Christian Bale – Wikipédia, a enciclopédia livre

Christian Bale
Christian Bale
Bale em 2019, no Festival de Berlim
Nome completo Christian Charles Philip Bale
Nascimento 30 de janeiro de 1974 (50 anos)
Haverfordwest, Pembrokeshire,
País de Gales, Reino Unido
Nacionalidade britânico
norte-americano
Residência Santa Mônica, Califórnia,
Estados Unidos
Ocupação ator
Atividade 1982–presente
Cônjuge Sibi Blažić (c. 2000)
Filho(a)(s) 2
Oscares da Academia
Melhor ator coadjuvante
2011 – The Fighter
Globos de Ouro
Melhor ator em cinema - comédia ou musical
2019 - Vice
Melhor ator coadjuvante em cinema
2011 – The Fighter
Prémios Screen Actors Guild
Melhor elenco em cinema
2014 – American Hustle
Melhor ator coadjuvante
2011 – The Fighter
Prémios National Board of Review
Melhor atuação por um elenco
2015 – The Big Short
Melhor ator coadjuvante
2011 – The Fighter
Prémios Critics' Choice
Melhor ator em cinema
2019 – Vice
Melhor ator em comédia
2016 – The Big Short
2019 - Vice
Melhor ator coadjuvante em cinema
2011 - The Fighter
Melhor elenco
2011 - The Fighter
2014 - American Hustle

Christian Charles Philip Bale (Haverfordwest, 30 de janeiro de 1974) é um premiado ator britânico.[1] Em 2011 ele venceu o Óscar de melhor ator coadjuvante, o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante e o SAG Award de melhor ator coadjuvante pela atuação como Dicky Eklund na cinebiografia The Fighter.

Bale começou a chamar a atenção após sua atuação no filme Empire of the Sun, de Steven Spielberg, quando tinha treze anos, e ganhou mais algum destaque por interpretar Patrick Bateman em Psicopata Americano[2] de Mary Harron. Porém, ganhou reconhecimento internacional por viver Bruce Wayne / Batman em Batman Begins, The Dark Knight e The Dark Knight Rises (trilogia realizada por Christopher Nolan).[3][4]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Christian Bale nasceu em Haverfordwest, uma pequena cidade de Pembrokeshire, no País de Gales, filho do empreendedor, comerciante e piloto sul-africano David Bale.[5]

Para cada dez atores mirins que, quando adultos, não conseguem continuar sua carreira, existe um Christian Bale. O menino escolhido pessoalmente por Steven Spielberg para estrelar Império do Sol, cresceu e se tornou um dos talentos mais respeitados e um dos homens mais desejados de Hollywood.[carece de fontes?]

Bale, claro, prefere escorar-se mais no talento que na beleza física. Ambos ele herdou da mãe (uma bailarina) e dos avôs (que também eram atores). Estimulado pelo ambiente intelectual desde criança, Bale desenvolveu uma eterna paixão pela literatura (é leitor inveterado até hoje) e pelos palcos.[carece de fontes?]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Estreou cedo no teatro, aos dez anos, ao lado do comediante Rowan Atkinson (o Mr. Bean), em The Nerd. No mesmo ano, conseguiu seu primeiro papel na telinha: um comercial de cereais matinais. Depois, participou da minissérie Anastasia: The Mystery of Anna.

Em 1987, Bale estreava no cinema, e em grande estilo. Pegou o papel principal do drama da Segunda Guerra Mundial Império do Sol, do diretor Steven Spielberg. O filme era uma adaptação do romance de J. G. Ballard.

Império do Sol recebeu críticas pesadas, mas todas faziam ressalvas quanto à atuação de Bale como um jovem preso em um campo de concentração japonês. A fama trouxe convites para novos projetos, mas também tornou sua vida atribulada demais para um garoto de apenas 13 anos. "Era horrível", diz Bale. "Eu quase chorava durante as entrevistas e queria sair correndo das coletivas de imprensa, dizendo que ia no banheiro ou algo assim".[carece de fontes?]

Em 1988, Bale fez o sueco Mio min Mio (br: Mio na Terra da Magia) e voltou a ser dirigido por um grande diretor, Kenneth Branagh, em um filme de época, Henrique V. Sempre cuidadoso na escolha de seus papéis, em 1990 Bale preferiu fazer Treasure Island, um filme para a TV a cabo, só para poder trabalhar com o veteraníssimo Charlton Heston.

Bale também mostrou imensa dedicação para aprofundar-se o máximo possível em seus papéis. Seu ingresso para o refinado mundo do cinema adulto ocorreu com o musical Newsies, para o qual fez questão de aprender a cantar, dançar e, ainda mais difícil, falar com sotaque americano. Desde então, Bale desenvolveu uma improvável habilidade para mimetizar foneticamente qualquer sotaque e faz questão de variá-los a cada filme.

No mesmo ano de Newsies, fãs puderam ver Bale novamente nas pistas de dança com Swing Kids, outro drama passado na Segunda Guerra Mundial e no qual Bale reencontrou o velho amigo Kenneth Branagh. Bale treinou os passos de swing por dez semanas ininterruptas para pegar o papel de Thomas, jovem rico que é convocado para participar da Juventude Hitlerista.

Todos estes filmes, porém, mostraram-se mais recompensadores para Bale no nível de satisfação pessoal do que em termos de dinheiro ou popularidade. Quem duvidava que o ator conseguiria se consolidar como um grande ator adulto teve de calar-se quando a atriz Winona Ryder o escolheu pessoalmente para o papel de Laurie, em Adoráveis Mulheres. O filme foi enorme sucesso de público e crítica e, além de permitir que Bale contracenasse com Ryder, Susan Sarandon e Kirsten Dunst, garantiu-lhe projeção internacional que não via desde Império do Sol.

Em 1995, Bale participou de outro grande sucesso, emprestando sua voz para um dos personagens do desenho animado Pocahontas, da Disney. No ano seguinte, participou de O Agente Secreto, ao lado de Gérard Depardieu, Patricia Arquette, Robin Williams e Bob Hoskins e amargou mais um papel coadjuvante em um filme de época em Retrato de uma Mulher, com Nicole Kidman.

Em Metroland, conseguiu seu primeiro papel principal em anos, ao lado da conterrânea Emily Watson. Bale interpretou um pai de família que vivia imerso em nostalgia e melancolia – traços de sua atuação que lhe asseguraram elogios rasgados da crítica. O filme só foi lançado nos Estados Unidos em 1998, batendo de frente com outro aclamado projeto de Bale, o drama musical Velvet Goldmine, de Todd Haynes.

Christian Bale aos 14 anos em um evento promocional do filme Império do Sol, em 1988

Em torno dessa época, Bale já contava com uma verdadeira legião de fãs femininas histéricas, autoproclamadas Bale-heads. Claro que as meninas ficaram chocadas ao ver Bale beijando Ewan McGregor em Velvet Goldmine. Mesmo assim, a adoração persistiu, levando a revista EW a nomeá-lo uma das oito figuras mais cultuadas na internet na década de 90.

Christian, junto a outros atores vencedores na premiação do Óscar, em 2011

Bale daria mais motivo para ser cultuado ao gravar cenas completamente nu no bucólico Sonho de uma Noite de Verão, sua segunda adaptação de William Shakespeare. Nesse filme, contracenou com Kevin Kline, Rupert Everett e Michelle Pfeiffer. Bale voltaria a exibir o corpo musculoso em Psicopata Americano, mas não antes sem se envolver em uma disputa pelo papel do assassino Patrick Bateman com Leonardo DiCaprio. A briga chegou a ganhar as manchetes do jornal, mas valeu a pena, pois Psicopata Americano, baseado no romance de Brett Easton Ellis, tornou-se seu mais polêmico e conhecido filme até hoje.[2]

Talvez influenciados por sua persona vilanesca, em 2000 os produtores do filme de ação Shaft o escalaram como Walter Wade Jr., um rico assassino que se associa a um traficante de drogas para eliminar de vez o policial vivido por Samuel L. Jackson. No mesmo ano, Bale anunciou seu casamento com Sibi Blažić.[6]

Em 2002, Bale deu uma guinada radical em sua carreira e tentou seu primeiro filme de ação como protagonista, a ficção científica Reino de Fogo, no qual ele combate dragões que tomaram a Terra. O filme foi um fracasso de bilheteria, mas Bale pode dividir o fardo com o colega de cena Matthew McConaughey. McConaughy interpreta um militar norte-americano que ajuda Bale na tarefa de combater os lagartões alados.

Christian na estreia europeia de The Dark Knight

Bale, porém, parece ter tomado gosto pelo gênero da ficção futurista e voltou a atuar com a colega Emily Watson em Equilibrium, sobre uma sociedade fascista em que é proibido amar. O filme foi lançado em 6 de dezembro de 2002.

Ainda em 2002, Bale filmou Laurel Canyon, misto de comédia e drama familiar, em que interpreta um médico recém-graduado de Harvard careta que precisa apresentar a noiva (Kate Beckinsale) à mãe uma liberal produtora de rock vivida por Frances McDormand.

Em 2004, Chris alavancou sua carreira mais uma vez com o sucesso "O Operário", filme em que Bale teve que pesar 40 kg para viver o personagem. Mas nos últimos anos está sendo muitos mais lembrado pela sua versatilidade como ator, e ainda fez dois conhecidos personagens: Batman[7] (Batman Begins, The Dark Knight, The Dark Knight Rises) e John Connor (Terminator Salvation).

Em 2009, atuou no longa policial "Inimigos Públicos" com direção de Michael Mann e Johnny Depp no elenco. Bale interpreta o agente Melvin Purvis, que tem a missão de capturar o famoso ladrão John Dillinger.

Quando não está gravando, Bale vive em Londres, com a esposa, seus filhos Emmaline e Joseph, dois cachorros (Mojo e Ramone) e três gatos (Miriam, Molly e Lilly).[8]

Etnia[editar | editar código-fonte]

A etnia de Bale inclui: britânicos, alemães e irlandeses.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Título em português Papel Prêmios
1987 Empire of the Sun br/pt: Império do Sol Jim Graham Venceu
National Board of Review de melhor performance juvenil
Young Artist Awards de melhor ator jovem em um filme de drama
Mio min Mio br: Mio na Terra da Magia Jum-Jum
1989 Henry V pt/br: Henrique V Menino
1992 Newsies br: Extra! Extra! Jack "Cowboy" Kelly
1993 Swing Kids br: Os Últimos Rebeldes Thomas Berger
1994 Prince of Jutland br: Reinado de Ódio Amled
Little Women (1994) br: Adoráveis Mulheres Theodore "Laurie" Lawrence
1995 Pocahontas pt/br: 'Pocahontas Thomas
1996 The Secret Agent br: O Agente Secreto Stevie
The Portrait of a Lady br: " Retrato de Uma Senhora Edward Rosier
1997 Metroland br: Reflexos do Passado Chris Lloyd
1998 Velvet Goldmine pt/br: Velvet Goldmine Arthur Stuart
All The Little Animals br: Todos São Animais Bobby Platt
1999 A Midsummer Night's Dream pt/br: Sonho de uma Noite de Verão Demetrius
Mary, Mother of Jesus pt/br: Maria, mãe de Jesus Jesus
2000 American Psycho pt/br: Psicopata Americano Patrick Bateman Vencedor do Chlotrudis Awards como melhor ator
Shaft pt/br: Shaft Walter Wade, Jr.
2001 Captain Corelli's Mandolin br/pt: O Capitão Corelli Mandras
2002 Laurel Canyon pt: Atração Acidenta
br: Laurel Canyon - Rua das Tentações
Sam Bentley
Reign of Fire pt/br: Reino de Fogo Quinn Abercromby
Equilibrium br/pt: Equilibrium John Preston
2004 The Machinist pt: O Maquinista
br: O Operário
Trevor Reznik Vencedor do Sitges Film Festival como melhor ator
2005 Batman Begins pt: Batman: O Início
br: Batman Begins
Bruce Wayne / Batman Vencedor do Prêmio MTV Movie & TV como melhor herói

Vencedor do Prêmio Saturno como melhor ator

Harsh Times br: Tempos de Violência Jim Luther Davis
The New World pt/br: O Novo Mundo John Rolfe
2006 Rescue Dawn br: O Sobrevivente Dieter Dengler
The Prestige pt: O Terceiro Passo
br: O Grande Truque
Alfred Borden
2007 3: 10 to Yuma (2007) pt: O Comboio das 3 e 10
br: Os Indomáveis
Dan Evans Vencedor do Prêmio Especial da Sociedade dos Críticos de Cinema de San Diego
I'm Not There pt: Não Estou Aí
br: Não Estou Lá
Jack Rollins/Pastor John Vencedor do Prêmio Robert Altman no Independent Spirit Awards
2008 The Dark Knight pt: O Cavaleiro das Trevas
br: Batman: O Cavaleiro das Trevas
Bruce Wayne / Batman Vencedor do Scream Awards como melhor super-herói
Vencedor do Empire Awards como melhor ator
2009 Terminator Salvation pt: Exterminador Implacável: A Salvação
br: O Exterminador do Futuro: A Salvação
John Connor
Public Enemies pt/br: Inimigos Públicos Melvin Purvis
2010 The Fighter pt: The Fighter: Último Round
br: O Vencedor
Dicky Eklund Venceu
Óscar de melhor ator coadjuvante
Austin Film Critics Association de Melhor Ator Coadjuvante
Boston Society of Film Critics de Melhor Ator Coadjuvante
Chicago Film Critics Association de Melhor Ator Coadjuvante
Dallas-Fort Worth Film Critics Association de Melhor Ator Coadjuvante
Florida Film Critics Circle Awardsde Melhor Ator Coadjuvante
Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante em cinema
London Film Critics Circle de Melhor Ator Coadjuvante
Satellite Award de melhor ator coadjuvante no cinema
SAG Award de melhor ator coadjuvante
National Board of Review de Melhor Ator Coadjuvante
2011 The Flowers of War pt: As Flores da Guerra John Miller
2012 The Dark Knight Rises pt: O Cavaleiro das Trevas Renasce

br: Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Bruce Wayne / Batman
2013 American Hustle pt: Golpada Americana

br: Trapaça

Irving Rosenfeld Vencedor
SAG Award de melhor elenco em cinema
Indicado
Prêmios Critics' Choice Movie de melhor elenco em cinema
Oscar de melhor ator
BAFTA de melhor ator em cinema
Prêmio Satellite de melhor ator em cinema
Prêmio Independent Spirit de melhor ator
Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical
Prêmios Critics' Choice Movie de melhor ator
Washington D.C. Area Film Critics Association de melhor ator
Phoenix Film Critics Society de melhor ator
Los Angeles Film Critics Association Award de melhor ator
London Film Critics' Circle de melhor ator
Associação de Críticos de Nova Iorque de melhor ator
Out of the Furnace br: Tudo por Justiça Russell Baze
2014 Exodus: Gods and Kings br: Êxodo: Deuses e Reis Moisés
2015 The Big Short pt: A Queda de Wall Street

br: A Grande Aposta

Michael Burry Venceu
Critics Choice Awards de melhor ator coadjuvante em comédia
Indicado
Óscar de melhor ator coadjuvante
Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical
SAG Award de melhor ator coadjuvante
SAG Awards de melhor elenco em cinema
BAFTA de melhor ator coadjuvante em cinema
Critics Choice Award de melhor ator coadjuvante
Australian Film Institute de melhor ator coadjuvante
Knight of Cups pt/br: Cavaleiro de Copas Rick
2016 Millennium - The Evolution br: Millennium - A Evolução Ethan Hawke
2018 Mowgli pt/br: Mogli - O menino lobo Bagheera
Vice pt/Br: Vice Dick Cheney Venceu
Kansas City Film Critics Circle Award de melhor ator
Prêmio Critics' Choice Movie de melhor ator
Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical
Indicado
Óscar de melhor ator
SAG Award de melhor ator principal
Prêmios Independent Spirit de melhor ator
Prêmio Critics' Choice Movie de melhor elenco em cinema
BAFTA de Melhor Ator
Prêmio Satellite de melhor ator
Washington D.C. Area Film Critics Association de melhor ator
Phoenix Film Critics Society de melhor ator
Los Angeles Film Critics Association de melhor ator
London Film Critics' Circle de melhor ator
New York Film Critics Circle de melhor ator
Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical
2019 Ford v Ferrari pt/br: Ford vs Ferrari Ken Miles Indicado
Globo de Ouro de melhor ator em filme dramático
Prêmio SAG de melhor ator principal
2022 Thor: Love and Thunder pt/br: Thor: Amor e Trovão Gorr, O Carniceiro dos Deuses
2022 Amsterdam pt/br:Amsterdam Burt Berendsen
2022 The Pale Blue Eye pt/br:O Pálido Olho Azul Augustus Landor

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Óscar[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Indicação Notas
2011 Melhor ator coadjuvante The Fighter Venceu
2014 Melhor ator American Hustle Indicado
2016 Melhor ator coadjuvante The Big Short Indicado
2019 Melhor ator Vice Indicado

Prêmios Globo de Ouro[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Indicação Notas
2011 Melhor ator coadjuvante em cinema The Fighter Venceu
2014 Melhor ator em cinema - comédia ou musical American Hustle Indicado
2016 The Big Short Indicado
2019 Vice Venceu
2020 Melhor ator em cinema - drama Ford v. Ferrari Indicado

Prêmios Screen Actors Guild[editar | editar código-fonte]

Ano Categoria Indicação Notas
2011 Melhor ator coadjuvante The Fighter Venceu
Melhor elenco em cinema Indicado
2014 American Hustle Venceu
2016 The Big Short Indicado
Melhor ator coadjuvante Indicado
2019 Melhor ator principal Vice Indicado
2020 Ford v. Ferrari Indicado

Referências

  1. «Christian Bale: American Psycho» (em inglês). IMDB News. Consultado em 19 de maio de 2012. Arquivado do original em 23 de julho de 2011. I was born in Wales but I'm not Welsh – I'm English 
  2. a b Fischer, Paul. «Unmasking an American Psycho». The Cranky Critic (em inglês). Crankycritic.com. Consultado em 19 de maio de 2012. Arquivado do original em 13 de junho de 2000 
  3. «– All Time Worldwide Box Office Grosses» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 19 de maio de 2012 
  4. Daniel Reininger (16 de junho de 2021). «Há 16 anos, Christian Bale se tornava o melhor Batman de todos os tempos». Cineclick. Consultado em 5 de setembro de 2021 
  5. «Christian Bale Biography (1974–).» (em inglês). Filmreference.com 
  6. «Quem é Sibi Blazic, esposa de Christian Bale?». Mundo do Espetáculo. Consultado em 5 de setembro de 2021 
  7. Otto, Jeff. «David S. Goyer Talks Batman, Iron Man, Comics and More». FilmForce (em inglês). IGN. Consultado em 19 de maio de 2012 
  8. Singh, Anita (23 de julho de 2008). «Christian Bale — profile». The Daily Telegraph (em inglês). Londres: Telegraph.co.uk. Consultado em 19 de maio de 2012. Cópia arquivada em 28 de julho de 2008 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre Christian Bale:
Commons Categoria no Commons
Wikidata Base de dados no Wikidata