Condado de Saboia – Wikipédia, a enciclopédia livre



Comté de Savoie
Condado de Saboia

Condado
do Sacro Império Romano-Germânico

1003 – 1416

Brasão de Saboia

Brasão



Localização de Saboia
Localização de Saboia
Condado de Saboia
Continente Europa
Capital Chambéry
Língua oficial italiano, francês
Governo Condado
História
 • 1003 Humberto I de Saboia
 • 1416 Amadeu VIII de Saboia

O Condado de Saboia (ou Savoia) (em latim: Comitatus Sabaudiae; em francês: Comté de Savoie; em italiano: Contea di Savoia) foi um Estado integrado ao Sacro Império Romano-Germânico que existiu entre 1003 e 1416, quando seus governantes obtiveram o título de duque e o Estado passou a chamar-se Ducado de Saboia.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O território do condado estendia-se pelos vales alpinos entre a Itália e a França, ocupando as zonas próximas das cidades de Chambéry, nos territórios da atual Saboia e Alta Saboia, assim como o Vale de Aosta, os territórios do Piemonte, Nice e alguns cantões suíços.

O condado de Saboia, que estava rodeado de vários países ou pagos, corresponde ao Pago Savogense (pagus Savogensis)[1] e estava rodeado a oeste pelo Pago Belicense (Bugey), a Este pelo Pago Genevense [2] (Condado de Genebra) e o Pago Tarentácio (Tarentaise), ao Sul pelo Pago Maurianense (Condado de Maurienne) e o Pago Gracianopolitano (Delfinado).

História[editar | editar código-fonte]

Criação do condado[editar | editar código-fonte]

O condado foi criado em 1003 por Humberto I de Saboia, para aumentar as suas possessões nos Alpes e no Norte da península Itálica. Depois da desagregação total do Reino de Borgonha no ano de 1032, o imperador Conrado II concedeu plenos poderes a Humberto I de Saboia, iniciador da dinastia de Saboia e permitiu-lhe que utilizasse a águia real alemã como brasão de armas. A cidade de Chambéry, a mais importante da época naquela região, foi designada como capital.

O casamento de Adelaide de Susa, marquesa de Turim, com Otão de Saboia proporcionou a união dos territórios de Saboia aos dos Vales de Susa e do marquesado de Turim , território que se estendia pelo Piemonte. Em 1388 a cidade de Nice é colocada sob a protecção do Condado de Saboia, o pacto que a cidade nunca é entregue ao francês. A participação de Amadeu III de Saboia na Segunda Cruzada, onde morreu, permitiu a incorporação da cruz dos cruzados no brasão.

Cruzada Saboia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Cruzada Saboia

Criação do ducado[editar | editar código-fonte]

Em 1416, o imperador Sigismundo I elevou o título de Amadeu VIII de Saboia de conde a duque, estabelecendo então a nova denominação como Ducado de Saboia.

Brasões[editar | editar código-fonte]

Lista dos senhores de Saboia[editar | editar código-fonte]

Ver o Lista dos senhores da Casa de Saboia com nomes de condes, duques e reis relacionados com a Casa de Saboia.

Referências

  1. Primeira citação feita Citação: donation d'Arbin par l'évêque de Maurienne au monastère de Savigny (1022), in Revue savoisienne, Académie florimontane, 1867, p.51
  2. Pagus Genevensis - Maio 2021

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Alessandro Barbero, o Ducado de Saboia, o tribunal de um Estado da Administração franco-italiana, Roma-Bari 2002, ISBN 88-420-6708-3