Christopher Pissarides – Wikipédia, a enciclopédia livre

Christopher Pissarides
Christopher Pissarides
Nascimento 20 de fevereiro de 1948 (76 anos)
Nacionalidade  Chipre
britânico
Alma mater Universidade de Essex
London School of Economics
Prêmios Nobel de Economia (2010)
Instituições London School of Economics
Campo(s) Economia do trabalho, teoria do ajuste

Christopher Antoniou Pissarides (em grego: Χριστόφορος Αντωνίου Πισσαρίδης; 20 de fevereiro de 1948) é um economista cipriota de nacionalidade britânica. Seu maior interesse de pesquisa é na área da macroeconomia, especialmente a economia do trabalho, o estudo do crescimento econômico e da política econômica. Pissarides recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 2010, junto a Dale Mortensen e Peter Diamond, por "sua análise dos mercados com fricções de procura".[1]

Pissarides é conhecido, principalmente, por sua contribuição à teoria do ajuste, e por estudar as relações entre o mercado de trabalho e a macroeconomia. Ele ajudou a desenvolver a função de ajuste (explicando as derivações do desemprego para o emprego numa determinada época), e foi um dos pioneiros em sua estimação.

Mais recentemente, Pissarides trabalhou no estudo das mudanças estruturais e do crescimento econômico.

O artigo científico mais influente de Pissarides é "Job Creation and Job Destruction in the Theory of Unemployment" (com Dale Mortensen), publicado na revista Review of Economic Studies em 1994. Esse trabalho desenvolveu as contribuições individuais que Mortensen e Pissarides haviam feito nas duas décadas anteriores.

O modelo Mortensen-Pissarides, resultante desse artigo, tornou-se excepcionalmente influente na macroeconomia moderna, e é, na atualidade, parte do currículo da maioria dos cursos de pós-graduação em Economia.

O livro "Equilibrium Unemployment Theory", de Pissarides, é uma referência na literatura macroeconômica do desemprego, está na sua segunda edição, e foi revisado após a colaboração de Pissarides e Mortensen, resultando na análise da geração e da destruição endógenas do emprego.

Em junho de 2020, tornou-se signatário do apelo internacional a favor da economia púrpura («Por um renascimento cultural da economia») publicado no Corriere della Sera,[2] El País[3] e Le Monde.[4]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Elinor Ostrom e Oliver Williamson
Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel
2010
com Peter Diamond e Dale Mortensen
Sucedido por
Thomas Sargent e Christopher Sims


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Christopher Pissarides