Cartunista – Wikipédia, a enciclopédia livre

cartunista fazendo caricatura

O cartunista, cartoonista[1] ou humorista gráfico é o desenhista especializado em cartum, um dos tipos de humor gráfico caracterizado por retratar de forma crítica aspectos que envolvem o dia a dia de uma sociedade.[2] Este trabalho é muitas vezes criado para o entretenimento, comentário político, ou publicidade. Cartunistas também são aquelas pessoas que fazem desenhos animados depois de projeta-los em uma história em quadrinhos ou simplesmente ter vendido sua ideia para uma empresa cinematográfica que fazem animações.

Cartunistas podem trabalhar em diversos formatos, tais como folhetos, tira de jornal,[3] revistas em quadrinhos, animação,[4] charge, cartoon e caricatura,[5] manuais, cartuns, ilustrações, storyboards, pôsteres e videogames.

O cartunista geralmente esboça seu desenho simplesmente com um lápis, para depois adicionar tinta nanquim ou similar, usando pincel ou Caneta esferográfica. Essa última etapa do processo, conhecida como arte final, também pode ser feita digitalmente.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

A ocupação de cartunista existe no Classificação Brasileira de Ocupações com o código "2 624-05" de Artista (artes visuais), que também contém as seguintes profissões Aquarelista; Artesão (artista visual); Artista plástico; Caricaturista; Ceramista (artes visuais); Chargista; Escultor; Grafiteiro (artes visuais); Gravador (artes visuais); Ilustrador (artes visuais); Pintor (artes visuais).[6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.