Canato de Chagatai – Wikipédia, a enciclopédia livre

   |- style="font-size: 85%;"        |Erro::  valor não especificado para "nome_comum"    |- style="font-size: 85%;"        | Erro::  valor não especificado para "continente" 


Canato de Chagatai

1226 – 1370
 

 

Bandeira de {{{nome_comum}}}

Bandeira de acordo com o Atlas Catalão de 1375 (não é confirmada por outras fontes e é considerada como especulativa)
Localização de Canato de Chagatai
Localização de Canato de Chagatai
O Chagatai Khanate (verde),1300.
Canato de Chagatai
Canato de Chagatai
Canato de Chagatai no século XIII
Capital Olmaliq,Qarshi
Língua oficial Chagatai e Mongol
Religião Xamanismo,Budismo e Tengrismo(anteriomente),

Islã(posterior)

Governo Semi-monarquia eletiva e depois Monarquia hereditária
 • 1225–1242 Chagatai
Legislatura Curiltai
Período histórico Idade média tardia
 • 1226 Chagatai Khan herdou parte do Império Mongol
 • 1242 Morte de Chagatai
 • Década de 1340 Canato de Chagatai é dividido em Chagatai ocidental e no Mogulistão
 • 1370 Fim do império ocidental
 • 1680 Fim do império oriental
Estátua de Chagatai na Mongólia

O Canato de Chagatai foi um dos quatro reinos (ou canatos) sucessores do Império Mongol criado pelo conquistador Gengis Cã. Seu nome vêm de Chagatai, um dos filhos de Gengis Cã e Borte, que o herdou após a morte do pai. O seu território abrangia a Transoxiana, o norte do Afeganistão, o oeste da China, o sudeste do Cazaquistão e parte do Turquestão, e tinha como principais cidades Samarcanda e Bucara. Ao norte fazia fronteira com a Canado da Horda Dourada, a leste com o Grão Canato, a sul e oeste com o Ilcanato e a sul com o Sultanato de Déli.

Após a morte de Chagatai em 1242, os mongóis dispersaram-se, e a unidade política do reino enfraqueceu grandemente. Como era usual entre os povos mongóis, os chagatais dividiram-se em tribos e clãs semi-independentes, cujas rivalidades surgiam com frequência e violência, e a entidade política de Chagatai manteve-se apenas pela memória das glórias de Gengis Cã e o respeito pelo seu filho.

O reino de Chagatai viu seu apogeu sob a liderança de Tamerlão, quando expandiu seu território das fronteiras da Anatólia e da Síria a leste e Deli a oeste, do Turquestão e do sul da Rússia ao norte e a Pérsia ao sul. Porém, com a morte de Tamerlão em 1405, os chagatais mais uma vez viram-se divididos e foram rapidamente conquistados e assimilados pelos povos invasores e por seus vizinhos ainda durante o início do século XV.

Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.