Fortificações viquingues em anel – Wikipédia, a enciclopédia livre

Distribuição dos castelos viquingues em anel
Treleburgo, na Escânia, Suécia
Treleburgo em Slagelse, na Dinamarca
Vista aérea da fortificação circular perto de Slagelse na Dinamarca

A denominação Treleburgo (Trelleborg) é utilizada para designar coletivamente seis fortificações circulares localizadas na atual Dinamarca e no Sul da atual Suécia. Ela advém do primeiro exemplar descoberto, o Treleburgo próximo a Slagelse, cuja pesquisa arqueológica desenvolveu-se entre 1936 e 1941.

Também designadas como castelos viquingues em anel, essas estruturas remontam à época dos viquingues. Cinco deles foram datados como pertencentes ao reinado de Haroldo Dente-Azul da Dinamarca, falecido em 986. O sexto, o forte de Borgeby, foi datado como tendo sido erguido por volta do ano 1000, admitindo-se, por essa razão, que possa ter sido construído pelo mesmo soberano.

As seis estruturas possuem em comum o formato circular regular. Acredita-se que poderiam ter sido circundadas por uma muralha exterior, avançada, de planta circular ou não.

Lista de fortificações circulares[editar | editar código-fonte]

A tradição tentou explicar a origem do nome Treleburgo como uma fortificação construída por escravos, dada a semelhança com a palavra dinamarquesa træl para designar um escravo. Porém, a palavra trel (pl. trelle) oferece uma explicação mais plausível, uma vez que designa os pilares de madeira que recobrem ambos os lados da muralha circular.

Comparação das seis fortificações[editar | editar código-fonte]

Nome Diâmetro interior Espessura da muralha Número de casas Comprimento das casas
Aggersborg 240 m 11 m 48 32.0 m
Borgeby 150 m 15 m    
Borrering 122 m 10-11 m    
Fyrkat 120 m 13 m 16 28.5 m
Nonnebakken 120 m      
Treleburgo (S.) 136 m 19 m 16 29.4 m
Treleburgo (T.) 125 m      

Únicas na Europa, as fortificações erguidas sob o modelo Treleburgo seguiam um plano geométrico preciso, usando como medida o pé romano.

Pensa-se que terão feito parte de um sistema defensivo criado pelo rei Haroldo Dente-Azul, após a perda do sul da Jutlândia.

Outra teoria sugere que eram acampamentos para o exército de Sueno Barba-Bifurcada, em preparação para o seu ataque à Inglaterra. Londres foi saqueada por suas forças em 1013.