Copa do Mundo FIFA de 1954 – Wikipédia, a enciclopédia livre

Copa do Mundo FIFA de 1954
FIFA Fussball-Weltmeisterschaft 1954 Schweiz (em alemão)
Championnat du Monde de Football 1954 (em francês)
Campionato mondiale di calcio 1954 (em italiano)
Campiunadis mundials da ballape Svizra 1954 (em romanche)
Suíça 1954

Cartaz promocional da Copa de 1954.
Dados
Participantes 16
Organização FIFA
Anfitrião Suíça
Período 16 de junho4 de julho
Gol(o)s 140
Partidas 26
Média 5,38 gol(o)s por partida
Campeão Alemanha Ocidental (1º título)
Vice-campeão Hungria
3.º colocado Áustria
4.º colocado Uruguai
Melhor marcador Sándor Kocsis – 11 gols
Melhor ataque (fase inicial) Hungria – 17 gols
Melhor defesa (fase inicial) nenhum gol:
Maior goleada
(diferença)
Hungria 9–0 Coreia do Sul
Zurique

17 de junho, Grupo 2, 1ª rodada
Público 889 500
Média 34 211,5 pessoas por partida
Premiações
Melhor jogador
Ferenc Puskás
◄◄ Brasil 1950 1958 Suécia ►►

A Copa do Mundo FIFA de 1954 foi a quinta edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que ocorreu de 16 de junho até 4 de julho. Em comemoração ao 50º aniversário da FIFA, o evento foi sediado na Suíça, onde encontra-se a sede da FIFA; o país foi oficialmente selecionado como anfitrião em julho de 1946. Dezesseis seleções nacionais foram qualificadas para participar desta edição do campeonato, sendo 11 delas europeias (Suíça, Hungria, Áustria, Inglaterra, Alemanha Ocidental, Iugoslávia, França, Itália, Tchecoslováquia, Bélgica e Escócia), 3 americanas (México, Brasil e Uruguai) e 2 asiáticas (Turquia e Coreia do Sul).

Esta edição foi a que teve a maior média de gols de todas as copas, com 140 gols em 26 partidas, uma média de 5,38 gols por partida. Este recorde foi proporcionado principalmente pelos resultados do Grupo 2, que tinha a Hungria, a Alemanha Ocidental, a Turquia e a Coreia do Sul, tendo goleadas em todas as partidas (Alemanha Ocidental 4 – 1 Turquia; Hungria 9 – 0 Coreia do Sul; Hungria 8 – 3 Alemanha Ocidental; Turquia 7 – 0 Coreia do Sul; Alemanha 7 – 2 Turquia). Além disso, houve resultados como Uruguai 7 – 0 Escócia, Áustria 5 – 0 Tchecoslováquia, Alemanha 6 – 1 Áustria e Áustria 7 – 5 Suíça, esta última sendo a partida com o maior número de gols em todas as Copas.

A copa contou com grandes jogadores, como Fritz Walter, Max Morlock, Hans Schäfer e Helmut Rahn da Alemanha Ocidental, Ernst Ocwirk da Áustria, Julinho Botelho, Didi e Djalma Santos do Brasil, Roque Máspoli, Juan Schiaffino, José Santamaría e Obdulio Varela, capitão do Uruguai, Gyula Grosics, Nándor Hidegkuti, József Bozsik, Zoltán Czibor, Sándor Kocsis e Ferenc Puskás da Hungria, sendo este último considerado o melhor jogador da competição, um dos melhores da história do Real Madrid, e um dos melhores da história do futebol mundial.

A Copa do Mundo FIFA de 1954 teve como seleções finalistas a Hungria, que havia vencido o Uruguai (atual campeão do mundo) na semifinal e até então era invicta e, ao final do campeonato, marcara 27 gols em 5 jogos, média de 5,4 gols por partida, ainda não superada por nenhuma outra seleção; e a Alemanha Ocidental, que havia goleado a Áustria na semifinal e, ao final da Copa, marcara 25 gols em 6 jogos, média de 4,17 gols por partida. A final tomou lugar em 4 de julho de 1954, às 17h, no Estádio Wankdorf, com um público de aproximadamente 60 mil pessoas. A partida, cujo árbitro era o inglês William Ling, iniciou-se com a Hungria marcando 2 gols e terminou com a virada histórica da Alemanha, atingindo o placar de 3 – 2. Era o primeiro título que a Alemanha conseguira e a Hungria não disputou mais finais de mundiais. Este é o único título conquistado por uma seleção que viria a sediar um mundial mais tarde.

Eliminatórias[editar | editar código-fonte]

A competição[editar | editar código-fonte]

Seleção Brasileira embarcando para a Copa do Mundo de 1954. Arquivo Nacional.

Pela primeira vez uma Copa teve cobertura pela televisão, e moedas comemorativas foram cunhadas por causa do evento. A partir dessa Copa, o Brasil passou a usar o uniforme com a camisa amarela e o calção azul. Depois da derrota no Mundial de 1950, o uniforme antigo (camisa branca e calção azul usado desde 1919) foi considerado uma das fontes de azar. Em 1953, o professor e jornalista gaúcho Aldyr Garcia Schlee venceu outros treze candidatos no concurso para escolha do novo uniforme. Como vencedor recebeu uma cadeira cativa no Maracanã, um estágio como desenhista no extinto jornal Correio da Manhã e uma soma em dinheiro.

Foi um mundial dominado amplamente pela fantástica equipe húngara, campeã olímpica de 52, composta de super craques como Ferenc Puskás, Nándor Hidegkuti, Sándor Kocsis, József Bozsik, Zoltán Czibor, Gyula Grosics, dentre outros. Mas existiam outras seleções fortes como o Uruguai bicampeão mundial, o Brasil (que tentava se recompor de 50 com Didi, Djalma Santos e Julinho Botelho) e a Alemanha Ocidental (com Fritz Walter, Max Morlock, Hans Schäfer e Helmut Rahn).

A Copa de 1954 foi disputada na Suíça e foi a primeira em solo europeu depois da Segunda Guerra Mundial. A escolha da sede levou em conta justamente a neutralidade da Suíça durante o conflito. Apesar do sucesso do certame cabe uma crítica à fórmula da copa, bastante confusa. Cada grupo tinha dois cabeças de chave que não se enfrentavam, assim como as duas equipes restantes que não se enfrentavam. Assim ao invés de 3 jogos cada, no sistema todos contra todos, realizaram-se apenas 2 jogos por equipe. Os cabeças de chave foram os seguintes:

Primeira fase[editar | editar código-fonte]

A Hungria, pelo Grupo 2, aplicou na 1ª fase duas goleadas históricas, uma sobre a fraca Coreia do Sul por 9-0 e a outra sobre nada mais, nada menos do que a Alemanha Ocidental, 8 a 3. Turquia e Alemanha Ocidental então tiveram que jogar o desempate pois terminaram empatados em pontos. A partida foi vencida pelos alemães com facilidade. O técnico Sepp Herberger colocou o time reserva em campo contra os húngaros, pois assim absorveria melhor uma mais que provável derrota e pouparia seus comandados.

Pelo Grupo 1, do Brasil, ocorreu um episódio bastante curioso. Brasil e Iugoslávia venceram seus primeiros compromissos (Brasil 5 a 0 México e Iugoslávia 1 a 0 França) e o empate garantia ambos na fase seguinte. Acontece que os jogadores do Brasil não conheciam o tal regulamento e atacavam insistentemente a meta iugoslava, com os jogadores eslavos fazendo gestos aos brasileiros pelo empate que beneficiaria os dois. Ao final do jogo alguns brasileiros choravam e apenas posteriormente a situação foi esclarecida. Tanto brasileiros como iugoslavos se classificaram à fase seguinte.

No grupo 3, Áustria e Uruguai classificaram-se sem problemas. A Celeste Olímpica ganhou da Tchecoslováquia por 2 a 0 e da Escócia por 7 a 0. Uma curiosidade é que, insatisfeito com as intromissões da comissão técnica no seu trabalho, o técnico da Escócia Andy Beattie pediu demissão logo após a derrota para a Áustria, sendo o único técnico a pedir demissão durante uma copa até hoje. A Áustria também passou fácil com 1 a 0 na Escócia e 5 a 0 na Tchecoslováquia. No Grupo D, o English Team tenta se refazer do desastre de 50, sua estreia em copas. Empata em um jogo espetacular com a Bélgica (4-4) e ganha da Suíça por 2 a 0. Suíça e Itália defrontaram-se duas vezes no grupo. Na primeira partida os helvéticos venceriam por 2 a 1 num jogo muito conturbado e de uma arbitragem bastante controversa do brasileiro Mário Vianna. As equipes se enfrentariam novamente, e no jogo desempate a Suíça vence por 4 a 1. Chega as Quartas de Final.

Fase final[editar | editar código-fonte]

O Brasil foi a vítima magiar nas Quartas. Uma verdadeira batalha campal em Berna e a Hungria vence por 4 a 2. Áustria e Suíça fazem o jogo com maior número de gols da história dos mundiais: Áustria 7 – 5 Suíça. A Alemanha Ocidental vence a Iugoslávia por 2 a 0 e o Uruguai atropela a Inglaterra por 4 a 2.

Numa das semifinais tivemos a Áustria encarando a equipe da República Federal da Alemanha, uma das três nações alemãs da época. O time da RFA se classificou batendo os alemães da região do Sarre, ocupado pela França, enquanto a Alemanha Oriental não se inscreveu para a Copa. Com a final em jogo, a equipe alemã bateu a austríaca por 6 a 1. Destaque para os irmãos Fritz e Ottmar Walter, que, com passes rápidos, levaram sempre perigo ao gol austríaco.

Na outra semifinal, tivemos um dos mais interessantes jogos do torneio, onde a Hungria liderava sobre o Uruguai ao final do primeiro tempo por 1 a 0. Mas ao final dos noventa minutos o placar apontava 2 a 2, levando a partida a prorrogação. A igualdade foi quebrada por Sándor Kocsis, que marcaria dois gols no tempo extra e assim levando a Hungria a final, derrotando um time que jamais havia perdido um jogo de Copa do Mundo. O Uruguai sofreria sua segunda derrota ao ceder o terceiro lugar aos austríacos por 1 – 0.

Final[editar | editar código-fonte]

O Estádio Wankdorf em Berna recebeu 60 mil pessoas que se espremeram para acompanhar a partida final entre Alemanha Ocidental e Hungria, uma repetição do jogo da primeira fase. Nesta fase, a Hungria venceu os reservas alemães por 8 a 3. O Time Dourado dos húngaros era o favorito, pois vinha de 32 partidas invicto, porém vinha de duas partidas duras. Começou a chover no dia do jogo - na Alemanha isso é chamado de "Fritz-Walter-Wetter" (tempo de Fritz Walter) pois dizia-se o capitão da equipe alemã Fritz Walter jogava seu melhor futebol na chuva, porque havia contraído malária quando jovem e por isso não atuava tão bem no calor. Adi Dassler, proprietário da Adidas e fornecedor de material esportivo para a seleção alemã, forneceu chuteiras com cravos intercambiáveis, que melhor se adaptariam ao campo molhado.

Na final se viu Ferenc Puskás atuando mesmo não estando em sua melhor forma. Ainda assim ele colocou seu time à frente do placar em apenas 6 minutos de jogo, e com Zoltán Czibor fazendo outro tento dois minutos depois parecia que os favoritos realmente levariam o título. Porém, com um rápido gol de Max Morlock no décimo minuto, e Helmut Rahn empatando aos 19, a maré começou a virar.

No segundo tempo a Hungria desperdiçou diversas chances. Mas, nervosos não conseguiram nada. Os alemães praticamente "cozinharam" o jogo a seu favor, e acabariam premiados. A meros seis minutos do final da partida, o popular narrador do rádio alemão Herbert Zimmermann fez sua mais memorável declaração ao dizer: "Rahn deveria chutar do meio da rua" (em alemão: "aus dem Hintergrund müsste Rahn schießen"), e assim foi. O segundo gol de Rahn, que chutou da meia-lua da área, após a zaga húngara afastar mal a bola, deu a liderança da partida aos alemães. Depois, Puskás ainda fez um gol impedido.

Aos alemães foi entregue a Taça Jules Rimet e o título de vencedores da Copa do Mundo com a torcida cantando junto o hino nacional alemão. Na Alemanha, esta partida é conhecida como o Milagre de Berna. Um filme baseado na história foi lançado em 2003. Para os húngaros, a derrota foi um desastre, e o seu declínio no futebol teria início somente dois anos depois, com a Revolução Húngara.

Os 11 gols marcados por Kocsis não apenas o garantiram a artilharia desta Copa, mas o tornou o recordista como artilheiro em uma Copa, superando Ademir de Menezes que havia marcado 9 tentos na copa anterior. A marca de Kocsis viria a ser quebrada na Copa seguinte por Just Fontaine e seus 13 gols.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • A Copa de 1954 teve a maior média de gols por jogo da história dos Mundiais: 5,38 (140 gols em 26 jogos).
  • A derrota para a Hungria nas semifinais da Copa do Mundo de 1954 foi a primeira do Uruguai na história do torneio.
  • Em 1954, o Brasil usou camisas amarelas e calções azuis, uniforme que seria imortalizado anos mais tarde. O radialista Geraldo José de Almeida criou o apelido: "seleção canarinho".
  • A partida de estreia da Copa, entre Iugoslávia e França, foi a primeira a ter transmissão direta pela televisão. Os iugoslavos levaram a melhor, vencendo pelo placar de 1 a 0.
  • A Espanha perdeu no sorteio a chance de ir à Copa do Mundo. A equipe enfrentou a Turquia nas eliminatórias e ganhou a primeira por 4 a 1, em Madri. No jogo de volta, os turcos venceram por 1 a 0 em Istambul e forçaram a realização de um jogo-desempate, que foi 2 a 2. A vaga foi então definida por sorteio.
  • A desorganização da seleção brasileira era tanta que os jogadores não sabiam que o empate frente aos iugoslavos classificava os dois times. Os brasileiros lutaram até o final e, sem conseguir alterar o 1-1 no placar, alguns atletas chegaram a chorar no ônibus antes de saber que estavam nas quartas de final.
  • Com um ataque poderoso, a Hungria fez 27 gols em cinco jogos do Mundial de 1954: a maior média de uma seleção em uma Copa do Mundo (5,2 por partida).
  • Sem falar nenhuma palavra em inglês, francês ou alemão, os jogadores da Coreia do Sul ficavam literalmente perdidos na Suíça e recebiam ajuda de policiais suíços, após os jogos.
  • Juan Holberg, do Uruguai, fez o gol de empate contra a Hungria na semifinal, aos 41 minutos do segundo tempo (2-2), e desmaiou de emoção. Na prorrogação, porém, a Hungria recuperou e venceu por 4-2.
  • A Hungria revolucionou não só no esquema tático, em que os atacantes não tinham posição fixa, mas também em sua preparação. Antes das partidas, os húngaros faziam aquecimento, prática incomum na época.
  • Anos depois veio à tona o doping de jogadores alemães apoiados pelo governo, na final contra a Hungria, partida que ficou conhecida como o "Milagre de Berna".

Sedes[editar | editar código-fonte]

Copa do Mundo FIFA de 1954 (Suíça)
Basileia Berna Genebra
St. Jakob-Park Estádio Wankdorf Estádio Charmilles
Capacidade: 42 500 Capacidade: 64 000 Capacidade: 14 000
Lausana Lugano Zurique
Estádio Olympique de la Pontaise Estádio de Cornaredo Estádio Hardturm
Capacidade: 15 850 Capacidade: 6 330 Capacidade: 27 500

Árbitros[editar | editar código-fonte]

Sorteio[editar | editar código-fonte]

Essa copa teve um formato diferente na fase de grupos, haviam duas cabeças de chaves que não se enfrentavam e outros dois adversários que também não se enfrentavam, assim na fase de grupos só haviam duas rodadas. Abaixo, um possível formato de sorteio:

Cabeças de Chave Cabeças de Chave Europa Resto do Mundo
Brasil Brasil

Itália Itália

Suíça Suíça

Uruguai Uruguai

Áustria Áustria

França França

Hungria

Inglaterra Inglaterra

Alemanha Alemanha Ocidental

Bélgica Bélgica

 Iugoslávia

Tchecoslováquia Tchecoslováquia

Coreia do Sul Coreia do Sul

 Escócia

México México

Turquia Turquia

Convocações[editar | editar código-fonte]

Fase Inicial[editar | editar código-fonte]

Equipes classificadas para as oitavas-de-final
Equipes eliminadas na primeira fase

Grupo 1[editar | editar código-fonte]

Pos. Seleção Pts J V E D GP GC SG
1 Brasil Brasil 3 2 1 1 0 6 1 +5
2  Iugoslávia 3 2 1 1 0 2 1 +1
3 França França 2 2 1 0 1 3 3 0
4 México México 0 2 0 0 2 2 8 –6
16 de junho Brasil Brasil 5 – 0 México México Charmilles, Genebra
17:10
Baltazar Gol marcado aos 23 minutos de jogo 23'
Didi Gol marcado aos 30 minutos de jogo 30'
Pinga Gol marcado aos 34 minutos de jogo 34', Gol marcado aos 43 minutos de jogo 43'
Julinho Gol marcado aos 69 minutos de jogo 69'
Público: 13 470
Árbitro: SuíçaSUI Raymon Wyssling
16 de junho Iugoslávia  1 – 0 França França Stade Olympique de la Pontaise, Lausana
18:00
Milutinović Gol marcado aos 15 minutos de jogo 15' Público: 16 000
Árbitro: País de GalesWAL Benjamin Griffiths

19 de junho Brasil Brasil 1 – 1  Iugoslávia Stade Olympique de la Pontaise, Lausana
17:00
Didi Gol marcado aos 69 minutos de jogo 69' Zebec Gol marcado aos 48 minutos de jogo 48' Público: 24 637
Árbitro: EscóciaSCO Charlie Faultless
19 de junho França França 3 – 2 México México Charmilles, Genebra
17:10
Vincent Gol marcado aos 19 minutos de jogo 19'
Cárdenas Gol contra marcado aos 49 minutos de jogo 49'
Kopa Gol marcado aos 88 minutos de jogo 88' (pen.)
Lamadrid Gol marcado aos 54 minutos de jogo 54'
Balcázar Gol marcado aos 85 minutos de jogo 85'
Público: 19 000
Árbitro: EspanhaESP Manuel Asensi

Grupo 2[editar | editar código-fonte]

Pos. Seleção Pts J V E D GP GC SG
1  Hungria 4 2 2 0 0 17 3 +14
2 Alemanha Alemanha Ocidental 4 3 2 0 1 14 11 +3
3 Turquia Turquia 2 3 1 0 2 10 11 –1
4 Coreia do Sul Coreia do Sul 0 2 0 0 2 0 16 –16
17 de junho Alemanha Ocidental Alemanha 4 – 1 Turquia Turquia Wankdorf, Berna
18:00
Schäfer Gol marcado aos 14 minutos de jogo 14'
Klodt Gol marcado aos 52 minutos de jogo 52'
O. Walter Gol marcado aos 60 minutos de jogo 60'
Morlock Gol marcado aos 84 minutos de jogo 84'
Suat Gol marcado aos 2 minutos de jogo 2' Público: 28 000
Árbitro: PortugalPOR José da Costa Vieira
17 de junho Hungria 9 – 0 Coreia do Sul Coreia do Sul Hardturm, Zurique
18:00
Puskás Gol marcado aos 12 minutos de jogo 12', Gol marcado aos 89 minutos de jogo 89'
Lantos Gol marcado aos 18 minutos de jogo 18'
Kocsis Gol marcado aos 24 minutos de jogo 24', Gol marcado aos 36 minutos de jogo 36', Gol marcado aos 50 minutos de jogo 50'
Czibor Gol marcado aos 59 minutos de jogo 59'
Palotás Gol marcado aos 75 minutos de jogo 75', Gol marcado aos 83 minutos de jogo 83'
Público: 13 000
Árbitro: FrançaFRA Raymond Vincenti

20 de junho Hungria 8 – 3 Alemanha Alemanha Ocidental St. Jakob-Park, Basileia
16:50
Kocsis Gol marcado aos 3 minutos de jogo 3', Gol marcado aos 21 minutos de jogo 21', Gol marcado aos 67 minutos de jogo 67', Gol marcado aos 78 minutos de jogo 78'
Puskás Gol marcado aos 17 minutos de jogo 17'
Hidegkuti Gol marcado aos 50 minutos de jogo 50', Gol marcado aos 54 minutos de jogo 54'
Tóth Gol marcado aos 73 minutos de jogo 73'
Pfaff Gol marcado aos 25 minutos de jogo 25'
Rahn Gol marcado aos 77 minutos de jogo 77'
Herrmann Gol marcado aos 81 minutos de jogo 81'
Público: 56 000
Árbitro: InglaterraENG William Ling
20 de junho Turquia Turquia 7 – 0 Coreia do Sul Coreia do Sul Charmilles, Genebra
17:00
Suat Gol marcado aos 10 minutos de jogo 10', Gol marcado aos 30 minutos de jogo 30'
Lefter Gol marcado aos 24 minutos de jogo 24'
Burhan Gol marcado aos 37 minutos de jogo 37', Gol marcado aos 64 minutos de jogo 64', Gol marcado aos 70 minutos de jogo 70'
Erol Gol marcado aos 76 minutos de jogo 76'
Árbitro: UruguaiURU Esteban Marino
Desempate
23 de junho Alemanha Ocidental Alemanha 7 – 2 Turquia Turquia Hardturm, Zurique
18:00
O. Walter Gol marcado aos 7 minutos de jogo 7'
Schäfer Gol marcado aos 12 minutos de jogo 12', Gol marcado aos 79 minutos de jogo 79'
Morlock Gol marcado aos 30 minutos de jogo 30', Gol marcado aos 60 minutos de jogo 60', Gol marcado aos 77 minutos de jogo 77'
F. Walter Gol marcado aos 62 minutos de jogo 62'
Mustafa Gol marcado aos 21 minutos de jogo 21'
Lefter Gol marcado aos 82 minutos de jogo 82'
Público: 17 000
Árbitro: FrançaFRA Raymond Vincenti

Grupo 3[editar | editar código-fonte]

Pos. Seleção Pts J V E D GP GC SG
1 Uruguai Uruguai 4 2 2 0 0 9 0 +9
2 Áustria Áustria 4 2 2 0 0 6 0 +6
3 Tchecoslováquia Tchecoslováquia 0 2 0 0 2 0 7 –7
4  Escócia 0 2 0 0 2 0 8 –8
16 de junho Uruguai Uruguai 2 – 0 Tchecoslováquia Tchecoslováquia Wankdorf, Berna
18:00
Míguez Gol marcado aos 72 minutos de jogo 72'
Schiaffino Gol marcado aos 81 minutos de jogo 81'
Público: 10 500
Árbitro: InglaterraENG Arthur Ellis
16 de junho Áustria Áustria 1 – 0  Escócia Hardturm, Zurique
18:00
Probst Gol marcado aos 33 minutos de jogo 33' Público: 25 000
Árbitro: BélgicaBEL Laurent Franken

19 de junho Uruguai Uruguai 7 – 0  Escócia St. Jakob-Park, Basileia
16:50
Borges Gol marcado aos 17 minutos de jogo 17', Gol marcado aos 47 minutos de jogo 47', Gol marcado aos 57 minutos de jogo 57'
Míguez Gol marcado aos 30 minutos de jogo 30', Gol marcado aos 83 minutos de jogo 83'
Abbadie Gol marcado aos 54 minutos de jogo 54', Gol marcado aos 85 minutos de jogo 85'
Público: 34 000
Árbitro: ItáliaITA Vincenzo Orlandini
19 de junho Áustria Áustria 5 – 0 Tchecoslováquia Tchecoslováquia Hardturm, Zurique
17:00
Stojaspal Gol marcado aos 3 minutos de jogo 3', Gol marcado aos 70 minutos de jogo 70'
Probst Gol marcado aos 4 minutos de jogo 4', Gol marcado aos 21 minutos de jogo 21', Gol marcado aos 24 minutos de jogo 24'
Público: 26 000
Árbitro: JugosláviaIUG Vasa Stefanović

Grupo 4[editar | editar código-fonte]

Pos. Seleção Pts J V E D GP GC SG
1 Suíça Suíça 4 3 2 0 1 6 4 +2
2 Inglaterra Inglaterra 3 2 1 1 0 6 4 +2
3 Itália Itália 2 3 1 0 2 6 7 –1
4 Bélgica Bélgica 1 2 0 1 1 5 8 –3
17 de junho Suíça Suíça 2 – 1 Itália Itália Stade Olympique de la Pontaise, Lausana
17:50
Ballaman Gol marcado aos 18 minutos de jogo 18'
Hügi Gol marcado aos 78 minutos de jogo 78'
Boniperti Gol marcado aos 44 minutos de jogo 44' Público: 40 749
Árbitro: BrasilBRA Mário Vianna
17 de junho Inglaterra Inglaterra 4 – 4 (pro.) Bélgica Bélgica St. Jakob-Park, Basileia
18:10
Broadis Gol marcado aos 26 minutos de jogo 26', Gol marcado aos 63 minutos de jogo 63'
Lofthouse Gol marcado aos 36 minutos de jogo 36', Gol marcado aos 91 minutos de jogo 91'
Anoul Gol marcado aos 5 minutos de jogo 5', Gol marcado aos 71 minutos de jogo 71'
Coppens Gol marcado aos 67 minutos de jogo 67'
Dickinson Gol contra marcado aos 94 minutos de jogo 94'
Público: 14 000
Árbitro: Alemanha OcidentalFRG Emil Schmetzer

20 de junho Itália Itália 4 – 1 Bélgica Bélgica Cornaredo, Lugano
17:00
Pandolfini Gol marcado aos 41 minutos de jogo 41' (pen.)
Galli Gol marcado aos 48 minutos de jogo 48'
Frignani Gol marcado aos 58 minutos de jogo 58'
Lorenzi Gol marcado aos 78 minutos de jogo 78'
Anoul Gol marcado aos 81 minutos de jogo 81' Público: 24 000
Árbitro: ÁustriaAUT Carl Erich Steiner
20 de junho Inglaterra Inglaterra 2 – 0 Suíça Suíça Wankdorf, Berna
17:10
Mullen Gol marcado aos 43 minutos de jogo 43'
Wilshaw Gol marcado aos 69 minutos de jogo 69'
Público: 43 119
Árbitro: HungriaHUN Istvan Zsolt
Desempate
23 de junho Suíça Suíça 4 – 1 Itália Itália St. Jakob-Park, Basileia
18:00
Hügi Gol marcado aos 14 minutos de jogo 14', Gol marcado aos 85 minutos de jogo 85'
Ballaman Gol marcado aos 48 minutos de jogo 48'
Fatton Gol marcado aos 90 minutos de jogo 90'
Nesti Gol marcado aos 67 minutos de jogo 67' Público: 28 655
Árbitro: País de GalesWAL Griffiths

Fase Final[editar | editar código-fonte]

Quartas de final Semifinais Final
                   
27 de Junho - Genebra        
 Alemanha Alemanha Ocidental  2
30 de Junho – Basileia
  Iugoslávia  0  
 Alemanha Alemanha Ocidental  6
26 de Junho - Lausana
   Áustria Áustria  1  
 Áustria Áustria  7
4 de Julho – Berna
 Suíça Suíça  5  
 Alemanha Alemanha Ocidental  3
27 de Junho - Berna
    Hungria  2
  Hungria  4
30 de Junho - Lausana
 Brasil Brasil  2  
  Hungria (pro.)  4 Terceiro Lugar
26 de Junho – Basileia
   Uruguai Uruguai  2  
 Uruguai Uruguai  4  Áustria Áustria  3
 Inglaterra Inglaterra  2    Uruguai Uruguai  1
3 de Julho - Zurique

Quartas de final[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Áustria 7–5 Suíça (1954)
26 de junho Áustria Áustria 7 – 5 Suíça Suíça Stade Olympique de la Pontaise, Lausana
17:00
Wagner Gol marcado aos 27 minutos de jogo 27', Gol marcado aos 52 minutos de jogo 52', Gol marcado aos 58 minutos de jogo 58'
A. Körner Gol marcado aos 26 minutos de jogo 26', Gol marcado aos 34 minutos de jogo 34'
Ocwirk Gol marcado aos 32 minutos de jogo 32'
Probst Gol marcado aos 76 minutos de jogo 76'
Ballaman Gol marcado aos 16 minutos de jogo 16', Gol marcado aos 84 minutos de jogo 84'
Hügi Gol marcado aos 17 minutos de jogo 17', Gol marcado aos 23 minutos de jogo 23', Gol marcado aos 58 minutos de jogo 58'
Público: 30 340
Árbitro: EscóciaSCO Charlie Faultless

26 de junho Uruguai Uruguai 4 – 2 Inglaterra Inglaterra St. Jakob-Park, Basileia
17:00
Borges 5'
Varela 39'
Schiaffino 46'
Ambrois 78'
Lofthouse 16'
Finney 67'
Público: 28 000
Árbitro: ÁustriaAUT Carl Erich Steiner

Ver artigo principal: Batalha de Berna
27 de junho Hungria 4 – 2 Brasil Brasil Wankdorf, Berna
17:00
Hidegkuti Gol marcado aos 4 minutos de jogo 4'
Kocsis Gol marcado aos 7 minutos de jogo 7', Gol marcado aos 88 minutos de jogo 88'
Lantos Gol marcado aos 60 minutos de jogo 60'
Djalma Santos Gol marcado aos 18 minutos de jogo 18' (pen.)
Julinho Gol marcado aos 65 minutos de jogo 65'
Público: 40 000
Árbitro: InglaterraENG Arthur Ellis

27 de junho Alemanha Ocidental Alemanha 2 – 0  Iugoslávia Charmilles, Genebra
17:00
Horvat Gol contra marcado aos 9 minutos de jogo 9'
Rahn Gol marcado aos 85 minutos de jogo 85'
Público: 17 000
Árbitro: HungriaHUN Istvan Zsolt

Semifinais[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Hungria 4 x 2 Uruguai (1954)
30 de junho Hungria 4 – 2 (pro.) Uruguai Uruguai Stade Olympique de la Pontaise, Lausana
18:00
Czibor Gol marcado aos 13 minutos de jogo 13'
Hidegkuti Gol marcado aos 46 minutos de jogo 46'
Kocsis Gol marcado aos 111 minutos de jogo 111', Gol marcado aos 116 minutos de jogo 116'
Hohberg Gol marcado aos 75 minutos de jogo 75', Gol marcado aos 86 minutos de jogo 86' Árbitro: País de GalesWAL Benjamin Griffiths

30 de junho Alemanha Ocidental Alemanha 6 – 1 Áustria Áustria St. Jakob-Park, Basileia
18:00
Schäfer Gol marcado aos 31 minutos de jogo 31'
Morlock Gol marcado aos 47 minutos de jogo 47'
F. Walter Gol marcado aos 54 minutos de jogo 54' (pen.), Gol marcado aos 64 minutos de jogo 64' (pen.)
O. Walter Gol marcado aos 61 minutos de jogo 61', Gol marcado aos 89 minutos de jogo 89'
Probst Gol marcado aos 51 minutos de jogo 51' Público: 58 000
Árbitro: ItáliaITA Vincenzo Orlandini

Disputa pelo terceiro lugar[editar | editar código-fonte]

3 de julho Áustria Áustria 3 – 1 Uruguai Uruguai Hardturm, Zurique
17:00
Stojaspal Gol marcado aos 16 minutos de jogo 16' (pen.)
Cruz Gol contra marcado aos 59 minutos de jogo 59'
Ocwirk Gol marcado aos 89 minutos de jogo 89'
Hohberg Gol marcado aos 22 minutos de jogo 22' Público: 32 000
Árbitro: SuíçaSUI Raymon Wyssling

Final[editar | editar código-fonte]

4 de julho Alemanha Ocidental Alemanha 3 – 2 Hungria Wankdorf, Berna
17:00
Morlock Gol marcado aos 10 minutos de jogo 10'
Rahn Gol marcado aos 18 minutos de jogo 18', Gol marcado aos 84 minutos de jogo 84'
Puskás Gol marcado aos 6 minutos de jogo 6'
Czibor Gol marcado aos 8 minutos de jogo 8'
Público: 62 500
Árbitro: InglaterraENG William Ling
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Alemanha Ocidental
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Hungria

Classificação final[editar | editar código-fonte]

A classificação final é determinada através da fase em que a seleção alcançou e a sua pontuação, levando em conta os critérios de desempate.

Pos. Seleção Gr Pts J V E D GP GC SG
Final
1 Alemanha Alemanha Ocidental 2 10 6 5 0 1 25 14 +11
2 Hungria 2 8 5 4 0 1 27 10 +17
Decisão do 3º lugar
3 Áustria Áustria 3 8 5 4 0 1 17 12 +5
4 Uruguai Uruguai 3 6 5 3 0 2 16 9 +7
Eliminados nas quartas de final
5 Suíça Suíça 4 4 4 2 0 2 11 11 0
6 Brasil Brasil 1 3 3 1 1 1 8 5 +3
7 Inglaterra Inglaterra 4 3 3 1 1 1 8 8 0
8  Iugoslávia 1 3 3 1 1 1 2 3 –1
Eliminados na fase de grupos
9 França França 1 2 2 1 0 1 3 3 0
10 Turquia Turquia 2 2 3 1 0 2 10 11 –1
11 Itália Itália 4 2 3 1 0 2 6 7 –1
12 Bélgica Bélgica 4 1 2 0 1 1 5 8 –3
13 México México 1 0 2 0 0 2 2 8 –6
14 Tchecoslováquia Tchecoslováquia 3 0 2 0 0 2 0 7 –7
15  Escócia 3 0 2 0 0 2 0 8 –8
16 Coreia do Sul Coreia do Sul 2 0 2 0 0 2 0 16 –16

Artilharia[editar | editar código-fonte]

11 gols
6 gols
4 gols
3 gols
2 gols
1 gol
Gols contra

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Copa do Mundo FIFA de 1954