Clostridium difficile – Wikipédia, a enciclopédia livre

Como ler uma infocaixa de taxonomiaClostridium difficile
C. difficile
C. difficile
Classificação científica
Reino: Bacteria
Filo: Firmicutes
Classe: Clostridia
Ordem: Clostridiales
Família: Clostridiaceae
Género: Clostridium
Espécie: C. difficile
Nome binomial
Clostridium difficile
Hall & O'Toole, 1935

Clostridium difficile é um bacilo Gram-positivo) comensal do tracto gastrointestinal responsável por doenças gastrointestinais associadas a antibióticos, que variam desde uma diarreia até uma Colite pseudomembranosa.[1]

O uso de antibióticos permite o crescimento excessivo destes microorganismos e aumenta a susceptibilidade do paciente à aquisição exógena do C. difficile.

Esta bactéria tem como factores de virulência o factor de adesão (medeia a ligação às células humanas), a formação de esporos (permite a sobrevivência do microorganismo graças à sua resistência), a hialuronidase (actividade hidrolítica) e as toxinas A (enterotoxina) e B (citotoxina).

Os esporos formados são muito difíceis de serem eliminados, podendo permanecer em hospitais durante meses e daí resultar uma importante fonte de surtos hospitalares da doença por Clostridium difficile.

Tratamento[editar | editar código-fonte]

Em 2022, o Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados (Nice, na sigla em inglês) do Reino Unido recomendou o transplante de fezes como tratamento contra infeções intestinais provocadas pela bactéria Clostridium difficile[2].

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Clostridium difficile
Ícone de esboço Este artigo sobre Bactérias é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.