Cerco de Paris (1429) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Cerco de Paris
Guerra dos Cem Anos

Joana d'Arc e as tropas francesas tentando romper o portão principal da cidade de Paris.
Data 3 de setembro - 8 de setembro de 1429
Local Paris, França
Desfecho Derrota francesa
Beligerantes
Reino da França Reino da Inglaterra
Comandantes
Joana d'Arc
Carlos VII
Jean de Villiers
Simon Morhier
Forças
~ 10 000 soldados franceses ~ 3 000 soldados ingleses
Civis armados da cidade
Baixas
500 mortos
1 000 feridos
Desconhecidas

O Cerco de Paris foi uma campanha militar, travada durante a Guerra dos Cem Anos, lançada em setembro de 1429 e executada por tropas francesas do rei Carlos VII, com a assistência de Joana d'Arc. O objetivo era retomar a cidade de Paris, que estava em mãos de um exército anglo-borguinhão. Os franceses falharam em seus objetivos, com os defensores da cidade, liderados pelo governador Jean de Villiers de L'Isle-Adam e pelo prévôt Simon Morhier, esboçando feroz resistência. Durante a luta, Joana foi ferida por um dardo de uma besta e foi levada até seu acampamento em La Chapelle. Embora ela quisesse continuar com o ataque a Paris, o rei Carlos ordenou que suas tropas se retirassem.[1][2]

A derrota em Paris foi um ponto negativo para Joana d'Arc, com muitos aristocratas franceses se voltando contra ela. O Reino da França tentou tomar a cidade novamente no ano seguinte, mas novamente fracassaram. Foi só em 1436 que Jean de Dunois adentrou nos muros de Paris depois da população local ter aberto os portões para ele.[1]

Referências

  1. a b Germain Lefèvre-Pontalis, "Un détail du siège de Paris par Jeanne d'Arc", Bibliothèque de l'École des chartes. Revue d'érudition publiée par la Société de l'École des chartes et consacrée spécialement à l'étude du Moyen Âge, Paris, Librairie d'Alphonse Picard, t. XLVI.
  2. Guy L. Thompson, Paris and its People under English Rule : the Anglo-Burgundian Regime, 1420-1436, Oxford, Clarendon Press, coll. "Oxford Historical Monographs".
Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.