Comitê Paralímpico Internacional – Wikipédia, a enciclopédia livre

Comitê Paralímpico Internacional
Comitê Paralímpico Internacional
Fundação 2 de setembro de 1989 (34 anos)
Sede Bona, Alemanha
Línguas oficiais Alemão
presidente Andrew Parsons

O Comité Paralímpico Internacional (português europeu) ou Comitê Paralímpico Internacional (português brasileiro) é uma organização não governamental internacional sem fins lucrativos para os desportos de elites destinados a atletas com deficiências.[1] Fundado a 22 de Setembro de 1989, a missão da organização é permitir os atletas Paralímpicos a alcançar a excelência esportiva e inspirar o mundo. A estrutura do IPC é feita de representantes de 174 Comitês Paralímpicos Nacionais, quatro Organizações Internacionais para o Desporto destinado aos deficientes, cinco organizações regionais, e seis federações internacionais esportivas. O IPC está sediado em Bonn, Alemanha.

Na Cerimônia de Encerramento das Paralimpíadas de Verão de 2004, em 28 de setembro de 2004, o IPC apresentou sua nova linguagem visual. Quando Atenas entregou a bandeira a Pequim foi mostrado um novo logo consistindo em três Agitos: 1 vermelho, 1 azul e 1 verde, três cores que são amplamente representadas nas bandeiras nacionais em todo o mundo. Os Agitos estão relacionados com o lema do IPC, Espírito em Movimento. O antigo logo do IPC era composto de 3 Tae-Geuks, um símbolo decorativo coreano, e simbolizou os componentes mais significantes no ser humano: Mente, Corpo, Espírito. O logo baseado nos Tae-Geuks foi introduzido nas Paralimpíadas de Verão de 1988 com 5 Tae-Geuks dispostos e coloridos de forma semelhante aos anéis Olímpicos.

Sede do CPI em Bona, na Alemanha.

O nome "Paralímpico" deriva do Grego "para" ("ao lado" ou "paralelo") -, e não tem a ver com paralisia ou paraplegia.

O IPC organiza os Jogos Paralímpicos e outros eventos desportivos. O IPC e os Comitês Paralímpicos Nacionais organizam Jogos Paralímpicos nacionais para competições de alto nível a nível nacional.

Quinze membros do Quadro Governamental supervisionam o IPC entre reuniões da Assembleia Geral. O atual Presidente do IPC é o brasileiro Andrew Parsons,quando assumiu o cargo se tornou membro do Comitê Olímpico Internacional.

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Ano Presidente
1989 – 2001 Canadá Robert Steadward
2001 – 2017 Reino Unido Philip Craven
2017 – atual Brasil Andrew Parsons

Referências

  1. «Paralympic Games». Britannica (em inglês). Consultado em 3 de março de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre desporto/esporte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.