Canuto VI da Dinamarca – Wikipédia, a enciclopédia livre

 Nota: Para outros significados, veja Canuto.
Canuto VI
Rei da Dinamarca
Canuto VI da Dinamarca
Reinado 11821202
Consorte Gertrudes da Baviera
Antecessor(a) Valdemar I
Sucessor(a) Valdemar II
Nascimento 1163
Morte 1202
Casa Estridsen
Pai Valdemar I
Mãe Sofia de Minsque

Canuto VI de Dinamarca (em dinamarquês: Knud 6. Valdemarsen) (11631202) foi rei da Dinamarca de 1182 a 1202. Era filho de Valdemar I e de Sofia de Minsque. Durante seu reinado, os domínios da Dinamarca se espalharam até o rio Elba. Foi muito influenciado por seu tio-avô, o bispo Absalão de Roskilde, o qual é por muitos considerado o verdadeiro governante da Dinamarca nesse tempo.[1]

Subiu ao trono logo após a morte de seu pai, em 1182, quando tinha 19 anos de idade. Pouco tempo depois de ascender ao trono, retomou o poder na Escânia, que havia se rebelado sob o mandato de Haroldo Skraenk, filho de Olavo II da Dinamarca.

Aconselhado por Absalão, Canuto se negou a renovar o compromisso de fidelidade com o Sacro Imperador Romando Frederico I, iniciado por Valdemar I. Conquistou a Pomerânia, país dos antigos vendos, Livônia (1196) e Holsácia. Em 1197, organizou uma cruzada à Estônia.

Seu reinado foi, para a Dinamarca, uma época de prosperidade. Depois de suas conquistas, deu-se a si mesmo o título de rei dos vendos (em latim: Rex Vendalorum; em dinamarquês: Vandernes Konge), que os reis seguintes da Dinamarca conservaram. Casou-se em 1177 com Gertrudes da Baviera, viúva do duque Frederico IV da Suábia e filha de Henrique, o Leão, duque da Baviera e Saxônia. Não tiveram filhos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Knut - nome nórdico atual

Referências

  1. Stephen Turk Christensen. «Knud 6. Valdemarsen» (em dinamarquês). Den Store Danske Encyklopædi (Grande Enciclopédia Dinamarquesa). Consultado em 13 de dezembro de 2018 

Precedido por
Valdemar I
Rei da Dinamarca
1182 - 1202
Sucedido por
Valdemar II
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.