Casa do Rio Vermelho – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Se procura pelo livro, veja A Casa do Rio Vermelho.
Casa do Rio Vermelho
A Casa do Rio Vermelho
Casa do Rio Vermelho
Tipo museu de arte, museu biográfico, património histórico, museu de arquitetura, museu
Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 12° 59' 36.23" S 38° 30' 2.32" O
Mapa
Localização Salvador - Brasil
Patrimônio bem tombado pelo IPAC
Homenageado Rio Vermelho, Jorge Amado, Zélia Gattai

Casa do Rio Vermelho ou Casa de Jorge Amado é como ficou conhecida a residência onde viveu o casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, no bairro do Rio Vermelho, Rua Alagoinhas, em Salvador, na Bahia.

A casa foi fechada em 2003, quando Zélia se mudou de local e desde então permaneceu fechada.[1] Em 2014, a Prefeitura de Salvador apresentou projeto para tornar o local um memorial aberto à visitação. Foi então assinado um termo de cessão por dez anos da residência entre as partes responsáveis.[2]

A estrutura original foi mantida com intervenções nas partes elétrica e hidráulica, e o local recebeu um novo projeto museográfico, com a exibição de vídeos, efeitos de som e fotografias, com o conceito da interatividade, além dos móveis e utensílios serem restaurados, uma loja de souvenir e um café, que contarão histórias de Jorge e Zélia, incluindo o jardim onde estão depositados as cinzas dos dois escritores.[1][2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Casa de Jorge Amado no Rio Vermelho será aberta ao público a partir de 2015, Tribuna da Bahia, acessado em 6 de agosto de 2014.
  2. a b Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai será transformado em museu em Salvador, Ilustrada - Folha de S.Paulo, acessado em 6 de agosto de 2014.