Calendário soviético – Wikipédia, a enciclopédia livre

O calendário soviético refere-se ao calendário gregoriano implementado em 1918, feriados nacionais e semanas de trabalho de cinco e seis dias usados entre 1929 e 1940. O calendário gregoriano, sob o nome de "calendário da Europa Ocidental", foi implementado na Rússia Soviética em fevereiro de 1918, suprimindo as datas julianas de 1 a 13 de fevereiro de 1918. Até nove feriados nacionais (dias pagos de descanso) foram implementados na década seguinte, mas quatro foram eliminados ou fundidos em 24 de setembro de 1929, deixando apenas cinco feriados nacionais, 22 de janeiro, 1 e 2 de maio e 7 e 8 de novembro, comemorados até 1951, quando o dia 22 de janeiro voltou a ser um dia normal. Durante 1929 a 1940, semanas de trabalho de cinco e seis dias eram usadas para organizar o trabalho, mas o calendário gregoriano e sua semana de sete dias eram usados para todos os outros propósitos.


Durante o verão de 1929, cinco dias contínuos de trabalho foram implementados em fábricas, escritórios governamentais e empresas comerciais, mas não em fazendas coletivas. Um dos cinco dias era aleatoriamente atribuído a um trabalhador como seu dia de descanso sem considerar os dias de descanso atribuídos a membros de sua família ou amigos. Essas semanas de trabalho de cinco dias continuavam durante todo o ano gregoriano, interrompidas apenas pelos cinco feriados nacionais. Durante o verão de 1931, foram implementadas semanas de trabalho de seis dias (com um dia de descanso) para a maioria dos trabalhadores, com um dia comum de descanso para todos os trabalhadores, interrompendo suas semanas de trabalho. Cinco semanas de trabalho de seis dias foram atribuídas a cada mês gregoriano, mais ou menos, com os cinco feriados nacionais convertendo dias normais de trabalho em dias de descanso. Em 27 de junho de 1940 as semanas de trabalho de cinco e seis dias foram abandonadas em favor das semanas de trabalho de sete dias. As semanas de trabalho nunca foram coletadas em meses de 30 dias.

História[editar | editar código-fonte]

Calendário gregoriano[editar | editar código-fonte]

Decreto de 1918 que adota o "Calendário da Europa Ocidental" (clique na imagem para tradução)

O calendário gregoriano foi implementado na Rússia em 14 de fevereiro de 1918, suprimindo as datas julianas de 1 a 13 de fevereiro, de acordo com um decreto do Sovnarkom assinado em 24 de janeiro de 1918 (Juliano) por Vladimir Lenin. O decreto exigia que a data juliana fosse escrita entre parênteses após a data gregoriana até 1 July 1918.[1] Todos os exemplos sobreviventes de calendários físicos de 1929 a 1940 mostram os comprimentos mensais irregulares do calendário gregoriano (como os exibidos aqui). A maioria dos calendários exibia todos os dias de um ano gregoriano como uma grade com sete linhas ou colunas para a tradicional semana de sete dias, começando com o domingo.

Calendário de bolso soviético, 1931



<br> Semana de trabalho de cinco dias numerada, excluindo cinco feriados nacionais

O calendário de bolso de 1931 exibido aqui é um exemplo raro que excluiu os cinco feriados nacionais, permitindo que os restantes 360 dias do ano Gregoriano fossem exibidos como uma grade com cinco linhas rotuladas de I a V para cada dia da semana de cinco dias.[2] Inclusive, tinha o calendário gregoriano completo do outro lado. Durante todo esse período, o Pravda, o jornal oficial do Partido Comunista, e outros jornais continuaram a usar as datas do calendário gregoriano em seus cabeçalhos, ao lado da tradicional semana de sete dias.[3] O Pravda publicou edições individuais em 31 de janeiro, 31 de março, 31 de maio, 31 de julho, 31 de agosto, 31 de outubro e 31 de dezembro, mas nunca usou em 30 de fevereiro durante o período de 1929-1940. Os nomes tradicionais de "Ressurreição" (Воскресенье) para domingo e "sabbath" (Суббота) para sábado continuaram a ser usados, apesar da política ateísta do governo oficialmente anti-religioso. Nas áreas rurais, a tradicional semana de sete dias continuou a ser usada apesar da posição oficial.[3] Várias fontes da década de 1930 afirmam que o antigo calendário gregoriano não foi alterado.[3][4] Duas fontes modernas afirmam explicitamente que a estrutura do calendário gregoriano não foi tocada.[5][6]

Semanas de trabalho[editar | editar código-fonte]

Soviet calendar
12 December 1937
"Sixth day of the six-day week" (just below "12")
—————————
"Election day for the Supreme Soviet of the USSR"
Soviet calendar
22 October 1935
"Fourth day of the six-day week" (just below "ОКТЯБРЬ")

Durante a segunda metade de maio de 1929, Yuri Larin ( Юрий Ларин, 1882–1932) propôs uma semana de produção contínua (nepreryvnaya rabochaya nedelya, ou simplesmente nepreryvka ) ao Quinto Congresso dos Sovietes da União, mas tão pouca atenção foi dada à sua sugestão de que o presidente do Congresso nem sequer mencionou isso em seu discurso final. No início de junho de 1929, Larin havia conquistado a aprovação de Josef Stalin, levando todos os jornais a elogiar a ideia. A mudança foi vantajosa para o movimento anti-religioso, pois os domingos e feriados religiosos se tornaram dias úteis.[7] Em 8 de junho de 1929 o Conselho Econômico Supremo da RSFSR orientou seus especialistas em eficiência a apresentar, dentro de duas semanas, um plano para introduzir a semana de produção contínua. Antes de qualquer plano estar disponível, durante a primeira quinzena de junho de 1929, 15% da indústria havia se convertido em produção contínua de acordo com Larin, provavelmente superestimada. Em 26 de agosto de 1929, o Conselho dos Comissários do Povo (PCC) da União Soviética (Sovnarkom) declarou que "é essencial que a transição sistematicamente preparada das empresas e instituições para a produção contínua comece durante o ano econômico de 1929–1930".[8][9] Os comprimentos das semanas de produção contínua ainda não haviam sido especificados, se destacando apenas que a conversão deveria ser iniciada durante o ano. No entanto, muitas fontes afirmam que a data efetiva das semanas de cinco dias foi 1 October 1929,[10][11][12][13][14][15] que foi o começo do ano econômico. Muitos outros comprimentos de semanas de trabalho contínuo foram usados, todos os quais foram gradualmente introduzidos.

Implementação de semanas de produção contínua[editar | editar código-fonte]

Comprimentos específicos para semanas de produção contínua foram mencionados pela primeira vez quando as regras para a semana de trabalho contínuo de cinco dias foram emitidas em 24 de setembro de 1929. Em 23 de outubro de 1929, empregados de construções e de negócios sazonais foram colocados em uma semana contínua de seis dias, enquanto que os funcionários de fábricas que interrompiam regularmente a produção todos os meses para manutenção foram colocados em semanas de produção contínua de seis ou sete dias. Em dezembro de 1929, cerca de 50 versões diferentes da semana de trabalho contínuo estavam em uso, sendo a mais longa uma "semana" de 37 dias (30 dias contínuos de trabalho seguidos por sete dias de descanso).

No final de 1929, foram emitidos pedidos para que a semana contínua fosse estendida para 43% dos trabalhadores industriais em 1º de abril de 1930, e para 67% em 1º de outubro de 1930. A conversão real foi mais rápida, alcançando 63% dos trabalhadores em 1º de abril de 1930.

Em junho de 1930, foi decretado que a conversão de todas as indústrias seria concluída durante o ano econômico de 1930 a 1931, com exceção da indústria têxtil. Em 1 de outubro de 1930 o pico de uso foi alcançado, com 72,9% dos trabalhadores industriais em horários contínuos.

Depois disso, o uso diminuiu. Todos esses números oficiais foram um pouco inflados porque algumas fábricas disseram que adotaram a semana contínua sem realmente fazê-lo. A semana contínua também foi aplicada aos trabalhadores do varejo e do governo, mas nenhum dado de uso foi publicado.[8][16][17]

Implementação de semanas de seis dias[editar | editar código-fonte]

Já em maio de 1930, enquanto o uso da semana contínua ainda estava avançando, algumas fábricas voltaram a uma semana interrompida. Em 30 de abril de 1931, uma das maiores fábricas da União Soviética foi colocada em uma semana interrompida de seis dias (Шестидневка = shestidnevka). Em 23 de junho de 1931, Stalin condenou a semana de trabalho contínuo então praticada, apoiando o uso temporário da semana de seis dias interrompida (um dia de descanso comum para todos os trabalhadores) até que os problemas com a semana de trabalho contínuo pudessem ser resolvidos.

Em agosto de 1931, a maioria das fábricas adotou uma semana interrompida de seis dias como resultado de uma entrevista com o Comissário do Povo para o Trabalho, que restringiu severamente o uso da semana contínua. A conversão oficial a horários não contínuos foi decretada pelo Sovnarkom da URSS um pouco depois, em 23 de novembro de 1931.[14][17][18]

Instituições que atendiam às necessidades culturais e sociais e as empresas envolvidas em produção contínua, como a fundição de minério, foram isentas.[19] É frequentemente afirmado que a data efetiva da semana de trabalho de seis dias interrompida foi 1 December 1931,[20][21][11][13][14][18] mas foi apenas o primeiro mês inteiro após a "conversão oficial".

Os últimos dados disponíveis indicam que, em 1º de julho de 1935, 74,2% de todos os trabalhadores industriais estavam em horários não contínuos (quase todos em semanas de seis dias), enquanto 25,8% ainda estavam em horários contínuos. Devido a um decreto de 26 de junho de 1940, a tradicional semana de sete dias interrompida com o domingo como dia comum de descanso foi reintroduzida em 27 de junho de 1940.[2][17][22]

Semanas de cinco dias[editar | editar código-fonte]

Calendário soviético, 1930
Semana colorida de trabalho de cinco dias. Dias agrupados em semanas de sete dias. Um feriado nacional em preto, quatro com números brancos

Cada dia da semana de cinco dias era rotulado por qualquer uma das cinco cores ou por um numeral romano de I a V. Cada trabalhador recebia uma cor ou número para identificar seu dia de descanso.

80% da força de trabalho de cada fábrica trabalhava todos os dias (exceto feriados) na tentativa de aumentar a produção, enquanto 20% estavam em repouso. Mas se marido e mulher, e seus parentes e amigos, fossem designados com cores ou números diferentes, eles não teriam um dia de descanso comum para sua vida familiar e social. Além disso, as máquinas quebravam com mais frequência, porque eram usadas por trabalhadores que não estavam familiarizados com elas e porque nenhuma manutenção poderia ser realizada em máquinas que nunca estivessem ociosas em fábricas com horários contínuos (24 horas por dia todos os dias). As semanas de cinco dias (e mais tarde as semanas de seis dias) "tornaram impossível observar o domingo como um dia de descanso. Esta medida foi deliberadamente introduzida "para facilitar a luta para eliminar a religião".[23]

As cores variam dependendo da fonte consultada. O calendário colorido de 1930 exibido aqui tem dias de roxo, azul, amarelo, vermelho e verde, nessa ordem a partir de 1º de janeiro.[24] O azul foi apoiado por um escritor anônimo em 1936 como segundo dia da semana, mas ele afirmou que o vermelho era o primeiro dia da semana.[3] No entanto, a maioria das fontes substitui azul por pink,[20][10][21][11][25] orange,[26][12][13] ou pêssego,[14] todas especificando a ordem amarelo, rosa/laranja/pêssego, vermelho, roxo e verde.

Semanas de seis dias[editar | editar código-fonte]

Calendário soviético, 1933. Dias agrupados em semanas de sete dias. Dia de descanso da semana de trabalho de seis dias em azul. Cinco feriados nacionais em vermelho
Calendário soviético de 1939. Dias agrupados em semanas de trabalho de seis dias. Cada dia 31 está fora da semana de seis dias. A última semana de seis dias de fevereiro é curta. Seis feriados nacionais em vermelho

Do verão de 1931 até 26 de junho de 1940, cada mês gregoriano era geralmente dividido em cinco semanas de seis dias, mais ou menos (como mostram os calendários de 1933 e 1939 exibidos aqui).[24] O sexto dia de cada semana era um dia de folga uniforme para todos os trabalhadores, isto é, os dias 6, 12, 18, 24 e 30 de cada mês. O último dia de meses com 31 dias foi sempre um dia extra de trabalho nas fábricas, que, quando combinado com os primeiros cinco dias do mês seguinte, fazia seis dias de trabalho sucessivos. No entanto, alguns escritórios comerciais e governamentais trataram o 31º dia como um dia extra de folga. Para compensar a curta quinta semana de fevereiro, 1º de março era um dia de folga uniforme, seguido por quatro dias de trabalho sucessivos na primeira semana de março (2 a 5). A última semana parcial de fevereiro tinha quatro dias de trabalho em anos comuns (25–28) e cinco dias de trabalho em anos bissextos (25–29). Mesmo assim, algumas empresas trataram 1º de março como um dia de trabalho regular, resultando em nove ou dez dias de trabalho sucessivos entre 25 de fevereiro e 5 de março. As datas dos cinco feriados nacionais não mudaram, mas converteram cinco dias de trabalho regulares em feriados dentro de três semanas de seis dias, em vez de dividir essas semanas em duas partes (nenhum desses feriados ocorria em um "sexto dia").[3]

Feriados nacionais[editar | editar código-fonte]

Em 10 de dezembro de 1918, seis feriados bolcheviques foram decretados durante os quais o trabalho era proibido.[27][28]

  • 1 de janeiro - Dia de Ano Novo
  • 22 de janeiro - Dia 9 de janeiro de 1905
    Comemora o Domingo Sangrento em 9 de janeiro de 1905 (Juliano) ou 22 de janeiro de 1905 (Gregoriano)
  • 12 de março - Dia da Queda da Autocracia
    Comemora o motim da Guarda Imperial (cerca de 60.000 soldados) em Petrogrado (agora São Petersburgo) em 27 de fevereiro (Juliano) ou 12 de março de 1917 (Gregoriano) durante a Revolução de Fevereiro
  • 18 de março - Dia da Comuna de Paris
    Comemora a revolta da Guarda Nacional de Paris em 18 de março de 1871 (Gregoriano), que estabeleceu a Comuna de Paris
  • 1 de maio - Dia da Internacional[29]
    Celebração na Rússia e depois na União Soviética do Dia Internacional dos Trabalhadores
  • 7 de novembro - Dia da Revolução Proletária
    Comemora a insurreição bolchevique em 25 de outubro de 1917 (Juliano) ou 7 de novembro de 1917 (gregoriano)

Em janeiro de 1925, o aniversário da morte de Lenin em 1924 foi acrescentado como feriado em 21 de janeiro. Embora outros eventos tenham sido comemorados em outras datas, eles não eram dias de descanso. Originalmente, os "feriados de maio" e "feriados de novembro" eram um dia cada (1º de maio e 7 de novembro), mas ambos foram estendidos de um a dois dias em 1928, fazendo 2 de maio e 8 de novembro virarem feriados também.[30]

Até 1929, os conselhos sindicais regionais ou os governos locais eram autorizados a estabelecer feriados adicionais, totalizando até 10 dias por ano. Embora as pessoas não iriam trabalhar nesses dias, eles não seriam feriados pagos.[31][32] Tipicamente, pelo menos alguns desses dias eram usados para festas religiosas, tipicamente aquelas da Igreja Ortodoxa Russa, mas em algumas localidades possivelmente também de outras religiões.[33]

Em 24 de setembro de 1929, três feriados foram eliminados, 1 de janeiro, 12 de março e 18 de março. O dia de Lenin em 21 de janeiro foi fundido com 22 de janeiro. Os cinco feriados resultantes continuaram a ser celebrados até 1951, quando o dia 22 de janeiro deixou de ser feriado. Veja История праздников России (História dos festivais da Rússia).[3][27][8][34][35]

  • 22 de janeiro - Dia da Memória de 9 de janeiro de 1905 e da Memória de V.I. Lênin
    Comemora o Domingo Sangrento em 9 de janeiro de 1905 (Juliano) ou 22 de janeiro de 1905 (Gregoriano) e a morte de Vladimir Lenin em 21 de janeiro de 1925 (Gregoriano)
  • 1 a 2 de maio - Dias da Internacional
  • 7 a 8 de novembro - Dias do aniversário da Revolução de Outubro

Dois artigos do Jornal da Reforma do Calendário (1938 e 1943) têm dois mal-entendidos, especificando 9 de janeiro e 26 de outubro, sem perceber que ambas são datas do calendário juliano equivalentes às datas gregorianas não especificadas de 22 de janeiro e 8 de novembro, então eles especificam 9 de janeiro, 21 de janeiro, 1 de maio, 26 de outubro e 7 de novembro, mais um dia bissexto quadrienal.

Meses errados de 30 dias[editar | editar código-fonte]

Muitas fontes afirmam erroneamente que as semanas de trabalho de cinco e seis dias eram coletadas em meses de 30 dias.

Um artigo da revista Time, de 1929, relatando as semanas de trabalho de cinco dias da União Soviética, que chamou de "Calendário Eterno", as associava ao Calendário Republicano Francês, que tinha meses contendo três semanas de dez dias.[36] Em fevereiro de 1930 uma comissão do governo propôs um "calendário revolucionário soviético" contendo doze meses de 30 dias mais cinco feriados nacionais que não faziam parte de nenhum mês, mas foi rejeitado porque diferia do calendário gregoriano usado pelo resto da Europa.[16] Quatro artigos do Jornal da Reforma do Calendário (1938, 1940, 1943, 1954) achavam que as semanas de cinco dias foram coletadas em meses de 30-day,[37] como várias fontes modernas.[38]

Um artigo de 1931 da revista Time, que reportava as semanas de seis dias, afirmava que eles também eram coletados em meses de 30 dias, com os cinco feriados nacionais entre esses meses.[39] Dois dos artigos do Jornal da Reforma do Calendário (1938 e 1943) consideraram que as semanas de seis dias e de cinco dias foram coletadas em meses de 30 dias. Algumas fontes modernas afirmam que as semanas de cinco dias mais os primeiros dois anos das semanas de seis dias foram coletadas em meses de 30 dias.[34]

Aparentemente, para colocar os cinco feriados nacionais entre os meses de 30 dias desde 1 de outubro de 1929, Parise (1982) mudou o Dia de Lenin para 31 de janeiro, deixou dois dias do proletariado em 1-2 de maio, e mudou dois dias da Revolução para 31 de outubro e 1 de novembro, mais 1 de janeiro (todas as datas gregorianas). Afirmando que todos os meses tiveram 30 dias entre 1º de outubro de 1929 e 1º de dezembro de 1931, o Oxford Companion to the Year (1999) corrigiu a lista de Parise especificando que o "Dia de Lenin" era após 30 de janeiro (31 de janeiro, Gregoriano), os dois dias dos trabalhadores era depois de 30 de abril (1 a 2 de maio Gregoriano), os dois "Dias da Indústria" foram depois de 7 de novembro (8 e 9 de novembro Gregoriano) e o dia bissexto depois de 30 de fevereiro (2 de março Gregoriano).

Referências

  1. История календаря в России и в СССР (Calendar history in Russia and the USSR), chapter 19 in История календаря и хронология by Селешников (History of the calendar and chronology by Seleschnikov) (em russo). ДЕКРЕТ "О ВВЕДЕНИИ ЗАПАДНО-ЕВРОПЕЙСКОГО КАЛЕНДАРЯ" (Decree "On the introduction of the Western European calendar") Arquivado em 21 janeiro 2007 no Wayback Machine contains the full text of the decree (em russo).
  2. a b ИЗ ИСТОРИИ ОТЕЧЕСТВЕННОГО КАРМАННОГО КАЛЕНДАРЯ by Дмитрий Малявин ("Calendar stories from reforms in the USSR" by Dmitry Malyavin) (em russo) Does not mention colors, only numbers.
  3. a b c d e f The Riga correspondent of the London Times, "Russian experiments", Journal of Calendar Reform 6 (1936) 69–71.
  4. P. Malevsky-Malevitch, Russia U.S.S.R.: A complete handbook (New York: William Farquhar Payson, 1933) 601–602.
  5. Lance Latham, Standard C date/time library: Programming the world's calendars and clocks (Lawrence, KS: R&D Books, 1998) 390–392.
  6. Toke Nørby, The Perpetual Calendar: A helpful tool to postal historians: What about Russia?
  7. Siegelbaum, Lewis H. Soviet State and Society Between Revolutions, 1918-1929. [S.l.: s.n.] ISBN 978-0-521-36987-9 
  8. a b c [Solomon M. Schwarz], "The continuous working week in Soviet Russia", International Labour Review 23 (1931) 157–180.
  9. Gary Cross, Worktime and industrialization (Philadelphia: Temple University Press, 1988) 202–205.
  10. a b Albert Parry, "The Soviet calendar", Journal of Calendar Reform 10 (1940) 65–69.
  11. a b c Bonnie Blackburn and Leofranc Holford-Strevens, The Oxford companion to the year (Oxford: Oxford University Press, 1999) 99, 688–689.
  12. a b Frank Parise, ed., "Soviet calendar", The book of calendars, (New York: Facts on file, 1982) 377.
  13. a b c E. G. Richards, Mapping time, (Oxford: Oxford University Press, 1998) 159–160, 277–279.
  14. a b c d Eviatar Zerubavel, "The Soviet five-day Nepreryvka", The seven day circle (New York: Free press, 1985) 35–43.
  15. The Duchess of Atholl (Katherine Atholl), The conscription of a people (1931) 84–86, 107.
  16. a b R. W. Davies, The Soviet economy in turmoil, 1929–1930 (Cambridge, Massachusetts: Cambridge University Press, 1989) 84–86, 143–144, 252–256, 469, 544.
  17. a b c Solomon M. Schwarz, Labor in the Soviet Union (New York: Praegar, 1951) 258–277.
  18. a b Elisha M. Friedman, Russia in transition: a business man's appraisal (New York: Viking Press, 1932) 260–262.
  19. Handbook of the Soviet Union (New York: American-Russian Chamber of Commerce, 1936) 524, 526.
  20. a b Erland Echlin, "Here all nations agree", Journal of Calendar Reform 8 (1938) 25–27.
  21. a b Carleton J. Ketchum, "Russia's changing tide", Journal of Calendar Reform 13 (1943) 147–155.
  22. On the transfer to the seven-day work week, 26 June 1940 (item 2)
  23. Nicolas Werth, The Black Book of Communism (Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1999) 172.
  24. a b Clive Foss, "Stalin's topsy-turvy work week", History Today 54/9 (September 2004) 46–47.
  25. La réforme grégorienne: La réforme en Russie (The Gregorian reform: The reform in Russia) (em francês)
  26. Susan M. Kingsbury and Mildred Fairchild, Factory family and woman in the Soviet Union (New York: G.P. Putnam's Sons, 1935) 245–248. Attributes the rest days of six-day weeks to five-day weeks.
  27. a b Irina Shilova, "Building the Bolshevik calendar through Pravda and Izvestiia", Toronto Slavic Quarterly No. 19 (Winter 2007). She named the holidays associated with five- and six-day weeks the "Stalin calendar" to distinguish them from the holidays of the previous eleven years, which she called the "Bolshevik calendar".
  28. ПРАВИЛА ОБ ЕЖЕНЕДЕЛЬНОМ ОТДЫХЕ И О ПРАЗДНИЧНЫХ ДНЯХ (Rules concerning weekly rest days and holidays) (em russo) Last annex.
  29. The name of the holiday is uniformly given in Russian sources as "день Интернационала" (e.g., in А.И. Щербинин (A.I. Shcherbinin) «КРАСНЫЙ ДЕНЬ КАЛЕНДАРЯ»: ФОРМИРОВАНИЕ МАТРИЦЫ ВОСПРИЯТИЯ ПОЛИТИЧЕСКОГО ВРЕМЕНИ В РОССИИ ("The red day in the calendar": the formation of the political time perception matrix in Russia)), and is somewhat quaintly translated by Shilova (2007) as "Day of International". The name could probably be translated literally as "Day of the International", where "the International" initially (1918) may not have directly referred to either the already defunct Second International or to the Third International (which was yet to be officially established), but to the general idea of an international Labor/Communist solidarity organization. Incidentally, the name of the international Communist anthem, The Internationale, is spelled the same way in Russian.
  30. Постановление ВЦИК, СНК РСФСР 30.07.1928 «Об изменении статей 111 и 112 Кодекса законов о труде РСФСР». (Order of the All-Russian Central Executive Committee and the Council of the People's Commissars of the RSFSR, "Regarding changes of Articles 111 and 112 of the Labor Code of the RSFSR"). Presumably, other member republics of the USSR passed similar legislation as well.
  31. RSFSR Labor Code (1918), Article 8. (em russo) Also quoted in Shcherbinin, p. 57.
  32. Декрет СНК РСФСР от 17.06.1920 «Общее положение о тарифе (Правила об условиях найма и оплаты труда рабочих и служащих всех предприятий, учреждений и хозяйств в РСФСР).» (Decree of the Council of the People's Commissars of the RSFSR, "General [wage] rate regulations (Regulations of the conditions of hire and paying of wages of the employees of all enterprises, organizations, and farm estates in the RSFSR)".
  33. Shcherbinin, p. 57
  34. a b Duncan Steel, Marking Time (New York: John Wiley, 2000) 293–294.
  35. ПОСТАНОВЛЕНИЕ от 24 сентября 1929 года: О РАБОЧЕМ ВРЕМЕНИ И ВРЕМЕНИ ОТДЫХА В ПРЕДПРИЯТИЯХ И УЧРЕЖДЕНИЯХ, ПЕРЕХОДЯЩИХ НА НЕПРЕРЫВНУЮ ПРОИЗВОДСТВЕННУЮ НЕДЕЛЮ (Decree of 24 September 1929: Hours of work and leisure time in the enterprises and institutions switching to the continuous production week) (em russo)em russo)
  36. Oneday, Twoday (Time: 7 October 1929)
  37. Elisabeth Achelis, "Calendar marches on: Russia's difficulties Arquivado em 12 julho 2012 na Archive.today", Journal of Calendar Reform 24 (1954) 91–93.
  38. The Orthodox and Soviet Calendar Reforms
  39. Staggers Unstaggers (Time: 7 December 1931)