Charbel Makhlouf – Wikipédia, a enciclopédia livre

Sarbélio
Charbel Makhlouf
Monge e Eremita
Nascimento 8 de maio de 1828
Bekaa Kafra, Monte Líbano
Morte 24 de dezembro de 1898 (70 anos)
Annaya, distrito de Jbeil
Veneração por Igreja Católica
Beatificação 5 de dezembro de 1965
Vaticano
por Papa Paulo VI
Canonização 9 de outubro de 1977
Vaticano
por Papa Paulo VI
Festa litúrgica 24 de julho
Padroeiro Líbano
Portal dos Santos

São Sarbélio (em árabe مار شربل, Charbel Makhlouf), nascido como José Antônio (em árabe; يوسف انطون مخلوف, Youssef Antoun[1] Makhlouf; Bekaa Kafra, 8 de maio de 1828Annaya, 24 de dezembro de 1898), foi um monge maronita libanês, declarado santo pela Igreja Católica.

História[editar | editar código-fonte]

Charbel se sentia atraído pela religiosidade desde muito pequeno e conta-se que gostava de rezar nas grutas para satisfazer sua sede de Deus. Ao completar 23 anos de idade, percebeu que era o momento de se entregar como monge. Deixou sua casa sem se despedir nem mesmo da mãe, pois não queria que sua família sofresse com a dor da despedida. Entrou no Mosteiro de Nossa Senhora em Mayfouq, na Ordem Maronita Libanesa, seguindo depois para Annaya.

Fez os votos de pobreza, castidade e obediência; mudou seu nome de Youssef (José) para Charbel, um mártir do século II, deixando para trás o passado, morrendo para o mundo e nascendo para Deus.

Após seis anos de preparação, em 1859, foi ordenado sacerdote e passou a viver no Mosteiro de Annaya. Jamais se queixou da vida comunitária ou das incompreensões que sofria. Era profundamente humilde. Anos mais tarde pediu permissão para viver isolado, como eremita, consagrando-se ao trabalho no campo, à oração e à penitência.

No dia 16 de dezembro de 1898, Charbel iniciou a celebração da santa missa. Todavia, ao recitar a prece "Pai da verdade, eis o Vosso Filho, vítima do vosso agrado! Aceitai-o", foi atacado pela paralisia e começou a agonizar, sem deixar de orar. Na noite da véspera de Natal deste mesmo ano, acabou morrendo.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «S. Charbel Makhluf, persbítero - Informações sobre o Santo do dia - Vatican News». www.vaticannews.va. Consultado em 5 de novembro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Charbel Makhlouf