Carandiru – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Carandiru (desambiguação).
Carandiru
Bairro de São Paulo
Distrito Santana e Vila Guilherme
Subprefeitura Santana/Tucuruvi
Vila Maria/Vila Guilherme
Região Administrativa Nordeste
Mapa

Carandiru é um bairro da zona norte da cidade de São Paulo. Recebeu este nome pois o córrego Carandiru banhava a histórica Fazenda de Sant' Ana que originou a maioria dos bairros da zona nordeste paulistana.[1] Parte do bairro situa-se no distrito de Vila Guilherme e parte no distrito de Santana.

Características[editar | editar código-fonte]

O Carandiru é nacionalmente conhecido por ter abrigado a Casa de Detenção de São Paulo, conhecida popularmente como o Carandiru (atual Parque da Juventude). O bairro também ficou famoso, embora em escala menor, por lá abrigar o antigo Teatro Silvio Santos, do SBT; nos anos 1980 e 1990 o mesmo abrigou a danceteria Ácido Plástico, conhecida por seus shows de rock ao vivo, atualmente no local funciona uma loja Maçônica.

Nos anos 70 houve uma invasão de terras, terrenos baldios da avenida Zaki Narchi formaram uma favela homônima à avenida. Após décadas de ocupação irregular e 5 incêndios em 9 anos, todas as moradias irregulares foram removidas no ano de 2005. Próximo ao local há um conjunto habitacional vertical, o primeiro Cingapura de São Paulo, na divisa com o bairro de Vila Guilherme.[2][3] Curiosamente do outro lado da avenida há um hotel sofisticado, o Novotel Center Norte, que demonstra a desigualdade social da região.

Atualmente localizam-se parte do Parque da Juventude, inaugurado em 2003, composto por quadras poliesportivas, área de shows e apresentações, a biblioteca de São Paulo, pistas de cooper dentre outros aparelhos de lazer; o Novotel Center Norte; o 9º DP, a ETEC Parque da Juventude, a escola de samba X-9 Paulistana e o Departamento de Investigação sobre o Crime Organizado. Próximo ao bairro encontra-se a estação Carandiru do metrô.

Principais vias de acesso
  • Avenida Cruzeiro do Sul
  • Avenida General Ataliba Leonel e Rua Azir Antônio Salton
  • Avenida Otto Baumgart
  • Avenida Zaki Narchi
  • Rua Antônio dos Santos Neto

Imagens[editar | editar código-fonte]

Estação Carandiru do Metrô de São Paulo.
Novotel Center Norte.
Biblioteca de São Paulo

Referências

  1. TORRES, Maria Cecília Teixeira Mendes. Bairro de Santana, Prefeitura de São Paulo, Depto de Cultura, 1970 In: Meu Cinema Brasileiro: Carandiru Acesso em 13/07/2009.
  2. «Subprefeitura Santana/Tucuruvi remove favela Zaki Narchi». Prefeitura de SP. 9 de janeiro de 2006. Consultado em 3 de julho de 2009 
  3. «Conjunto habitacional substitui favela e mantém moradores próximos ao centro». diverCIDADE. Consultado em 3 de julho de 2009 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do estado de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.