Cidade subterrânea de Derinkuyu – Wikipédia, a enciclopédia livre

Interior da cidade subterrânea de Derinkuyu

A cidade subterrânea de Derinkuyu (poço profundo) é uma das várias cidades subterrâneas localizadas na Turquia, no ditrito de Derinkuyu, província de Nevşehir, na antiga região histórica da Capadócia.

Origem[editar | editar código-fonte]

Sua origem é controversa, alguns arqueólogos sugerem que os cristãos locais construíram a cidade nos primeiros séculos dC, ou então pelos frígios, por volta de 700 aC, outros por volta do ano 4 000 a.C., escavada por hititas[1], alguns ainda defendem que suas origens são ainda mais remotas, por volta do ano 9 000 a.C.. Isso embora a datação por carbono-14 realizada em esqueletos do cemitério paleocristão situado nessa cidade datam do ano 1 800 a.C.. Estima-se que a cidade começou a ser abandonada por completo por volta do século VIII d.C..

Arquitetura[editar | editar código-fonte]

A cidade é formada por 20 níveis, embora apenas 8 estejam abertos a visitação pública. Neles podem encontrar-se cisternas para armazenagem de azeite de oliva, armazéns de alimentos, cozinhas com sistema de dispersar fumaça de forma que não fosse notada na superfície, bares, poços de água, templos de culto, estábulos e até 52 tubos formando um incrível sistema de ventilação para que o ar entrasse e percorresse todos o níveis, até aos mais inferiores. A temperatura ambiente sempre gira em torno dos 13°C, independente da temperatura que faça na superfície, daí advém uma das teorias de sua origem, que poderia ter servido de refúgio, durante alguma era glacial. Outra teoria sugere que era usada como um refúgio para os locais se abrigarem do clima extremo. A Capadócia é caracterizada por invernos muitos frios e verões extremamente quentes[1].

Escavada em rocha vulcânica, a sua arquitetura é um tanto rudimentar, embora fossem usados sistemas engenhosos para bloquear a entrada de intrusos, como portas em forma de rodas esculpidas de uma rocha de consistência mais dura, daí supõe-se também que provavelmente essas cidades foram construídas como cidades de defesa.

Foram descobertas mais de 600 saídas à superfície e se calcula que essa cidade poderia albergar até 100.000 habitantes possuindo também um túnel com aproximadamente 8 km de extensão que a conecta com outra cidade subterrânea de Kaymaklı. A maior dessas cidades subterrâneas foi descoberta em 2007 em Gaziemir, no distrito de Güzelyurt, pertencente a uma antiga rota da seda, permitindo aos viajantes descansar em uma cidade-fortaleza sob o solo.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Las Rutas Prohibidas y otros Enigmas de la Historia, Javier Sierra.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cidade subterrânea de Derinkuyu