Dicastério para as Igrejas Orientais – Wikipédia, a enciclopédia livre

Dicastério da Igreja Católica

Dicastério para as Igrejas Orientais
 
Dicasterium pro Eclesiis Orientalibus


Ereção Canônica: 1 de maio de 1917
Prefeito: Claudio Cardeal Gugerotti
Secretário: Michel Jalakh, O.A.M.
Sub-secretário: Filippo Ciampanelli [1]
Emérito: Leonardo Cardeal Sandri
Giorgio Demetrio Gallaro (secretário emérito)
Site: www.orientchurch.va/
Santa Sé · Igreja Católica
Projeto Catolicismo · uso desta caixa

O Dicastério para as Igrejas Orientais, (Dicasterium pro Eclesiis Orientalibus) que originou-se da Congregatio de Propaganda Fide pro negotiis ritus orientalis fundada pelo Beato Pio IX, em 6 de janeiro de 1862 com a Constituição Apostólica Romani Pontifices. O Papa Bento XV a desvinculou da Congregação para a Propagação da Fé, em 1º de maio de 1917 com o Motu Proprio Dei Providentis e a denominou Congregatio pro Ecclesia Orientali.

O Papa Paulo VI, com a Costituição Apostólica Regimini Ecclesiae Universae de 15 de agosto de 1967, modificando o nome para Congregatio pro Ecclesiis Orientalibus, seu nome atual.

Este dicastério recebeu institucionalmente do Sumo Pontífice o mandato de colocar-se próximo das Igrejas Orientais Católicas, para favorecer o seu crescimento, salvaguardar os seus direitos e manter-se viva e íntegra na Igreja Católica, através do seu patrimônio litúrgico, disciplinar e espiritual da Igreja latina, como aqueles das várias tradições cristãs orientais.

A sua competência foi notávelmente elevada pelo Papa Pio XI com o Motu Proprio Sancta Dei Ecclesia, de 25 de março de 1938. Mais recentemente os Papas Paulo VI, com a Constituição Apostólica Regimini Ecclesiae Universae e João Paulo II, com a Contituição Apostólica Pastor Bonus definiram as competências deste dicastério, o qual exercita ad normam iuris sobre as eparquias, sobre os bispos, sobre o clero, sobre os religiosos e sobre os fiéis de rito oriental que faculta as Congregações para os Bispos, para o Clero, para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica e para a Educação Católica, como respectivamente sobre as dioceses, sobre os Bispos, sobre o clero, sobre os religiosos e sobre os fiéis de rito latino.

Com a promulgação da Constituição apostólica Prædicate Evangelium, em seus artigos de 82 a 87, altera seu nome para Dicastério para as Igrejas Orientais e ajusta algumas de suas atribuições.[2]

Fazem parte da Congregação para as Igrejas Orientais vários clérigos importantes, nomeadamente os seis Patriarcas e quatro Arcebispos maiores de rito católico oriental.

Está sediada no Palazzo della Congregazione per le Chiese orientali, na Via della Conciliazione, em Roma.

Prefeitos[editar | editar código-fonte]

Nome Período Notas
Prefeitos
Claudio Cardeal Gugerotti 2022 Atual
Leonardo Cardeal Sandri 2007-2022 Emérito
Ignace Moussa I Cardeal Daoud 2000-2007
Achille Cardeal Silvestrini 1991-2000
Duraisamy Simon Cardeal Lourdusamy 1985-1991
Władysław Cardeal Rubin 1980-1985
Paul-Pierre Cardeal Philippe, O.P. 1973-1980
Maximilien Cardeal de Fürstenberg 1756-1763
Gustavo Cardeal Testa 1967-1968

Referências