Cerro Largo (departamento) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Cerro Largo
  Departamento  
Símbolos
Bandeira de Cerro Largo
Bandeira
Brasão de armas de Cerro Largo
Brasão de armas
Gentílico arachanes ou cerrolarguense
Localização
Localização de Cerro Largo
Localização de Cerro Largo
Capital Melo
País Uruguai
Administração
Ambrosio Barreiro (Partido Nacional)
Características geográficas
Área total 13 662 km²
População total (2004) 86 564 hab.
Densidade 6,3 hab./km²
ISO 3166-2 UY-CL
Sítio cerrolargo.gub.uy

Cerro Largo é um departamento do Uruguai. Sua capital é Melo.

Localizado na região leste do território, limita-se com o Brasil e com os departamentos de Rivera, Tacuarembó, Durazno, Treinta y Tres e Aceguá.

A Cuchilla Grande cruza Cerro Largo e divide a bacia do rio Negro, até o noroeste, da bacia da Laguna Merín, até o sudeste.

A sua capital é Melo, com mais de 50 mil habitantes, a segunda cidade em importância é Rio Branco, limítrofe com a cidade brasileira de Jaguarão.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A área do departamento é a quarta mais extensa do Uruguai e rica em recursos naturais. Faz parte da franja leste do Uruguai, com os departamentos de Rocha, Treinta y Tres e Rivera (cidade). Encontra-se pequenas florestas de eucaliptos, ombúes, pinos, plátanos, cedros e sauces.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

O departamento conta com importantes rios, arroyos (em portugues riachos ou arroios) e bañados (pequenos pantanos) que se utilizam para abastecimento interno e como fronteiras naturais com o Brasil e outros departamentos.

A Coxilha Grande divide a bacia do rio Negro e da Lagoa Mirim. Outros rios e arroios importantes são o rio Tacuarí, o arroyo de Santos, a Cañada Grande e o rio Jaguarão que faz divisa com o Brasil.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima é temperado e úmido com uma média anual de 17 ou 18 graus, chove em todo o ano de 1.100a 1.200 mm.

Economia[editar | editar código-fonte]

A principal fonte econômica e a pecuária na maioria ovina e bovina. A atividade tem diminuído nos últimos anos em virtude de novos campos artificiais. A pesca também é uma das principais fontes econômicas.

A agricultura e a terceira maior fonte econômica, o milho, o trigo, a soja e algumas frutas são as principais. A indústria é muito pobre e carente no departamento, se destacam uma indústria de refrigerante (a mais antiga do Uruguai) e um frigorífico.


Rodovias[editar | editar código-fonte]

Cerro Largo posui boas rodovias. A principal de todas elas e a ruta nacional nº 8 (também conhecida como ruta do General Juan Antonio Lavalleja), que sai de Montevidéu e acaba em Aceguá na fronteira com o Brasil. Menos importante e a ruta nacional nº 7 ou Aparicio Saravia, vai de Montevidéu até Centurion no noroeste do departamento.


Também tem outras como a ruta nº 44, a ruta 6, a 26 e a 18.

O departamento conta com a ferrovia que sai de Montevidéu, passa por Nico Pérez, Treinta y Tres até chegar a Rio Branco na fronteira com o Brasil. Na cidade de Melo encontra-se um aeroporto nacional.

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cerro Largo (departamento)