Capital do Móvel – Wikipédia, a enciclopédia livre

Logotipo Capital do Móvel
Logotipo Capital do Móvel
Associação Empresarial de Paços de Ferreira
Associação Empresarial de Paços de Ferreira
Imagem de Mobiliário Fabricado em Paços de Ferreira (Capital do Móvel)
Imagem de Mobiliário Fabricado em Paços de Ferreira (Capital do Móvel)

A Capital do Móvel é a marca registada do concelho de Paços de Ferreira, no INPI desde o ano de 1998.

Paços de Ferreira é conhecido como a "Capital do móvel em Portugal, com uma fortíssima indústria de fabrico de mobiliário, que remonta a várias gerações, desde a saudosa década de 1980. A marca Capital do Móvel, trazida à luz pelo génio do ex-autarca Arménio Pereira, surge como uma plataforma estratégica promotora do setor industrial e da oferta turística associada ao mobiliário de qualidade produzido na região.

Num ato de discutível inspiração das práticas pioneiras de António Ferro, as cidades tornam-se marcas que as sublinham pelas suas valências e características únicas e fazem aplicar e ajudam a definir aquilo que hoje se designa por marketing territorial que, mediante a projeção de ideias e valores, procura atrair visitantes, investimento, talento e novos cidadãos.

Já defendido como uma das soluções para a desertificação do interior, o place branding (como também é vulgarmente designado o marketing territorial) capitalizada não só de benefícios do exterior mas ambiciona promover um estado de coesão social, um sentido de unidade civil, uma bandeira com que o comum munícipe se possa identificar.

A indústria é hoje sinónimo de uma atividade económica que se estende da conceção e design até à comercialização, incorporando e requerendo mais qualificações.

A excelência das empresas de Paços de Ferreira e dos produtos que produzem é hoje uma mais-valia que a maioria defende que deve ser preservada e promovida, graças ao registo da marca Capital do Móvel, detida e registada a favor da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, com o objetivo único de internacionalizar Paços de Ferreira e de colocar o nome do concelho no mapa, através do que este produz e comercializa melhor, nas palavras de todos quantos bem conhecem a terra e as suas gentes: mobiliário.

Registo de Marca[editar | editar código-fonte]

1998 Entrada do registo "CAPITAL DO MÓVEL" no INPI

Cronologia da Capital do Móvel[editar | editar código-fonte]

1984 É realizada a 1ª Feira Agro-Industrial de Paços de Ferreira, de cariz agrícola do concelho, iniciativa da Câmara Municipal.
1988 É criada a Associação Industrial do Concelho de Paços de Ferreira (AICPF).
1992 Inicia-se a construção de uma infra-estrutura polivalente, designada “Parque de Exposições da Capital do Móvel”.
1994 A feira “Paços de Ferreira - Capital do Móvel” teve como cenário, pela primeira vez, o novo Parque de Exposições.
1996 Em acordo com a Associação de Comerciantes, dá-se o alargamento da área de atuação a todos os setores de atividade, criando-se assim, a AEPF, estrutura inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Prof. Arménio da Assunção Pereira e pelo Presidente da Direção da Associação Empresarial, Paulo Martins.
1997 Lançamento da 2ª Feira Anual de Mobiliário no Parque de Exposições: PROMÓVEL.
2005 1ª Presença na VIGOFERIA de forma a promover as Feiras Capital do Móvel em Espanha.