Comissão Militar Central (China) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Comissão Militar Central do Partido Comunista da China
中国共产党中央军事委员会
Zhōngguó Gòngchǎndǎng Zhōngyāng Jūnshì Wěiyuánhuì
Zhōnghuá Rénmín Gònghéguó Zhōngyāng Jūnshì Wěiyuánhuì
Emblema nacional da China
Emblema nacional da China
Resumo da agência
Formação
  • 28 setembro 1954; há 69 anos (partido)
  • 18 junho 1983; há 40 anos (estado)
Jurisdição ChinaExército de Libertação Popular
Executivos da agência Presidente da Comissão Militar Central do Partido Comunista da China Xi Jinping
Agência mãe Partido Comunista da China
O CMC está instalado no mesmo prédio do Ministério da Defesa Nacional, o 'Edifício 1º de agosto'

A Comissão Militar Central ( CMC ) é a mais alta organização de defesa nacional da República Popular da China . Ele opera dentro do Partido Comunista Chinês (PCCh) sob o nome de "Comissão Militar Central do Partido Comunista da China" e como o ramo militar do governo central sob o nome de "Comissão Militar Central da República Popular da China".

Sob o arranjo de "uma organização com dois nomes", ambas as comissões têm pessoal, organização e função idênticas e operam sob os sistemas partidário e estatal.  A hierarquia paralela da comissão permite que o PCC supervisione as atividades políticas e militares do Exército de Libertação Popular (PLA),  incluindo a emissão de diretrizes sobre nomeações de altos funcionários, envio de tropas e gastos com armas.

O CMC é presidido por Xi Jinping , secretário-geral do Partido Comunista Chinês e líder supremo . Quase todos os membros são generais de alto escalão, mas os cargos mais importantes sempre foram ocupados pelos líderes mais altos do partido para garantir a lealdade das forças armadas.  A CMC controla mais de 6,8 milhões de funcionários.[1]

O CMC está sediado no complexo do Ministério da Defesa Nacional ("Edifício 1º de agosto ou 'Oito-Um'") no oeste de Pequim.

Referências

  1. «BBC NEWS». web.archive.org. 14 de maio de 2017. Consultado em 26 de outubro de 2022