Cartoon Network (Nórdico) – Wikipédia, a enciclopédia livre

Cartoon Network
País Reino Unido Reino Unido
Dinamarca Dinamarca
Suécia Suécia
Finlândia Finlândia
Fundação 1 de janeiro de 2000 (24 anos)
por Turner Broadcasting System
Pertence a Time Warner
Audiência 30% (Brasil, 2022)
Canais irmãos Boomerang Nórdico
Cobertura Países nórdicos
Página oficial Cartoonnetwork.coml
Disponibilidade por satélite
?
?
Disponibilidade por cabo
Suécia Canal 150
Dinamarca Analógico
Disponibilidade via ADSL
Dinamarca
Ilhas Faroe
Disponibilidade digital
Suécia

Cartoon Network Nórdico é um canal de televisão dedicado à juventude, transmite programas infantis para Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia. O canal foi lançado em 2000, quando substituiu a versão pan-européia do Cartoon Network na região. Cartoon Network foi inicialmente combinado com o canal de filmes TNT na versão pan-européia. O Cartoon Network decorria entre 06h até 20h CET, com a TNT assumindo entre 20h à 06h CET. Alguns programas dos feeds pan-europeus foram dublados em norueguês, sueco e dinamarquês.

Alguns programas vindos do canal são transmitidos no canal HBO Nordic Kids, principalmente com partes de programas episódio na conta do canal no YouTube.[1]

Em 1996, tornou-se um canal 24 horas, assim como a TNT. No entanto, uma versão do canal chamada TNT & Cartoon Network continuaram a aparecer em alguns provedores. Em 2000, a versão regional escandinava do Cartoon Network foi criada, com a transmissão em sueco, dinamarquês e norueguês.

A maior parte da programação vem em inglês, Mono, suéco, dinamarquês e norueguês. A necessidade imposta de material dublado para as três línguas leva um pesado tributo sobre a disponibilidade de novos programas nos feeds, que pode vir mais tarde em menor quantidade ou não. A programação é fortemente reciclada. O feed tem visto um aumento da publicidade comercial nos últimos anos, apesar de ser distribuído apenas para a TV por assinatura.

Em meados de 2006, o logo do Cartoon Network foi alterado do logo original para o inglês, bem como a sua identidade visual, comerciais, programas, foram alteradas para o estilo britânico. O bloco Boomerang foi removido, mas a maioria do seu conteúdo ainda continua em exibição pelo canal. Em maio de 2009, a idêntidade, comerciais e bumpers foram mais uma vez alterados, agora constituído por flechas que voam dentro e fora do logo do Cartoon Network.

Programação[editar | editar código-fonte]

A partir de maio de 2010

Blocos de programação atuais[editar | editar código-fonte]

My CN[editar | editar código-fonte]

Cada semana, os telespectadores recebem uma chance de votar em dois shows diferentes através do site do canal. O show escolhido vai ao ar às 08h10 CET, ambos aos sábados e domingos. O programa também dá a chance de exibir programas diferentes em um único país.

Cartoon Network[editar | editar código-fonte]

Exibe principalmente os Cartoon Cartoons, juntamente com outros programas retirados da programação principal. Vai ao ar às 02h CET às 04h CET. O bloco não é anunciado e não possui nenhum comercial em especial.

Blocos passados[editar | editar código-fonte]

Toonami[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Toonami

Similar ao seu homólogo americano e britânico, o bloco apresentou principalmente shows de ação orientados. No entanto, não exibiu muitos animes, focalizando-se em utilizar o conteúdo original do canal. Foram exibidos os shows, As Incríveis Aventuras de Jonny Quest, Batman Beyond, Beyblade, Liga da Justiça, Megas XLR, Samurai Jack e X-Men: Evolution.

Boomerang[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Boomerang

Foram exibidos normalmente os programas de mais sucesso, como Looney Tunes, Merrie Melodies, Tom & Jerry, entre vários outros desenhos da Hanna-Barbera. Quando foi removido, o conteúdo se espalhou também pelo Cartoon Network, mas ao longo dos anos foi retirado ou teve a exibição exclusiva o Boomerang.

Referências

  1. Holdsworth, Nick; Holdsworth, Nick (3 de outubro de 2017). «HBO Nordic, Turner Team on Kids Streaming Service Toonix». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 24 de fevereiro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]