Cidade de Westminster – Wikipédia, a enciclopédia livre

Cidade de Westminster
City of Westminster
Panorama da Cidade de Westminster
Panorama da Cidade de Westminster
Panorama da Cidade de Westminster
Brasão oficial de Cidade de Westminster
Brasão
Apelido: "The City, The Square Mile"
Lema: "Custodi Civitatem Domine
Latim:
Custodie a cidade, O Senhor"
Localização da Cidade de Westminster na Região de Londres
Localização da Cidade de Westminster na Região de Londres
Localização da Cidade de Westminster na Região de Londres
Coordenadas 51° 29' 58" N 0° 08' 34" O
País  Inglaterra,
 Reino Unido
Região Região de Londres
Prefeito Ruth Bush
Área  
  Total 21,48 km²
População  
  Cidade 255,324[1]
    Densidade   12,000/km²
Website: www.westminster.gov.uk

A Cidade de Westminster (em inglês: City of Westminster) é uma cidade da Região de Londres, situada a oeste e contígua da Cidade de Londres (City of London, ou simplesmente The City) e ao norte do rio Tâmisa. Ocupa a maior parte da área central de Londres, incluindo a maior parte do West End.

Em 1965 foram anexados os antigos distritos de St. Marylebone e Paddington, situados mais ao norte; deste modo, a atual Cidade de Westminster cobre uma área muito mais extensa que no passado.

História[editar | editar código-fonte]

Vista parcial da Cidade de Westminster.

O nome foi usado historicamente para descrever a área em torno da Abadia de Westminster - o West Minster, ou "igreja de mosteiro" em inglês, que emprestou seu nome ao local - que tem sido a sede do governo da Inglaterra por quase mil anos. O nome também é utilizado para a Cidade de Westminster, que inclui uma área geográfica maior.

O núcleo histórico da Cidade de Westminster é a antiga ilha de Thorney, na qual a Abadia foi construída. Esta tornou-se o local tradicional da coroação dos reis ingleses. O vizinho Palácio de Westminster (atualmente as Casas do Parlamento) passou a ser a principal residência real após a conquista normanda da Inglaterra, em 1066 e posteriormente abrigou o incipiente Parlamento e os tribunais do país. Embora mantivesse uma forte presença da Cidade de Londres devido à Torre de Londres, o monarca na verdade não residia ali (um local volátil e insalubre). Londres desenvolveu, portanto, dois pontos focais distintos - um econômico, na Cidade de Londres, e um político e cultural, na Cidade de Westminster, onde se estabelecera a corte real - uma divisão que ainda perdura nos tempos atuais.

Posteriormente, a monarquia mudou-se para outros palácios na cidade e os tribunais, para o "Royal Courts of Justice", próximo à divisa com a Cidade de Londres. A Cidade de Westminster, porém, continua a ser o centro do governo, já que contém o Parlamento e a maioria dos principais ministérios, ao longo da via chamada Whitehall. Assim sendo, o termo "Westminster" passou a ser usado como metonímia para o Parlamento e a comunidade política do Reino Unido em geral. Do mesmo modo, o serviço público britânico (o civil service) é referido como "Whitehall". "Westminster" também é empregado para referir o modelo britânico do sistema parlamentarista, surgido no Reino Unido.

Antes de 1965, a cidade era menor do que na atualidade. Neste ano, os dois distritos anteriores de Paddington e St. Marylebone foram amalgamados na Cidade de Westminster.

Distritos[editar | editar código-fonte]

A Cidade de Westminster cobre toda ou parte das seguintes áreas de Londres:

Pontos de interesse[editar | editar código-fonte]

A cidade contém a maior parte do setor chamado West End (extremo oeste), e alberga as principais instalações do governo do Reino Unido, como o Palácio de Westminster, Whitehall, e as Royal Courts of Justice (conhecido também como a Houses of Parliament, sede do Parlamento britânico). O Palácio de Buckingham e a Abadia de Westminster, símbolos da monarquia britânica, se encontram também neste distrito.

Uma boa parte de Londres mais conhecida se situa na Cidade de Westminster. Exemplos são: Charing Cross Road, Chinatown, Covent Garden, Downing Street, National Gallery, Oxford Street, Pall Mall, Piccadilly Circus, Royal Academy, Royal Opera House, Soho, St. James's Palace, St. Martin-in-the-Fields, Tate Britain, Trafalgar Square, Victoria Station.

Grandes parques fazem parte da Cidade de Westminster: Hyde Park, Kensington Gardens, Regent's Park, St. James's Park.

Pontes que fazem parte do distrito inculem: Chelsea Bridge, Cathedral Bridge, Hungerford Bridge, Grosvenor Bridge, Lambeth Bridge, Vauxhall Bridge, Waterloo Bridge e Westminster Bridge.

Transporte[editar | editar código-fonte]

Estação ferroviária de Charing Cross, vista do London Eye.

Ferroviário[editar | editar código-fonte]

Estações terminais:

Metrô[editar | editar código-fonte]

A Cidade de Westminster tem 27 estações de metrô e é servida por 10 das 11 linhas (a exceção é a linha Waterloo & City).

Educação[editar | editar código-fonte]

Universidades[editar | editar código-fonte]

Referências


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cidade de Westminster