Carl Bloch – Wikipédia, a enciclopédia livre

Carl Bloch
Carl Bloch
Nascimento 23 de maio de 1834
Copenhaga
Morte 22 de fevereiro de 1890 (55 anos)
Copenhaga
Sepultamento Holmen Cemetery
Cidadania Dinamarca
Irmão(ã)(s) William Bloch, Oscar Bloch, Emil Bloch
Alma mater
  • Real Academia de Belas Artes da Dinamarca
Ocupação pintor, artista gráfico
Prêmios
  • Cavaleiro da Ordem do Dannebrog
Empregador(a) Real Academia de Belas Artes da Dinamarca
Obras destacadas In a Roman Osteria, Samson and the Philistines, Christian II i fængslet på Sønderborg Slot, A Transfiguração de Cristo, The Sermon On the Mount, Prometheus' Liberation
Causa da morte câncer

Carl Heinrich Bloch (Copenhaga, 23 de maio de 1834Copenhaga, 22 de fevereiro de 1890) foi um pintor dinamarquês.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele nasceu em Copenhaga, capital da Dinamarca, e estudou com Wilhelm Marstrand no Det Kongelige Danske Kunstakademi (Real Academia Dinamarquesa de Arte).

Obra[editar | editar código-fonte]

Em uma osteria romana (1866)
Museu Nacional de Arte da Dinamarca

Seus primeiros trabalhos foram inspirados em cenas da vida cotidiana rural. Entre os anos de 1859 e 1866, Bloch viveu na Itália, sendo este período importante para o desenvolvimento de seu estilo histórico.

Em 1865, teve seu primeiro grande sucesso com a exposição da obra "Die Befreiung des Prometheus", em Copenhaga, em 1865. Após a morte de Marstrand, ele terminou a decoração do salão cerimonial da Universidade de Copenhaga.

Ele foi, então, contratado para produzir 23 pinturas para a Capela do Palácio de Frederiksborg. Todas as cenas da vida de Cristo registradas no trabalho se tornaram muito populares como ilustrações. Os originais, pintados entre 1865 e 1879, ainda se encontram no Palácio de Frederiksborg.

Bloch morreu na mesma cidade em que nasceu, com a idade de 55 anos.

Influência[editar | editar código-fonte]

Há mais de 40 anos, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias fez uso intenso das pinturas de Carl Bloch, principalmente a partir da coleção do Palácio de Frederiksborg, em igrejas e em material impresso.

A igreja mórmon produziu recentemente filmes alusivos às Escrituras, de acordo com o Ministério de Cristo Mortal, utilizando as pinturas de Bloch como modelos para as cores, a luz e o conjunto global de design, assim como o movimento dos atores em muitas das cenas. O exemplo mais notável disto é o filme The Testaments of One Fold and One Shepherd.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Carl Bloch