Claudius Dornier – Wikipédia, a enciclopédia livre

Claudius Dornier
Claudius Dornier
Nascimento 14 de maio de 1884
Kempten, Império alemão
Morte 5 de dezembro de 1969 (85 anos)
Zug, Suíça
Nacionalidade alemão
Cidadania França, Alemanha
Filho(a)(s) Claudius Dornier, Peter Dornier, Silvius Dornier, Christoph Dornier
Alma mater
Ocupação engenheiro
Prêmios Anel Ludwig Prandtl (1959)

Claude "Claudius" Honoré Desiré Dornier (Kempten, Alemanha, 14 de maio de 1884Zug, Suíça, 5 de dezembro de 1969)[1] foi um fabricante de aviões e fundador da empresa Dornier e Wehrwirtschaftsführer o regime nazista. Seu legado permanece nos aviões que receberam seu nome depois de sua morte, incluindo o Dornier Do 18 e o Dornier Do X o "barco voador" de 12 motores, por décadas o maior e mais poderoso avião do mundo.

Filho de Dauphin-Désiré Dornier um francês importador de vinhos e sua esposa alemã, Mathilde Buck, Claude Dornier nasceu na Baviera, onde cresceu e frequentou a escola, tendo a ciência como o seu principal interesse. Dornier, em seguida, mudou-se para Munique, onde graduou-se em 1907 na Universidade Técnica.

Como engenheiro, trabalhou em cálculos de resistência na Nagel Engineering Works, em Karlsruhe. Em 1910, ele se juntou a Luftschiffbau Zeppelin em Friedrichshafen, onde sua capacidade rapidamente atraiu a atenção de Ferdinand von Zeppelin. Logo foi designado como orientador da equipe científica. Dornier começou a criar novos desenhos, estudar materiais e ligas metálicas e estruturas mais leves e mais tarde a projetar grandes hidroaviões. Dornier é também reconhecido na história da aviação alemã por seu projeto único de propulsores.

Frequentemente empregava dois motores em linha com uma hélice tratora na parte frontal (que puxava a aeronave para a frente) e outra propulsora na parte traseira (que a empurrava para a frente).

Seu segundo filho, Peter Dornier (1917-2002) tomou parte na reconstrução da indústria da aviação alemã depois da Segunda Guerra Mundial. Ele era também conhecido por várias inovações, incluindo o Dornier Do 335 e por fazer o protótipo da aeronave de transporte a jato de decolagem vertical, o Dornier Do 31.

A empresa Dornier fabrica atualmente equipamentos médicos, como um litotriptor para tratar pedras nos rins.

Referências

  1. «LUFTWAFFE 39-45». www.luftwaffe39-45.historia.nom.br. Consultado em 12 de maio de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Claudius Dornier
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.