Cheshvan – Wikipédia, a enciclopédia livre

Cheshvan (em hebraico: חֶשְׁוָן, Padrão ḥešvan Tiberiano ḥešwān), abreviação de Marcheshvan (hebraico: מַרְחֶשְׁוָן, Padrão marḥešvan Tiberiano marḥešwān; do acádio waraḫsamnu, literalmente "oitavo mês") é o 2º (segundo) mês civil e o 8º (oitavo) mês religioso do calendário calendário judaico.

Na Bíblia hebraica é chamado de Bul.

Cheshvan tem 29 dias nos anos comuns deficientes (com 353 dias), anos comuns regulares (com 354 dias), anos embolísticos deficientes (com 383 dias) e anos embolísticos regulares (com 384 dias).

O dia 30 de Cheshvan ocorre exclusivamente nos anos comuns completos (com 355 dias) e anos embolísticos completos (com 385 dias).

Dada a etimologia acádia, parece que o מ e o ו foram trocados em algum momento, uma vez que y-r-ḥ é a raiz semítica para "lua" (e, portanto, também "mês"), e s-m-n é a raiz semítica para "oito". Desde então, as duas primeiras letras מַר (mar) foram reinterpretadas como a palavra hebraica para amargo, aludindo ao fato do mês não ter feriados ou jejuns. Contudo, a comunidade de judeus etíopes celebra o Sigd no dia 29 de Cheshvan.

Período[editar | editar código-fonte]

Durante os anos 5761–5860 do calendário judaico, Cheshvan ocorre entre os seguintes períodos do calendário gregoriano:

1–29/30 de Cheshvan
Duração dos anos Início de Cheshvan Término de Cheshvan
353 dias 17 de outubro–4 de novembro 14 de novembro–2 de dezembro
354 dias 16 de outubro–4 de novembro 13 de novembro–2 de dezembro
355 dias 16 de outubro–3 de novembro 14 de novembro–2 de dezembro
383 dias 6 de outubro–16 de outubro 3 de novembro–13 de novembro
384 dias 7 de outubro–15 de outubro 4 de novembro–12 de novembro
385 dias 5 de outubro–15 de outubro 3 de novembro–13 de novembro

Os dias da semana no início de Cheshvan[editar | editar código-fonte]

Segundo a Torá, o mês de Nissan deve sempre começar na primavera (em Israel - hemisfério norte) e, de acordo com a tradição talmúdica, Rosh Hashaná não pode começar em um domingo, quarta-feira ou sexta-feira, Yom Kippur não pode cair em uma sexta-feira ou domingo, e Purim não pode ocorrer em uma segunda-feira ou sábado. Por esses motivos, a cada ano, Cheshvan começa nos seguintes dias da semana: segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira ou sábado.

Referências[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre judaísmo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.