Casa e Quinta de São Brás da Torre – Wikipédia, a enciclopédia livre

Casa e Quinta de São Brás da Torre, incluindo capela, jardim e mata
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Monumento de Interesse Público (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

A Casa e Quinta de São Brás da Torre localiza-se na freguesia de Figueiredo, município de Braga, distrito do mesmo nome, em Portugal.[1]

O conjunto arquitetónico está classificado como Monumento de Interesse Público desde 24 de dezembro de 2012.[2][1]

História[editar | editar código-fonte]

O edifício é uma reconstrução setecentista, que integra elementos anteriores. É a casa mais antiga da freguesia de Figueiredo.

O título de “Casa de São Brás da Torre” provem do culto a São Brás, na capela pertencente a esta casa, e a presença de uma torre quadrada, a que se refere o brasão da frontaria da casa, torre essa que teria sido destruída por um incêndio em meados do ano 1800[3].

Caraterísticas[editar | editar código-fonte]

Na fachada ocidental conserva-se o brasão de armas de António Jácome e a capela, separada do edifício habitacional, foi erguida a expensas de Francisca Jácome e do seu marido Luís Vaz do Couto (que aí se encontra sepultado), em 1693, sobre uma outra que aí existia.

A capela está separada da casa e tem à sua frente um cruzeiro. No interior, o retábulo proto-barroco é contemporâneo da edificação do templo com quatro pinturas representando Santo António, Nossa Senhora da Conceição, São Francisco e a Virgem com o Menino. Na sacristia regista-se uma outra alusiva a Nossa Senhora das Dores.

Para além do edifício principal, a quinta inclui ainda outras dependências de cariz agrícola, destacando-se os espigueiros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Casa e Quinta de São Brás da Torre
Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.