Catedral de Southwark – Wikipédia, a enciclopédia livre

Catedral de Southwark

Catedral de Southwark[1] ou Catedral e Igreja Colegiada de São Salvador e Santa Maria Overie, é uma igreja localizada em Southwark, Londres, na margem sul do rio Tâmisa, perto da Ponte de Londres. É a igreja mãe da Diocese Anglicana de Southwark. Tem sido um lugar de adoração cristã há mais de 1.000 anos, mas uma catedral apenas desde a criação da diocese de Southwark em 1905.

Entre 1106 e 1538 foi a igreja de um convento agostiniano, o Priorado de Southwark, dedicado à Virgem Maria. Após a dissolução dos mosteiros, tornou-se uma igreja paroquial, com a nova dedicação de São Salvador. A igreja estava na diocese de Winchester até 1877, quando a paróquia de São Salvador, juntamente com outras paróquias do sul de Londres, foi transferida para a diocese de Rochester.[2] O edifício atual retém a forma básica da estrutura gótica construída entre 1220 e 1420, embora a nave seja uma reconstrução do final do século XIX.

Referências

  1. "Southwark", in The Columbia Lippincott Gazetteer of the World (1952), New York: Columbia University Press.
  2. Worley 1905, p. 34.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Worley, George (1905). Southwark Cathedral. Col: Bell's Cathedrals. London: George Bell & Sons. Consultado em 7 de outubro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.