a 0 na Áustria. Após o empate em 0 a 0 contra o time da Inglaterra (o 1º da historia das copas), houve rumores de que os jogadores se reuniram com o treinador, Vicente Feola, e pediram a entrada de Mané Garrincha e Pelé no time, fato desmentido em diversas entrevistas e na biografia de Garrincha escrita por Ruy Castro. O real motivo foi que a comissão técnica poupou Garrincha do segundo jogo contra a Inglaterra, pois o zagueiro Slater entrava pesado nos adversários, e Pelé estava se tratando de um machucado. Mas o fato é que o Brasil venceu a URSS por 2-0, com dois gols de Vavá e grande atuação de Garrincha contra seu marcador. A URSS ficou com a outra vaga ao vencer a Inglaterra por 1 a 0 no jogo desempate.

Segunda Fase[editar | editar código-fonte]

Nas Quartas, o Brasil enfrentou a forte defesa do País de Gales. Nesta partida Pelé brilhou. Ele aplicou um drible curtíssimo em seu marcador ("chapéu") e girou de primeira para marcar o único gol do jogo. A França encarou a Irlanda do Norte em partida de grande atuação de Just Fontaine, que marcou dois dos quatro gols da vitória dos Bleus, por 4x0. Helmut Rahn marcou o único gol da partida entre alemães e iugoslavos, colocando os germânicos na semifinal. Os donos da casa bateram os soviéticos por 2x0.

Na semifinal a Suécia continuou sua escalada ao derrotar a Alemanha Ocidental por 3 a 1 num jogo conturbado, onde os megafones do estádio engrossavam o coro da torcida. Provocações aprendidas pelos suecos no futebol italiano fizeram com que o alemão Erich Juskowiak fizesse uma falta violenta e fosse expulso. O capitão alemão Fritz Walter sofreu uma contusão que encerraria sua carreira após uma falta, e como substituições só puderam ser feitas após a Copa de 1970, o time alemão ficou com dois jogadores a menos.

Na outra partida, um grande duelo. A melhor defesa (Brasil) contra o melhor ataque (França). O Brasil faz uma exibição brilhante, com Pelé, Garrincha, Vavá e Didi em um grande dia. Com apenas 1 minuto e meio de jogo o Brasil saiu na frente com gol de Vavá, e grandes atuações do time brasileiro se refletiram no resultado: 5 a 2 Brasil. Segundo Pelé a partida contra a França foi a mais difícil do mundial: " A França era o time que respeitávamos. Não joguei os dois primeiros jogos, o Brasil não foi bem, mas tinha certeza de que, se o Brasil ganhasse da França, seria campeão. Não perderíamos para outra equipe. E o melhor jogo nosso foi com a França. Contra a Suécia, time da casa, não tinha medo. Muita gente acha o jogo com o País de Gales o mais difícil, mas foi difícil porque só se defendiam. Não tivemos perigo. A França era a única que podia nos derrotar."[4]

A França arrasa a Alemanha pelo terceiro lugar em um 6 a 3 histórico com quatro gols de Just Fontaine. Fontaine terminou a Copa com 13 gols e é até hoje o artilheiro com maior número de gols dentro de uma única Copa do Mundo.

Final[editar | editar código-fonte]

Vavá e Garrincha no primeiro gol brasileiro na final contra a Suécia. Vavá brilhou na partida, virando o jogo contra a seleção anfitriã e encaminhando a goleada e o primeiro título mundial do Brasil.

A final seria disputada no Estádio Råsunda entre Brasil e Suécia em frente a um público de 50.000 pessoas. O Brasil perde o sorteio e joga de azul, pois ambos os times tinham o uniforme nº 1 em amarelo. "Nós vamos vencer, vamos jogar com a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida" disse o dirigente da delegação brasileira Paulo Machado de Carvalho. Nem o gol sueco que inaugurou o placar aos quatro minutos de jogo abalou a equipe. Didi, o príncipe etíope, certamente uma das peças mais importantes do time brasileiro, pegou a bola e foi calmamente andando com ela debaixo dos braços, lembrando a todos que o Botafogo, base daquela seleção, tinha dado uma goleada na Suécia, de forma que não ia ser a seleção brasileira que ia perder deles. Resultado: Vavá marca gol logo aos nove minutos e vira o jogo ainda no primeiro tempo numa partida excepcional que, mesmo com a derrota sueca por 5 a 2 em casa, foi aplaudida de pé pela torcida anfitriã, ao saudar como campeões do mundo Pelé, Vavá, Garrincha, Zito, Mazzola, Nilton Santos, Didi, Gilmar, Zagallo, entre outros. Assim o Brasil sagrava-se pela primeira vez campeão mundial de futebol.

Locais[editar | editar código-fonte]

Borås Eskilstuna Gotemburgo Halmstad
Ryavallen Tunavallen Ullevi Örjans Vall
Capacidade: 15.000
Capacidade: 8.000
Capacidade: 52.000
Capacidade: 15.000
Helsingborg Malmö
Olympia
Malmö Stadion
Capacidade: 16.000 Capacidade: 26.500
Norrköping Örebro
Idrottsparken
Eyravallen
Capacidade: 20.000
Capacidade: 13.000
Sandviken Solna Uddevalla Västerås
Jernvallen Estádio Råsunda Rimnersvallen
Arosvallen
Capacidade: 20.000
Diminuido atualmente para 7.000 lugares.
Capacidade: 50.000
Capacidade: 12.000
Capacidade: 10.000

Note que algumas partidas trouxeram mais público do que a capacidade alegada dos estádios.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Os dirigentes do Brasil esqueceram de mandar para a Fifa a numeração dos jogadores para a disputa da competição. A entidade, então, precisou definir a numeração dos brasileiros. Por obra do acaso, o reserva Pelé recebeu a camisa 10 e eternizou o número logo em seguida.
  • A Irlanda do Norte quase não participou da Copa. Tudo porque a religião anglicana proibia atividades físicas aos domingos. Foi necessário que o clero local autorizasse a participação dos jogadores, que assim viajaram para a Suécia com a consciência tranquila.
  • Diversos países favoritos fracassaram nas eliminatórias. Holanda, Espanha, Uruguai e Itália, por exemplo, ficaram pelo caminho.
  • A Copa de 1958 foi a única que teve a presença de todas as seleções do Reino Unido (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte).[5]
  • O gol número 500 da história das Copas foi marcado pelo escocês Robert Collins, aos 29min do segundo tempo do jogo entre sua seleção e o Paraguai. A partida terminou com a vitória dos paraguaios por 3 a 2. Apesar da marca histórica, a Escócia foi mal e deixou a Copa em 14º lugar.
  • Após 3min do início do jogo contra a União Soviética, o Brasil vencia por 1 a 0 e já havia chutado duas bolas na trave - ambas após belas jogadas de Garrincha: primeiro, deixou um rival no chão com sua ginga e chutou forte; depois, driblou dois e tocou para Pelé acertar a trave.
  • Após o primeiro empate sem gols da história das Copas, entre Brasil e Inglaterra, na primeira fase, os jogadores ficaram sem saber o que fazer em campo. Alguns acharam que o árbitro iria levar o jogo para a prorrogação.
  • Pelé se tornou o mais jovem jogador a marcar um gol na Copa do Mundo quando balançou a rede na partida contra País de Gales. Ele tinha 17 anos e 239 dias. Pelé também é o mais jovem jogador a ser campeão do mundo.

Brasil Brasil na Copa[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Brasil na Copa do Mundo de 1958

Sorteio[editar | editar código-fonte]

O sorteio foi realizado no Cirkus Studio em Solna (Estocolmo) no dia 8 de Fevereiro de 1958.

Não existe uma fonte que diga o critério de distribuição das equipes, porém uma provável forma seria:

Oeste Europeu Leste Europeu Nações Britânicas América Latina

Fase de grupos[editar | editar código-fonte]

Grupo 1[editar | editar código-fonte]

Pos. Seleção P J V E D GP GC SG
1 Irlanda do Norte Irlanda do Norte* 5 4 2 1 1 6 6 0
2 Alemanha Alemanha Ocidental 4 3 1 2 0 7 5 +2
3 Tchecoslováquia Tchecoslováquia* 3 4 1 1 2 9 6 +3
4 Argentina Argentina 2 3 1 0 2 5 10 –5
8 de junho de 1958 Alemanha Alemanha Ocidental 3–1 Argentina Argentina Malmö, Malmö Stadion
19:00
Rahn Gol marcado aos 32 minutos de jogo 32', Gol marcado aos 79 minutos de jogo 79'
Seeler Gol marcado aos 40 minutos de jogo 40'
(Report) Corbatta Gol marcado aos 10 minutos de jogo 10' Público: 32 000
Árbitro: Leafe (Inglaterra)

8 de junho de 1958
19:00
Irlanda do Norte Irlanda do Norte 1–0 Tchecoslováquia Tchecoslováquia Halmstad, Örjans Vall
Árbitro: Seipelt (Áustria)
Público: 26000

Cush Gol marcado aos 16 minutos de jogo 16' (Report)

11 de junho de 1958
19:00
Argentina Argentina 3–1 Irlanda do Norte Irlanda do Norte Halmstad, Örjans Vall
Árbitro: Ahlner (Suécia)
Público: 14000

Corbatta Gol marcado aos 38 minutos de jogo 38' (pen)
Menendez Gol marcado aos 55 minutos de jogo 55'
Avio Gol marcado aos 59 minutos de jogo 59'
(Report) McParland Gol marcado aos 3 minutos de jogo 3'

11 de junho de 1958
19:00
Alemanha Alemanha Ocidental 2–2 Tchecoslováquia Tchecoslováquia Helsingborg, Olympiastadion
Árbitro: Ellis (Inglaterra)
Público: 25000

Schafer Gol marcado aos 59 minutos de jogo 59'
Rahn Gol marcado aos 70 minutos de jogo 70'
(Report) Dvořák Gol marcado aos 24 minutos de jogo 24' (pen)
Zikán Gol marcado aos 43 minutos de jogo 43'

15 de junho de 1958
19:00
Alemanha Alemanha Ocidental 2–2 Irlanda do Norte Irlanda do Norte Malmö, Malmö Stadion
Árbitro: Campos (Portugal)
Público: 35000

Rahn Gol marcado aos 20 minutos de jogo 20'
Seeler Gol marcado aos 79 minutos de jogo 79'
(Report) McParland Gol marcado aos 17 minutos de jogo 17', Gol marcado aos 58 minutos de jogo 58'

Ver artigo principal: Desastre da Suécia (1958)
15 de junho de 1958
19:00
Tchecoslováquia Tchecoslováquia 6–1 Argentina Argentina Helsingborg, Olympiastadion
Árbitro: Ellis (Inglaterra)
Público: 20000

Dvořák Gol marcado aos 8 minutos de jogo 8'
Zikán Gol marcado aos 17 minutos de jogo 17', Gol marcado aos 40 minutos de jogo 40'
Feureisl Gol marcado aos 69 minutos de jogo 69'
Hovorka Gol marcado aos 82 minutos de jogo 82', Gol marcado aos 89 minutos de jogo 89'
(Report) Corbatta Gol marcado aos 65 minutos de jogo 65' (pen)

Jogo de Desempate*:

17 de junho de 1958
19:00
Irlanda do Norte Irlanda do Norte 2–1 AET Tchecoslováquia Tchecoslováquia Malmö, Malmö Stadion
Árbitro: Guigue (França)
Público: 26000

McParland Gol marcado aos 44 minutos de jogo 44', Gol marcado aos 91 minutos de jogo 91' (Report) Zikán Gol marcado aos 19 minutos de jogo 19'

Grupo 2[editar | editar código-fonte]

Pos. Seleção P J V E D GP GC SG
1 França França 4 3 2 0 1 11 7 +4
2  Iugoslávia 4 3 1 2 0 7 6 +1
3 Paraguai Paraguai 3 3 1 1 1 9 12 –3
4  Escócia 1 3 0 1 2 4 6 –2
8 de junho de 1958
19:00
França França 7–3 Paraguai Paraguai Norrköping, Idrottsparken
Árbitro: Gardeazabal (Espanha)
Público: 16500

Fontaine Gol marcado aos 25 minutos de jogo 25', Gol marcado aos 30 minutos de jogo 30', Gol marcado aos 67 minutos de jogo 67'
Piantoni Gol marcado aos 52 minutos de jogo 52'
Wisniewski Gol marcado aos 61 minutos de jogo 61'
Kopa Gol marcado aos 70 minutos de jogo 70'
Vincent Gol marcado aos 83 minutos de jogo 83'
(Report) Amarilla Gol marcado aos 20 minutos de jogo 20', Gol marcado aos 44 minutos de jogo 44' (pen)
Romero Gol marcado aos 50 minutos de jogo 50'

8 de junho de 1958
19:00
Iugoslávia  1–1  Escócia Västerås, Arosvallen
Árbitro: Wyssling (Suíça)
Público: 9500

Petaković Gol marcado aos 13 minutos de jogo 13' (Report) Murray Gol marcado aos 48 minutos de jogo 48'

11 de junho de 1958
19:00
Iugoslávia  3–2 França França Västerås, Arosvallen
Árbitro: Griffiths (País de Gales)
Público: 12000

Petaković Gol marcado aos 16 minutos de jogo 16'
Veselinović Gol marcado aos 65 minutos de jogo 65', Gol marcado aos 87 minutos de jogo 87'
(Report) Fontaine Gol marcado aos 5 minutos de jogo 5', Gol marcado aos 85 minutos de jogo 85'

11 de junho de 1958
19:00
Paraguai Paraguai 3–2  Escócia Norrköping, Idrottsparken
Árbitro: Orlandini (Itália)
Público: 12000

Aguero Gol marcado aos 4 minutos de jogo 4'
Gol marcado aos 44 minutos de jogo 44'
Parodi Gol marcado aos 74 minutos de jogo 74'
(Report) Mudie Gol marcado aos 23 minutos de jogo 23' (pen)
Collins Gol marcado aos 76 minutos de jogo 76'

15 de junho de 1958
19:00
França França 2–1  Escócia Örebro, Eyravallen
Árbitro: Brozzi (Argentina)
Público: 13500

Kopa Gol marcado aos 22 minutos de jogo 22'
Fontaine Gol marcado aos 45 minutos de jogo 45'
(Report) Baird Gol marcado aos 66 minutos de jogo 66'

15 de junho de 1958
19:00
Paraguai Paraguai 3–3  Iugoslávia Eskilstuna, Tunavallen
Árbitro: Macko (Tchecoslováquia)
Público: 12000

Parodi Gol marcado aos 21 minutos de jogo 21'
Agüero Gol marcado aos 49 minutos de jogo 49'
Romero Gol marcado aos 90 minutos de jogo 90'
(Report) Ognjanovic Gol marcado aos 12 minutos de jogo 12'
Veselinović Gol marcado aos 29 minutos de jogo 29'
Rajkov Gol marcado aos 74 minutos de jogo 74'

Grupo 3[editar | editar código-fonte]

Pos. Seleção P J V E D GP GC SG
1 Suécia Suécia 5 3 2 1 0 5 1 +4
2 País de Gales País de Gales 5 4 1 3 0 4 3 +1
3 Hungria Hungria 3 4 1 1 2 7 5 +2
4 México México 1 3 0 1 2 1 8 –7
8 de junho Suécia Suécia 3 – 0 México México Estádio Råsunda, Estocolmo
14:00
Simonsson Gol marcado aos 17 minutos de jogo 17', Gol marcado aos 64 minutos de jogo 64'
Liedholm Gol marcado aos 58 minutos de jogo 58' (pen)
Relatório Público: 34 107
Árbitro: União das Repúblicas Socialistas SoviéticasURS Nikolaj Latychev

8 de junho de 1958
19:00
Hungria Hungria 1–1 País de Gales Sandviken, Järnvallen
Árbitro: Codesal (Uruguai)
Público: 20000

Bozsik Gol marcado aos 4 minutos de jogo 4' (Report) J. Charles Gol marcado aos 26 minutos de jogo 26'

11 de junho de 1958
19:00
México México 1–1 País de Gales Estocolmo, Estádio Råsunda
Árbitro: Lemesic (Iugoslávia)
Público: 25000

Belmonte Gol marcado aos 69 minutos de jogo 69' (Report) I. Allchurch Gol marcado aos 32 minutos de jogo 32'

12 de junho de 1958
19:00
Suécia Suécia 2–1 Hungria Hungria Estocolmo, Estádio Råsunda
Árbitro: Mowat (Escócia)
Público: 40000

Hamrin Gol marcado aos 34 minutos de jogo 34', Gol marcado aos 55 minutos de jogo 55' (Report) Tichy Gol marcado aos 78 minutos de jogo 78'

15 de junho de 1958
14:00
Suécia Suécia 0–0 País de Gales Estocolmo, Estádio Råsunda
Árbitro: Van Nuffel (Bélgica)
Público: 35000

(Report)

15 de junho de 1958
19:00
Hungria Hungria 4–0 México México Sandviken, Järnvallen
Árbitro: Eriksson (Finlândia)
Público: 13300

Tichy Gol marcado aos 19 minutos de jogo 19', Gol marcado aos 46 minutos de jogo 46'
Sándor Gol marcado aos 54 minutos de jogo 54'
Bencsis Gol marcado aos 69 minutos de jogo 69'
(Report)

Jogo de Desempate:

17 de junho de 1958
19:00
País de Gales 2–1 Hungria Hungria Estocolmo, Estádio Råsunda
Árbitro: Latychev (União Soviética)
Público: 20000

I. Allchurch Gol marcado aos 55 minutos de jogo 55'
Medwin Gol marcado aos 76 minutos de jogo 76'
(Report) Tichy Gol marcado aos 33 minutos de jogo 33'

Grupo 4[editar | editar código-fonte]

Pos. Seleção P J V E D GP GC SG
1 Brasil Brasil 5 3 2 1 0 5 0 +5
2 União Soviética União Soviética 5 4 2 1 1 5 4 +1
3 Inglaterra Inglaterra 3 4 0 3 1 4 5 –1
4 Áustria Áustria 1 3 0 1 2 2 7 –5
8 de junho Brasil Brasil 3 – 0 Áustria Áustria Rimnersvallen, Uddevalla
19:00
Mazzola Gol marcado aos 38 minutos de jogo 38', Gol marcado aos 89 minutos de jogo 89'
Nílton Santos Gol marcado aos 49 minutos de jogo 49'
Relatório Público: 17 788
Árbitro: FrançaFRA Maurice Guigue
8 de junho União Soviética União Soviética 2 – 2 Inglaterra Inglaterra Nya Ullevi, Gotemburgo
19:00
Simonyan Gol marcado aos 13 minutos de jogo 13'
A. Ivanov Gol marcado aos 55 minutos de jogo 55'
Relatório Kevan Gol marcado aos 66 minutos de jogo 66'
Finney Gol marcado aos 85 minutos de jogo 85' (pen)
Público: 49 348
Árbitro: HungriaHUN István Zsolt

11 de junho Brasil Brasil 0 – 0 Inglaterra Inglaterra Nya Ullevi, Gotemburgo
19:00
Relatório Público: 40 895
Árbitro: AlemanhaGER Albert Dusch
11 de junho União Soviética União Soviética 2 – 0 Áustria Áustria Rimnersvallen, Uddevalla
19:00
Ilyin Gol marcado aos 15 minutos de jogo 15'
V. Ivanov Gol marcado aos 63 minutos de jogo 63'
Relatório Público: 21 239
Árbitro: DinamarcaDEN Carl Frederik Jørgensen

15 de junho de 1958
19:00
Inglaterra Inglaterra 2–2 Áustria Áustria Borås, Ryavallen
Árbitro: Bronkhorst (Países Baixos)
Público: 16800

Haynes Gol marcado aos 56 minutos de jogo 56'
Kevan Gol marcado aos 74 minutos de jogo 74'
(Report) Koller Gol marcado aos 15 minutos de jogo 15'
Körner Gol marcado aos 71 minutos de jogo 71'
15 de junho Brasil Brasil 2 – 0 União Soviética União Soviética Nya Ullevi, Gotemburgo
19:00
Vavá Gol marcado aos 3 minutos de jogo 3', Gol marcado aos 77 minutos de jogo 77' Relatório Público: 50 928
Árbitro: FrançaFRA Maurice Guigue

Jogo de desempate:

17 de junho de 1958
19:00
União Soviética União Soviética 1–0 Inglaterra Inglaterra Gotemburgo, Estádio Ullevi
Árbitro: Dusch (Alemanha Ocidental)
Público: 23180

Ilyin Gol marcado aos 68 minutos de jogo 68' (Report)

Fase final[editar | editar código-fonte]

Quartas de final Semifinais Final
                   
19 de Junho - Gotemburgo        
 Brasil Brasil  1
24 de Junho – Estocolmo
  País de Gales  0  
 Brasil Brasil  5
19 de Junho - Norrköping
   França França  2  
 França França  4
29 de Junho – Estocolmo
 Irlanda do Norte Irlanda do Norte  0  
 Brasil Brasil  5
19 de Junho - Estocolmo
   Suécia Suécia  2
 Suécia Suécia  2
24 de Junho - Gotemburgo
 União Soviética União Soviética  0  
 Suécia Suécia  3 Terceiro Lugar
19 de Junho – Malmö
   Alemanha Alemanha Ocidental  1  
 Alemanha Alemanha Ocidental  1  França França  6
  Iugoslávia  0    Alemanha Alemanha Ocidental  3
28 de Junho - Gotemburgo

Quartas de Finais[editar | editar código-fonte]

19 de junho de 1958
19:00
França França 4–0 Irlanda do Norte Irlanda do Norte Norrköping, Idrottsparken
Árbitro: Gardeazabal (Espanha)
Público: 12000

Wisnieski Gol marcado aos 22 minutos de jogo 22'
Fontaine Gol marcado aos 55 minutos de jogo 55', Gol marcado aos 63 minutos de jogo 63'
Piantoni Gol marcado aos 68 minutos de jogo 68'
(Report)

19 de junho de 1958
19:00
Suécia Suécia 2–0 União Soviética União Soviética Estocolmo, Estádio Råsunda
Árbitro: Leafe (Inglaterra)
Público: 45000

Hamrin Gol marcado aos 49 minutos de jogo 49'
Simonsson Gol marcado aos 88 minutos de jogo 88'
(Report)

19 de junho de 1958
19:00
Brasil Brasil 1–0 País de Gales Gotemburgo, Estádio Ullevi
Árbitro: Seipelt (Áustria)
Público: 25000

Pelé Gol marcado aos 66 minutos de jogo 66' (Report)

19 de junho de 1958
19:00
Alemanha Alemanha Ocidental 1–0  Iugoslávia Malmö, Malmö Stadion
Árbitro: Wyssling (Suíça)
Público: 20000

Rahn Gol marcado aos 12 minutos de jogo 12' (Report)

Semifinais[editar | editar código-fonte]

24 de junho Brasil Brasil 5 – 2 França França Estádio Råsunda, Suécia
19:00
Vavá Gol marcado aos 2 minutos de jogo 2'
Didi Gol marcado aos 39 minutos de jogo 39'
Pelé Gol marcado aos 52 minutos de jogo 52', Gol marcado aos 64 minutos de jogo 64', Gol marcado aos 75 minutos de jogo 75'
Relatório Fontaine Gol marcado aos 9 minutos de jogo 9'
Piantoni Gol marcado aos 83 minutos de jogo 83'
Público: 27 100
Árbitro: País de GalesWAL Benjamin Griffiths

24 de junho de 1958
19:00
Suécia Suécia 3–1 Alemanha Alemanha Ocidental Gotemburgo, Estádio Ullevi
Árbitro: Zsolt (Hungria)
Público: 50000

Skoglund Gol marcado aos 32 minutos de jogo 32'
Gren Gol marcado aos 81 minutos de jogo 81'
Hamrin Gol marcado aos 88 minutos de jogo 88'
(Report) Schäfer Gol marcado aos 24 minutos de jogo 24'

Disputa pelo 3º lugar[editar | editar código-fonte]

28 de junho de 1958
17:00
França França 6–3 Alemanha Alemanha Ocidental Gotemburgo, Estádio Ullevi
Árbitro: Brozzi (Argentina)
Público: 25000

Fontaine Gol marcado aos 16 minutos de jogo 16', Gol marcado aos 36 minutos de jogo 36', Gol marcado aos 78 minutos de jogo 78', Gol marcado aos 89 minutos de jogo 89'
Kopa Gol marcado aos 27 minutos de jogo 27' (pen)
Douis Gol marcado aos 50 minutos de jogo 50'
(Report) Cieslarczyk Gol marcado aos 18 minutos de jogo 18'
Rahn Gol marcado aos 52 minutos de jogo 52'
Schäfer Gol marcado aos 84 minutos de jogo 84'

Final[editar | editar código-fonte]

29 de junho de 1958 Brasil Brasil 5 – 2 Suécia Suécia Estádio Råsunda, Suécia
15:00
Vavá Gol marcado aos 9 minutos de jogo 9', Gol marcado aos 32 minutos de jogo 32'
Pelé Gol marcado aos 55 minutos de jogo 55', Gol marcado aos 90 minutos de jogo 90'
Zagallo Gol marcado aos 68 minutos de jogo 68'
Relatório Liedholm Gol marcado aos 4 minutos de jogo 4'
Simonsson Gol marcado aos 80 minutos de jogo 80'
Público: 49 737
Árbitro: FrançaFRA Maurice Guigue
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Brasil
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Suécia
Pelé, na final da Copa, driblando três jogadores suecos.
A Seleção Sueca vice-campeã. Em pé, da direita para a esquerda, estão Skoglund, Gren, Simonsson, Gustavsson e Liedholm. Agachados, Hamrin, Börjesson, Bergmark, Kalle Svensson, Axbom, Parling e um preparador físico.
Jogadores da Seleção Brasileira comemoram o primeiro título mundial.

Premiação[editar | editar código-fonte]

Copa do Mundo FIFA de 1958
Brasil
BRASIL
Campeão
(1º título)

[6]

Seleção do Campeonato[editar | editar código-fonte]

Goleiros Defensores Meias Atacantes

Irlanda do Norte Harry Gregg

Brasil Nílton Santos
Brasil Bellini
Brasil Djalma Santos

Irlanda do Norte Danny Blanchflower
Brasil Didi
Suécia Gunnar Gren
França Raymond Kopa

França Just Fontaine
Brasil Pelé
Brasil Garrincha

Prêmios Individuais[editar | editar código-fonte]

Chuteira de Ouro Chuteira de Prata Chuteira de Bronze
FrançaFRA Just Fontaine BrasilBRA Pelé AlemanhaGER Helmut Rahn
Bola de Ouro Luva de Ouro Melhor jogador jovem
BrasilBRA Didi[8] Irlanda do NorteNIR Harry Gregg BrasilBRA Pelé

Artilharia[editar | editar código-fonte]

13 gols (1)
6 gols (2)
5 gols (2)
4 gols (5)
3 gols (3)
2 gols (15)
1 gol (32)

Classificação final[editar | editar código-fonte]

A classificação final é determinada através da fase em que a seleção alcançou e a sua pontuação, levando em conta os critérios de desempate.

Pos. Seleção Gr Pts SG GP GC J V E D
Final
1 Brasil Brasil 4 11 12 16 4 6 5 1 0
2 Suécia Suécia 3 9 5 12 7 6 4 1 1
Disputa do 3º lugar
3 França França 2 8 8 23 15 6 4 0 2
4 Alemanha Alemanha Ocidental 1 6 -2 12 14 6 2 2 2
Eliminados nas quartas de final
5 País de Gales País de Gales 3 5 0 4 4 5 1 3 1
6 União Soviética União Soviética 4 5 -1 5 6 5 2 1 2
7 Irlanda do Norte Irlanda do Norte 1 5 -4 6 10 5 2 1 2
8  Iugoslávia 2 4 0 7 7 4 1 2 1
Eliminados na fase de grupos
9 Tchecoslováquia Tchecoslováquia 1 3 3 9 6 4 1 1 2
10  Hungria 3 3 2 7 5 4 1 1 2
11 Inglaterra Inglaterra 4 3 -1 4 5 4 0 3 1
12 Paraguai Paraguai 2 3 -3 9 12 3 1 1 1
13 Argentina Argentina 1 2 -5 5 10 3 1 0 2
14  Escócia 2 1 -2 4 6 3 0 1 2
15 Áustria Áustria 4 1 -5 2 7 3 0 1 2
16 México México 3 1 -7 1 8 3 0 1 2

Grupos[editar | editar código-fonte]

Grupo 1[editar | editar código-fonte]

Grupo 2[editar | editar código-fonte]

Grupo 3[editar | editar código-fonte]

Grupo 4[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «O otimismo derrotou a seleção de 1950». O Globo. 24 de março de 1958. p. 16. Consultado em 5 de agosto de 2019 
  2. «Colaborem com o Feola». O Globo. 12 de março de 1958. p. 11. Consultado em 5 de agosto de 2019 
  3. «Subiu a cotação do Brasil no mundial». Jornal dos Sports. 18 de maio de 1958. p. 12. Consultado em 5 de agosto de 2019 
  4. «Nasce um rei». Folha. Consultado em 5 de agosto de 2019 
  5. Curiosidades da copa de 1958
  6. RIBEIRO, Péris (1993). Didi, o gênio da "folha seca". Rio de Janeiro: Imago. ISBN 85-312-0321-X 
  7. «FIFA World Cup All-Star Team – Football world Cup All Star Team». Sporting99.com. Consultado em 28 de junho de 2012. Arquivado do original em 30 de junho de 2016 
  8. «World Cup Best Players (Golden Ball)». Topend Sports. Consultado em 23 de junho de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Copa do Mundo FIFA de 1958