Colégio Moderno – Wikipédia, a enciclopédia livre

Colégio Moderno
Colégio Moderno
Entrada do Colégio Moderno
Informação
Localização Campo Grande, Alvalade, Lisboa
Fundação 1936
Diretor(a) Isabel Barroso Soares
Página oficial
http://www.colegiomoderno.pt

O Colégio Moderno (CM) é um estabelecimento de ensino privado localizado no Campo Grande, em Lisboa.

Tem cerca de 2000 alunos divididos em quatro secções que vão dos bebés ao final do Ensino Secundário: Infantário (4 meses aos 2 anos), Infantil (3 aos 5 anos), Primária (1.º Ciclo do Ensino Básico) e Liceu (2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário). Além dos programas curriculares destes níveis de ensino, oferece atividades extracurriculares como Música, Ballet, Ginástica, Judo, Ténis, Andebol e Futebol.

Mantém, ainda, um protocolo com o British Council para o ensino de inglês por professores ingleses. Desde 2012/13, o Colégio tem uma Escola de Música aberta a alunos externos.

História[editar | editar código-fonte]

O Colégio foi fundado pelo pedagogo João Lopes Soares, pai do político português Mário Soares, em 1936, com base nos grandes valores humanistas e propondo uma educação não limitada ao ensino, promovendo também o respeito pelo outro, pela diferença e a defesa da solidariedade. .[carece de fontes?]

De início o Colégio oferecia as opções de externato e internato, tendo nascido como uma escola mista. O Estado Novo instituiu a separação dos sexos nas escolas, pelo que o Colégio passou a ser masculino. Só depois da Revolução de 25 de Abril de 1974 voltou a ter rapazes e raparigas.

De início ia da Escola Primária ao 7.º ano do Liceu, que era o último. No início dos anos 1960 criou-se a Infantil (3 aos 5 anos) e um curso noturno para adultos, que terminaria no início dos anos 1970. Na década seguinte nasceria o infantário (dos 4 meses aos 2 anos). Hoje um aluno pode frequentar o Colégio desde o berço até ir para a Universidade.

A Diretora do Colégio é, desde 1985, a psicóloga Isabel Soares, neta do fundador. Foram seus antecessores no cargo figuras como Mário Soares, José Luís Mota Costa e Rogério Araújo.

Docentes[editar | editar código-fonte]

No mesmo já leccionaram:

Alumni[editar | editar código-fonte]

Muitos alunos do Colégio Moderno tornaram-se figuras de relevo em diversas áreas da vida pública portuguesa. Contam-se entre eles:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre escolas ou colégios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.