Cidade grande – Wikipédia, a enciclopédia livre

Cidade grande é um termo comumente usado em urbanismo para designar cidades que abriguem mais de 500 mil habitantes.[1]

Os grandes centros urbanos abrigam empresas e serviços de alto padrão e sofisticação, neles estão presentes universidades, centros de pesquisas, laboratórios, clínicas especializadas, além dos meios de comunicação de massa e revenda de produtos importados. Geralmente, esta categoria de cidade tem influência sobre o seu estado ou uma determinada região¹.

Uma definição mais antiga é a que foi dada pela Conferência Internacional de Estatística de 1887, que definia cidades grandes como sendo aquelas com mais de 100 mil habitantes.

Em Portugal por exemplo, Lisboa é considerada uma cidade grande tendo dentro do seu centro urbano cerca de 600 mil habitantes.

Exemplos de cidades grandes
A cidade de Feira de Santana sofreu grande urbanização a partir da década de 1960. Na foto, modernos edifícios no bairro Santa Mônica.
Ribeirão Preto, na RMRP, é um exemplo de cidade grande do Brasil.
Vista aérea da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «População das cidades médias cresce mais que no resto do Brasil». IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). 28 de julho de 2008. Consultado em 2 de agosto de 2008. Arquivado do original em 19 de agosto de 2009 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.