Chefe da Administração Civil – Wikipédia, a enciclopédia livre

O Terceiro Reich em 1941, com áreas CdZ marcadas em cores

Chefe da Administração Civil (em alemão: Chef der Zivilverwaltung, CdZ) foi um escritório operacional introduzido na Alemanha Nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Sua tarefa era administrar questões civis de acordo com a lei de ocupação, tendo como objetivo principal o apoio ao comando militar nas áreas operacionais do Exército Alemão. O CdZ passaria a sua autoridade a um governo civil correspondente depois que o território em questão se tornasse na retaguarda das forças armadas em operação.

Responsabilidade[editar | editar código-fonte]

De acordo com a lei alemã, todos os poderes executivos nas áreas de implantação passaram para as forças armadas da Wehrmacht. Sobrecarregado e incapaz de construir uma administração civil, o Oberkommando des Heeres confiou voluntariamente essas tarefas ao CdZ. Na qualidade de governador do Reichsstatthalter, o cargo estava sob a autoridade do Ministério do Interior do Reich, mas operacionalmente o CdZ estava sob o comando do comandante-chefe do Exército Alemão e, em última análise, de Adolf Hitler como comandante supremo. Hitler geralmente interferia nas políticas internas dos territórios ocupados, dando poderes irrestritos aos Sicherheitsdienst e aos esquadrões SS sob o comando de Heinrich Himmler.

Administrações[editar | editar código-fonte]

Várias divisões administrativas sob a autoridade de um Chefe da Administração Civil foram oficialmente designadas como CdZ-Gebiete (Áreas CdZ, Chefe dos Territórios da Administração Civil): [1] [2]

Após a Batalha da França, a partir de 1940, oficiais do CdZ foram nomeados nos territórios ocupados ocidentais que (ainda) não foram oficialmente anexados pelo Terceiro Reich:

  • Elsass: Reichsstatthalter Robert Heinrich Wagner, Gauleiter nazista de Baden
  • Lothringen (Lorena): Reichskommissar Josef Bürckel, Gauleiter de Saarpfalz (Westmark)
  • Luxemburgo: Gustav Simon, Gauleiter de Koblenz-Trier (Mosellândia)

Mais CdZ assumiu o cargo na Campanha dos Balcãs de 1941:

  • Territórios iugoslavos ocupados da Caríntia e Carniola: Reichsstatthalter Friedrich Rainer, Gauleiter da Caríntia
  • Território ocupado da Baixa Estíria: Reichsstatthalter Siegfried Uiberreither, Gauleiter da Estíria

Após o início da Operação Barbarossa em junho de 1941, um CdZ-Gebiet Bialystok sob o comando de Erich Koch, Gauleiter da Prússia Oriental, foi estabelecido em território polonês anteriormente ocupado pela União Soviética, convertido em Distrito de Bialystok em 1 de agosto de 1941.

Referências

  1. [Germany and the Second World War: Volume 5: Organization and Mobilization of the German Sphere of Power. Part I: Wartime Administration, Economy, and Manpower Resources, 1939-1941, xvii-xviii pp.
  2. Rolf-Dieter Müller, Hans-Erich Volkmann (Eds.) Die Wehrmacht. Mythos und Realität. (im Auftrag des Militärgeschichtlichen Forschungsamtes herausgegeben) R. Oldenbourg Verlag, München 1999, ISBN 3-486-56383-1