Casa Universal de Justiça – Wikipédia, a enciclopédia livre

Edifício da Casa Universal de Justiça

A Casa Universal de Justiça é a instituição máxima da Fé Bahá'í, que administra as questões internacionais da Fé. É composta de nove membros eleitos a cada cinco anos por um colégio eleitoral constituído por todos os membros de cada Assembleia Espiritual Nacional. É uma instituição legislativa com autoridade de suplementar e aplicar as leis de Bahá'u'lláh, como também exercer função judicial sendo a mais elevada da administração Bahá'í.

A sede da Casa Universal de Justiça está situada no Monte Carmelo em Haifa, Israel, e seus membros residem nessa cidade. Estabelecido pelas escrituras de Bahá'u'lláh e 'Abdu'l-Bahá, foi fundada oficialmente em 1963 com a culminação do Plano de Dez Anos.

Os livros e documentos publicados pela Casa Universal de Justiça são considerados de grande importância para os Bahá'ís; as decisões desta instituição foram consideradas infalíveis pelos fundadores da Fé Bahá'í.

Nota: Nos escritos Bahá'ís algumas vezes aparece escrito 'Casa Suprema de Justiça', 'Casa Internacional de Justiça', ou 'Casa Universal de Justiça'. Os bahá'ís atualmente referem-se como a 'Casa Universal de Justiça', sendo às vezes abreviado para 'Casa de Justiça'.

História[editar | editar código-fonte]

No Kitáb-i-Aqdas, Bahá'u'lláh ordenou o estabelecimento da Casa de Justiça e definiu suas funções. Suas responsabilidades também são referidas em diversas outras Epístolas de Bahá'u'lláh.

`Abdu'l-Bahá, na sua obra A Última Vontade e Testamento, havia elaborado nas suas funções, na sua composição e definiu o método para sua eleição. Ele primeiramente usou o termo "Casa Universal de Justiça" para distinguir o corpo supremo daquelas "Casas de Justiça" locais que seriam estabelecidas em cada comunidade. Shoghi Effendi, durante sua vida, preparou a eleição da Casa Universal de Justiça, estabelecendo uma estrutura administrativa forte tanto nível local como no nacional.

Em 1951, Shoghi Effendi nomeou os membros para o Conselho Internacional Bahá'í, descreveu-o como uma Casa de Justiça internacional embrionária. Em 1961 o conselho foi mudado para um corpo eleito, com o voto de todos membros das Assembleias Espirituais Nacionais.

A primeira Casa Universal de Justiça foi eleita em Abril de 1963, seis anos após o falecimento de Shoghi Effendi, por 56 Assembleias Espirituais Nacionais. A data da eleição coincidiu com a conclusão da Cruzada de Dez Anos, instituída por Shoghi Effendi, e também coincidiu com a celebração do centenário da declaração pública de Bahá'u'lláh no jardim de Ridván, em Abril de 1863.

Responsabilidades[editar | editar código-fonte]

A própria Casa Universal de Justiça declara na sua constituição que "A proveniência, a autoridade, os deveres, toda a esfera de ação da Casa Universal de Justiça deriva-se da palavra revelada de Bahá'u'lláh que, junto com as interpretações e as exposições de `Abdu'l-Bahá e de Shoghi Effendi… constituem os termos de referência obrigatórios da Casa Universal de Justiça e são a base de sua fundação." [1]

A Casa Universal de Justiça atualmente guia no crescimento e desenvolvimento da comunidade mundial Bahá'í. Uma de suas responsabilidades incluem:

  • Promover as qualidades espirituais que caracterizam a vida Bahá'í individualmente e coletivamente
  • Preservar os textos sagrados Bahá'ís
  • Defender e proteger a comunidade mundial Bahá'í
  • Preservar e desenvolver o mundo espiritual e administrativo do centro da Fé Bahá'í
  • Encorajar o crescimento e o amadurecimento da comunidade Bahá'í

Além disso, a Casa Universal de Justiça é instruída por Bahá'u'lláh para exercer uma influência positiva no bem-estar geral da humanidade, para promover uma paz permanente entre as nações do mundo, assegurar o " treinamento dos povos, o progresso das nações, a proteção do homem e a proteção de sua honra." [2]

A Casa Universal de Justiça recebe o apoio das Assembleias Espirituais Nacionais e Locais da Fé Bahá'í. Além disso, criou diversas instituições apontadas para apoiar seu trabalho em torno do mundo; entre estes estão o Corpos dos Conselheiros Continentais e o Centro Internacional de Ensino.

Membros[editar | editar código-fonte]

Os atuais membros da Casa Universal de Justiça são:[1]

  • Firaydoun Javaheri (2003)
  • Paul Lample (2005)
  • Payman Mohajer (2005)
  • Shahriar Razavi (2008)
  • Stephen Birkland (2010)
  • Stephen Hall (2010)
  • Chuungu Malitonga (2013)
  • Ayman Rouhani (2013)
  • Juan Francisco Mora (2018)

Referências

  1. Bahá’í International Community (30 de abril de 2013). «Universal House of Justice Elected». Bahá’í World News Service. Consultado em 30 de abril de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Casa Universal de Justiça