Career of Evil – Wikipédia, a enciclopédia livre

Career of Evil
A Carreira do Mal (PT)
Vocação para o Mal (BR)
Autor(es) J. K. Rowling, sob o pseudônimo de Robert Galbraith
Idioma inglês
País  Reino Unido
Gênero Romance policial
Editora Sphere Books
(Little, Brown and Company)
Lançamento Estados Unidos 20 de outubro de 2015
Reino Unido 22 de outubro de 2015
Páginas 512
Edição portuguesa
Tradução Ana Saldanha
Editora Editorial Presença
Lançamento Portugal 6 de outubro de 2016
Páginas 528
ISBN 978-972-23-5886-6
Edição brasileira
Tradução Ryta Vinagre
Editora Rocco
Lançamento Brasil 18 de abril de 2016
Páginas 496
ISBN 978-85-325-3022-6
Cronologia
The Silkworm
(2014)
Lethal White
(2018)

Vocação para o Mal (português brasileiro) ou A Carreira do Mal (português europeu) (em inglês, Career of Evil) é o terceiro livro da série Cormoran Strike, escrita pela britânica J. K. Rowling, sob o pseudônimo de Robert Galbraith. O livro foi lançado nos Estados Unidos em 20 de outubro de 2015,[1] no Reino Unido em 22 de outubro de 2015 e e foi lançado no Brasil no dia 18 de abril de 2016. Um mistério diabolicamente inteligente com reviravoltas inesperadas em cada esquina, é também uma história emocionante de um homem e uma mulher em uma encruzilhada em suas vidas pessoais e profissionais.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Quando um misterioso pacote é entregue a Robin Ellacott, ela fica horrorizada ao descobrir que ele contém a perna decepada de uma mulher.

Seu chefe, o detetive particular Cormoran Strike, é menos surpreso, mas não menos alarmado. Há quatro pessoas de seu passado que ele acha que poderia ser responsável – e Strike sabe que qualquer um deles é capaz de tamanha brutalidade.

Com a polícia focada em Strike sendo o principal suspeito Robin discorda e toma o caso e decide investigar sozinha, e aprofundar os mundos escuros e torcidos dos outros três homens. Mas, como ocorrem mais atos horrendos, o tempo está se esgotando para os dois…

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

  • Cormoran Strike é um investigador particular para baixo-em-sua-sorte. Ele tem poucos clientes, uma grande dívida, e é obrigado pelo recente rompimento com sua namorada para mover-se em seu escritório em Denmark Street. Ele perdeu a perna na guerra do Afeganistão.
  • Robin Venetia Ellacott, é secretária temporária do Strike, e se mudou recentemente de Yorkshire desde que ficou noiva. Ela está entusiasmada com o trabalho de detetive e é muito inteligente e competente.

Secundários[editar | editar código-fonte]

Amigos e familiares da Cormoran e Robin.
  • Lucy Strike é a crítica irmã mais nova de Cormoran Strike. Strike atende festa de aniversário de seu filho durante a novela.
  • Jonny Rokeby é o famoso pai pop-star de Strike e com quem ele só se encontrou apenas duas vezes em sua vida.
  • Leda Strike é a mãe de Strike, um 'supergroupie "de Jonny do Rokeby. Ela tinha um vício de drogas e morreu de uma overdose quando Strike tinha 20 anos. Ele sempre suspeitou que seu padrasto tinha algo a ver com a morte dela, embora ninguém concordou.
  • Charlotte Campbell é a namorada rica de longa data de Cormoran Strike, com quem ele termina um pouco antes do início do livro.
  • Matthew Cunliffe é o noivo de Robin e trabalha como contador. Ele propõe casamento a Robin no início do livro. Ele não aprova seu trabalho para Strike, a quem ele considera ser um personagem obscuro.

Adaptação[editar | editar código-fonte]

Em 10 de dezembro de 2014, foi anunciado que o o livro de "Cormoran Strike" deve ser adaptado como uma série de televisão para BBC One, começando com The Cuckoo's Calling ("O Chamado do Cuco"). Rowling mesmo fará o roteiro e também irá colaborar no projeto. O números de episódios foram decididos dois anos mais tarde; apenas 7, ao total.[2][3]

O site especializado em produção de TV, cinema e comerciais The Knowledge afirma que as gravações de Cormoran Strike irão se iniciar em Londres no outono britânico, que vai de setembro a novembro de 2016.

De acordo com o site, a série, baseada nos romances de J.K. Rowling (escritos sob o pseudônimo de Robert Galbraith), terá sete episódios de sessenta minutos cada, que cobrirão os três primeiros livros – e os únicos lançados – sobre o detetive Cormoran Strike e sua assistente, Robin. No entanto, isso acaba levantando a questão se, na verdade, será somente uma minissérie, ou se, como Sherlock, ela terá temporadas esporádicas.

Sarah Phelps, que adaptou Morte Súbita para a televisão, também será responsável pela adaptação de O Chamado do Cuco, enquanto que Ben Richards terá a tarefa de adaptar O Bicho-da-Seda. Vocação Para o Mal ainda não tem um(a) roteirista.

Com a aproximação das filmagens, é de se esperar que, muito logo, teremos os atores que irão fazer parte do elenco! Talvez com um anúncio oficial da BBC também teremos esclarecimentos sobre a confusão da duração.

A série é produzida pela Brontë Film and Television, produtora independente fundada por Rowling e seu agente, Neil Blair. Ambos servirão como produtores-executivos ao lado de Ruth Kenley-Letts e Lucy Richer. A direção é de Julian Farino.

Após a confirmação de que Tom Burke e Holliday Grainger estrelariam juntos em "Cormoran Strike" (novo nome para The Cormoran Strike Mysteries e The Strike Series), as primeiras imagens da série foram divulgadas nas redes sociais.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências