Cemitério de Passy – Wikipédia, a enciclopédia livre

Cemitério de Passy
País
Localização
2 rue du Commandant-Schloesing (d)
75016 16.º arrondissement de Paris, Paris
 França
Área
17 400 m2
Find a Grave
Coordenadas
Mapa

O Cemitério de Passy (em francês: Cimetière de Passy) é um cemitério em Passy, no 16º arrondissement de Paris, França.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O atual cemitério substituiu o antigo cemitério (l'ancien cimetière communal de Passy, localizado na Rue Lekain), que foi fechado em 1802.

No início do século XIX, por ordens de Napoleão Bonaparte, imperador da França, todos os cemitérios de Paris foram desalojados do centro da cidade. O Cemitério de Montmartre foi construido no norte, o Cemitério do Père-Lachaise no leste, e o Cemitério do Montparnasse no sul. O Cemitério de Passy foi erigido depois, com origem no mesmo ato napoleônico.

A entrada atual foi construída em 1934 (projeto de René Berger). O muro de contenção do cemitério é adornado com um baixo relevo de Louis Janthial, celebrando os soldados que tombaram na Primeira Guerra Mundial.

Sepultamentos notáveis[editar | editar código-fonte]

Localização[editar | editar código-fonte]

A entrada do cemitério está localizada em 2, Rue du Commandant Schlœsing. A rua em que está situada é nomeada de um piloto da França Livre, Líder do Esquadrão Jacques-Henri Schlœsing (1919-1944), que voou com a RAF durante a guerra até ser morto em combate, no dia em que Paris foi libertada.

O cemitério está atrás do Trocadéro.

O Trocadéro fotografado da Torre Eiffel. O Cemitério de Passy está no centro da foto, atrás do Palais de Chaillot

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Cemitério de Passy