Clube Nacional Borbense – Wikipédia, a enciclopédia livre

Nacional
Nome Clube Nacional Borbense
Alcunhas Naça de Borba
Camaleão Borbense
Torcedor(a)/Adepto(a) Nacionalino
Mascote Camaleão
Fundação 1 de janeiro de 1989 (35 anos)
Estádio Jabotão
Capacidade 4.000 espectadores
Localização Borba, Amazonas, Brasil
Competição Licenciado
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Clube Nacional Borbense (ou Associação Recreativa Clube Nacional Borbense) ou Borbense é uma agremiação esportiva da cidade de Borba, no Amazonas. O clube profissionalizou-se no futebol do estado em 2013 e participa de torneios oficiais de futsal do estado onde obtém destaque.

História[editar | editar código-fonte]

O Nacional nasceu do projeto do ex-jogador Robsoney Fonseca com seus irmãos Roberto Jaime e José Rodenilson. Torcedor do Nacional de Manaus, Robsoney usou este como inspiração para o nome e o escudo do novo clube, que ficou conhecido como Naça de Borba.

Foi inicialmente fundado apenas para a prática do futsal, dando inicio às atividades no futebol de campo apenas em 13 de Abril de 2004. Representando a cidade de Borba, disputou campeonatos amadores até 2013. Filiou-se à Federação Amazonense de Futebol naquele ano e logo disputou a Segunda Divisão, obtendo o acesso na sua primeira partipação.

No Esporte Amador

Fundado em 1989, iniciou a sua história no futsal, disputando torneios importantes como a Copa TV Amazonas de Futsal[1]. A partir de 2004 o Nacional de Borba, que já tinha uma notoriedade municipal e uma grande torcida, iniciou sua trajetória nos campos. Inicialmente disputou torneios amadores, como a Copa dos Rios, representando a cidade de Borba e, em 2013, contatou a FAF com o objetivo de profissionalizar-se e, neste mesmo ano, disputou sua primeira competição profissional, a Série B do Amazonense daquele ano.

Profissionalização[editar | editar código-fonte]

O clube borbense, depois de obter sucesso no amadorismo, resolveu focar objetivos maiores, como a disputa do Campeonato Amazonense de Futebol. Depois de convites da FAF, a profissionalização veio em 2013 para disputar a Série B do Amazonense.[2][3] É oficialmente o segundo clube profissional a representar a calha do Rio Madeira, o primeiro foi o CDC Manicoré.

Com duas vitórias e 6 pontos nos dois turnos, o Camaleão foi 2º colocado e, consequentemente, conquistou o acesso à primeira divisão no ano seguinte.


No Futebol Profisional

Em 2014, o Borbense estreou na elite do Campeonato Amazonense após ser o Vice-campeão da Série B no ano anterior, a equipe chegou na elite cotada como uma das agremiações que lutariam contra o rebaixamento, mas mostrou o contrário assim que o Estadual teve início. No primeiro turno, o time de Borba se classificou para as semifinais, venceu o jogo de ida, porem acabou derrotado no de volta pelo Princesa do Solimões.

Já no returno, na fase de grupos, a equipe ficou a um ponto de, mais uma vez, figurar entre os quatro melhores times do Estado. Na somatória de pontos, o Borbense ficou na quarta posição geral com 18 pontos conquistados ( foram cinco vitórias, três empates e três derrotas) - atrás apenas de Nacional, Princesa do Solimões e Fast Clube.

Série A 2015 e Rebaixamento em 2016

Em 2015 o clube não obteve o grande sucesso do ano anterior, mas ainda assim se manteve na Primeira Divisão. Em 2016 veio o rebaixamento, num torneio de apenas sete clubes, com a última posição. Desde então o clube encontra-se sem disputar partidas oficiais.

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Nome

O clube foi fundado oficialmente como Associação Recreativa - Clube Nacional Borbense mas ficou conhecido na imprensa estadual apenas como Borbense e não como Nacional, como era esperado. O uso de Borbense se deu como forma de identificar o gentílico do município de Borba, o qual o clube representa. A exemplo do Fast Clube, que também é Nacional.

Escudo

O escudo do Nacional Borbense é similar ao do Nacional de Manaus, porém, utilizando a cor amarela no círculo central e as letras ARCNB.

Mascote

O mascote oficial do clube é o Camaleão[4].

Uniforme

O uniforme principal é completamente azul[5], o numero dois é todo branco[6].

Diretoria atual[editar | editar código-fonte]

  • Presidente: José Rodenilson da Fonseca Sá
  • Vice-Presidente: Francisco Robsoney Fonseca de Sá
  • Tesoureiro: Roberto Jaime da Fonseca Sá

Torcidas[editar | editar código-fonte]

  • Torcida Camaleão Borbense (ativa)

Títulos[editar | editar código-fonte]

Futebol[editar | editar código-fonte]

  • Campeonato Borbense de Futebol: 04 (em seis disputas). (amador)
  • Copa dos Campeões do Rio Madeira: 01 (amador)

Futsal[editar | editar código-fonte]

  • Copa TV Amazonas de Futsal (Fase Interior): 01 (amador)
  • Campeonato Borbense de Futsal: 08 (amador)
  • Copa Borba: 03 (amador)
  • Copa dos Rios de Futsal (Calha do Rio Madeira): 02 (amador)

Retrospecto[editar | editar código-fonte]

Amazonas Campeonato Amazonense
Ano 2014 2015 2016
Pos.


Referências