Cláudia Pulcra (esposa de Octávio) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Cláudia Pulcra
Cláudia Pulcra (esposa de Octávio)
портрет из сборника биографий Promptuarii Iconum Insigniorum (1553)
Nascimento Desconhecido
Roma Antiga
Morte Desconhecido
Desconhecido
Cidadania Roma Antiga
Progenitores
Cônjuge Augusto, Gnaeus Lartius
Filho(a)(s) Lartia
Irmão(ã)(s) Publius Claudius Pulcher, Gaius Scribonius Curio, Marco Antônio Antilo, Julo Antônio

Cláudia Pulcra (nascida a 57 a.C. ou 56 a.C.) foi a filha de Fúlvia pelo seu primeiro marido Públio Clódio Pulcro. Era filha adoptiva de Marco António.

Marco António foi o terceiro marido da mãe de Cláudia. Tal como Públio, Marco António aceitou de bom grado o dinheiro de Fúlvia para financiar a sua carreira. Após o assassinato de Júlio César, Marco António formou o segundo triunvirato com Octaviano e Lépido. Para solidificar esta aliança, Fúlvia ofereceu a mão de Cláudia a Octaviano, e este aceitou.

Pouco se sabe sobre o seu casamento e pouca informação existe sobre Cláudia. Após algum tempo Otaviano decide divorciar-se de Cláudia, mas Fúlvia opõe-se e entra em acção e reúne oito legiões em Itália para lutar juntamente com Lúcio António pelos interesses de Marco António, dando inicio à Guerra de Perúsia. Durante o inverno entre 41 a.C. e 40 a.C., o exército de Octaviano fez um cerco à cidade de Roma, obrigando Fúlvia e as suas forças a renderem-se. Fúlvia foi então enviada para o exílio em Sicião, onde morreu de doença ainda no mesmo ano.

Octávio divorciou-se de Cláudia para se casar com Escribónia, com quem teria a sua única filha Júlia, a Velha. [1]

O casamento com Octávio nunca chegou a ser consumado, fazendo com que ele a devolvesse à sua mãe com uma carta a informar como se estivesse a devolver um objecto novo que nunca havia saído de dentro da caixa. [2]

Referências

  1. William Smith, Dictionary of Greek and Roman Biography and Mythology, Claudia (12)
  2. Suetônio, Augustus 60. 1; Dião Cássio, Roman History 48. 5. 3.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.